Primeiro COPOM de 2022 - Monte Bravo

Primeiro COPOM de 2022

03/02/2022 às 18:28

03

Quinta

Fev

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rodrigo Franchini, Sócio e Head de Relações institucionais da Monte Bravo

O Comitê de Política Monetária, o COPOM Comitê de Política Monetária, o COPOM, decidiu aumentar em 150 pontos-base a Taxa Selic, chegando a 10,75%, conforme as previsões do mercado. Este é o oitavo aumento consecutivo da taxa, e a tendência é que chegue próximo aos 12% para a próxima reunião do COPOM, que acontece a cada 45 dias. Como falamos aqui, na penúltima reunião de 2021, a taxa Selic subiu de 7,75% ao ano para 9,25% ao ano por decisão unânime. 

O que entendemos deste cenário

De forma geral, os juros no mundo todo estão subindo e, no Brasil não teria como ser diferente. Este não é um aumento errôneo. A única coisa que podemos discutir é a magnitude dele. Mas o fato é que o Brasil tem um risco fiscal muito alto e, importarmos a inflação por causa da alta do dólar, só agrava essa situação.

A previsão é de que este será um ano cuja taxa de juros permanecerá nos dois dígitos, e não teremos muito como fugir dessa situação. Num cenário otimista, é possível que a taxa de juros só comece efetivamente a baixar no fim deste ano ou no segundo trimestre do ano que vem, quando poderemos trabalhar com uma Selic entre 8 e 9%.

O grande problema em manter esse juros alto por muito tempo, é ter, inevitavelmente, uma problemática de crescimento econômico. Afinal, quando a taxa de juros fica em dois dígitos, o Custo Brasil fica em dois dígitos também. Portanto, a aquisição de bens duráveis como imóveis e automóveis, é utilizado crédito, então tudo acaba ficando ainda mais caro.

A alta de juros também está atrelada à diminuição do potencial de crescimento econômico, o famoso PIB de crescimento. De acordo com as perspectivas e previsões do mercado, ele deve ficar em zero ou um valor muito próximo disso, com crescimento marginal.

O grande ponto para a economia é sobre o quanto o cenário eleitoral vai afetar a queda da Selic, uma vez que provoca um momento mais desafiador e gera insegurança.

E como ficam os investimentos?

Conforme já falamos algumas vezes aqui no blog, a tendência é que a renda fixa continue em alta. Títulos pós-fixados, ou seja, aqueles que acompanham a variação da Selic, seguem cada vez mais atrativos.

Entretanto, também devemos ficar atentos à ativos internacionais por conta da volatilidade do dólar, conforme falamos neste artigo aqui.

Por isso, recomendamos procurar seu assessor de investimentos, para manter uma carteira diversificada e que esteja de acordo com o seu perfil de investidor(a) a fim de evitar riscos para o seu patrimônio. 

Se você ainda não conta com uma assessoria de investimentos, entre em contato com nossos especialistas e receba todas as orientações para criar um portfólio personalizado para você e de acordo com seus objetivos.

Rodrigo Franchini
Sócio e Head de Relações Institucionais na Monte Bravo

Rodrigo Franchini é bacharel em Direito, e há 17 anos atua no mercado financeiro. Tem MBA pela FGV em Bancos e Instituições Financeiras. Trabalhou em grandes instituições como HSBC no cargo de Gestor de Patrimônio, Itaú Personnalité e Safra, ambos no cargo de Gerente de Alta Renda e também no Bradesco como Especialista de Investimentos. Possui as certificações CPA 10 / CPA 20 / CEA / Ancord

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...