15 desistências de IPO´s - o que nos aguarda para 2022? - Monte Bravo

15 desistências de IPO´s – o que nos aguarda para 2022?

09/02/2022 às 15:18

09

Quarta

Fev

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Bruno Madruga, sócio e Head de Renda Variável na Monte Bravo

O ano de 2021 foi um ano histórico em termos de IPO´s. Chegando a incrível marca de 50 ofertas públicas abertas na B3. Contudo, 2022 já começou diferente. Estamos no segundo mês do ano e já tivemos 15 desistências dessas ofertas. Mas, o que ocasionou essa mudança? 

Conforme falamos neste artigo, esta quantidade de IPO´s em aberto funciona como se fosse um termômetro para os seus investimentos. Se mais empresas estão enxergando a oportunidade de abrir capital, isso mostra que o mercado está aquecido.

Por outro lado, com a taxa Selic chegando aos dois dígitos, o cenário muda. Além disso, observando a cultura -uma vez que se trata de um investimento que, de maneira geral, tem oscilações menores – vemos que diversas empresas voltaram atrás e desistiram de abrir capital.

Afinal, na visão destas empresas, ao abrir IPO, elas estarão deixando de receber o capital desejado no momento. Para exemplificar esta situação, vamos aplicar o conceito de oferta e demanda: com os investidores mais retraídos pela taxa de juros alta, eles tendem a arriscar menos em ativos de renda variável. Portanto, as chances das empresas que estão abrindo IPO´s captarem o que desejam é menor.

Os setores que mais sofrerão com a não abertura de capital são aqueles que precisam de recursos financeiros a longo prazo, ou seja, empresas de tecnologia, varejo e construção.

Mas isto não significa que estas empresas desistiram completamente de abrir capital na B3. Existe a possibilidade de adiar um IPO e, até mesmo, captar recursos por meio de títulos de renda fixa como CRI ́s, CRA´s e Debêntures.

Quando teremos aquecimento no mercado para abertura de mais IPO´s?

Uma vez que o mercado trabalha com expectativa futura, é muito possível que o mercado comece a aquecer no segundo semestre de 2022. Tudo isso porque existe uma previsão de que, para 2023, a taxa de juros volte ao patamar de 8%. Portanto, existe uma chance real de retornarmos diversos IPO´s para o próximo semestre.

É preciso lembrar que a nossa taxa Selic já chegou num patamar elevado e não tem muito mais espaço para subir. Caso contrário, nossa economia ficará extremamente travada.

Dica para o investidor

Para quem tem o perfil arrojado – se eventualmente ainda tivermos alguma oferta de abertura de capital em andamento -, mesmo com a elevada taxa de juros, existe espaço para investimentos em IPO´s (lembrando que, mesmo assim, o risco é bastante alto).

Contudo, para o investidor menos agressivo, o momento continua sendo da Renda Fixa. E pelo menos até o segundo semestre, permanecerá assim. Por isso, é ainda mais importante manter sua carteira de investimentos atualizada e diversificada.

Fique atento a todas as oportunidades que o Mercado Financeiro proporciona.

E não esqueça: sempre converse com o seu assessor de investimentos antes de qualquer decisão.

Bruno Madruga
Sócio e Head de Renda Variável da Monte Bravo

Formado em administração de empresas, com MBA em Ações e Stock Picking pelo IBMEC. Bruno Madruga é especialista em renda variável, fundos de investimentos, fundos imobiliários e ações.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...