Volatilidade: você sabe o que é e como ela afeta seus investimentos? - Monte Bravo

Volatilidade: você sabe o que é e como ela afeta seus investimentos?

14/09/2022 às 18:17

14

Quarta

Set

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

A volatilidade é um conceito da economia que explica a frequência e a variação na movimentação nos preços dos ativos no mercado financeiro. Ela retrata o sobe e desce na Bolsa, além de servir de parâmetro para definir os riscos no investimento. Quanto maior a variação no preço de uma ação, maior também é o risco atrelado às transações.

Este é um importante indicativo para estudar a movimentação do mercado e conseguir estabelecer possíveis cenários. Se um assessor de investimento apresenta opções de alta volatilidade, isso quer dizer que o preço desse ativo varia muito por um determinado período.

As opções em renda variável, de maneira geral, talvez sejam as mais afetadas por essa variação de preços. Aspectos geopolíticos, monetários ou acontecimentos específicos na economia, por exemplo, tencionam essas negociações, que podem reagir de forma positiva ou negativa.

O mercado costuma passar por mudanças de direção durante todo um dia de operações. Esse cenário é o que gera as oscilações nos valores negociados. A condição deve ser considerada no planejamento da carteira. Nesse contexto, a volatilidade pode viabilizar a identificação das potenciais perdas ao alocar os investimentos.

Volatilidade: seus tipos e as características

O conceito de volatilidade apresenta, ainda, outras definições que ajudam no entendimento de como as oscilações de preço ocorrem e interferem nos investimentos.

Cambial

Esse tipo está relacionado às movimentações de taxa no mercado de câmbio, sendo a volatilidade determinada pela variação do dólar. Esse tipo de oscilação tem impacto sentido em toda a economia global. Isso ocorre porque muitos produtos são importados, como commodities, insumos e matérias-primas, entre outros.

Implícita

Ajuda na previsão de movimentos de um ativo. Esse tipo de volatilidade é calculado com apoio de informações do preço nos mercados futuros e derivativos, mas também é comum no mercado de opções.

Histórica

Apoia na avaliação dos níveis de sobrevenda ou sobrecompra de ações, assim como ajuda, também, a determinar os stops e a definição de alvos no mercado financeiro.

Real

Essa volatilidade, também conhecida como futura, é determinada pela cotação de um ativo subjacente no mercado. Ela é a verdadeira representação da variação de preço de um ativo.

Volatilidade: saiba como ela afeta os investimentos

Diversos aspectos podem influenciar a variação nos preços de um ativo. Como pudemos acompanhar até aqui, a volatilidade apresenta riscos, mas, também, oportunidades para quem busca uma estratégia de diversificação de carteira.

Para investir no mercado volátil é preciso estar ciente dos riscos envolvidos na operação. A alteração de preços é um deles. Os ativos nesta categoria podem sofrer mudanças de valor a qualquer momento. No caso de renda fixa, a remuneração é igual, mas o preço pode variar.

As alterações no valor da rentabilidade de um ativo também são riscos da volatilidade; para ações, essa variação da cota é a mesma do rendimento. Investimento em empresas voláteis, como aquelas com possibilidade de falência, também tem riscos atrelados.

Hora de investir: quais categorias são mais afetadas?

Nem todos os investimentos sofrem os efeitos da volatilidade e, logo, são menos arriscados. Conheça abaixo as categorias de ativos mais afetados:

Ações: esses ativos possuem valores que mudam conforme a oferta e demanda, além de estarem passíveis às variações bruscas.

Fundos imobiliários: mesmo com volatilidade menor, em comparação com outras opções, os investimentos podem ser impactados, dependendo de aspectos como a situação da economia.

Moedas estrangeiras: esses ativos, como dólar ou euro, sofrem oscilações constantes em curtos períodos, além de também estarem atrelados a contextos políticos e econômicos. 

Mercado futuro: os investimentos neste mercado envolvem negociações de contratos futuros, o que significa que após certo período os preços sofrem alterações de impacto.

Perfil de investidor e volatilidade

Para entrar no mercado volátil é preciso ter um perfil de investidor mais arrojado e experiente ou então contar com apoio de profissionais especialistas no tema, como assessores de investimento. Com entendimento da dinâmica do segmento financeiro e boa avaliação dos contextos externos, é possível ter mais sucesso ao planejar os investimentos.


Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...