Assessor de investimento: o que faz e sua importância para quem investe -

Assessor de investimento: o que faz e sua importância para quem investe

21/07/2022 às 16:17

21

Quinta

Jul

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Assessor de investimento, também conhecidos como agentes autônomos independentes (AAI) são responsáveis por apoiar seus clientes em decisões sobre negociações de ativos. A principal função é tirar dúvidas, apresentar informações e facilitar oportunidades para os investidores no mercado financeiro.


O papel do assessor de investimento é facilitar a compreensão dos riscos e das características de uma negociação. Eles não fazem recomendações e nem realizam a gestão do patrimônio, mas ajudam seus clientes a investirem com segurança e transparência.

Quanto mais próxima a relação entre o assessor e o cliente, mais personalizado é o atendimento. Mas vai além disso. Esse agente precisa converter seus conhecimentos técnicos e experiências em conhecimento acessível para quem está investindo.

Se a pessoa que investe busca entender sobre renda variável ou sobre ações de empresas estrangeiras, é função do assessor explicar as especificidades da operação.

O que faz um assessor de investimentos

O dia a dia desse profissional em uma empresa de assessoria de investimentos empresa de assessoria de investimentos inclui tarefas como prospectar clientes, receber ordens de investimentos e fazer a transmissão delas aos sistemas de negociação das corretoras.

Sua atividade é extremamente relevante, o que exige uma relação de confiança e transparência com o cliente. Quanto mais personalizado o atendimento, mais assertivas são as decisões do investidor.

Principais ações:

– Apresentar detalhes, custos, riscos e rentabilidade de ativos, de forma segura e ajustada ao perfil do cliente;

– Alinhar as oportunidades do mercado a um planejamento de vida personalizado e que faça sentido para o investidor;

– Definir a estratégia de investimento com foco nas necessidades do cliente, com transparência e agilidade;

– Prestar atenção aos aspectos de vida do cliente, avaliando as melhores oportunidades para o sucesso e a ampliação do patrimônio.

Quem regulamenta a atividade

Quem regula a atividade no Brasil é a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que estabelece regras para serem cumpridas por escritórios e profissionais. A principal norma para o setor é a Resolução CVM 16.

De acordo com o levantamento mais recente da CVM, em 2021, o Brasil registrou mais de 2.000 novos assessores. São ao todo 15.970 registrados na CVM, sendo 14.810 pessoas físicas e 1.160 pessoas jurídicas.

Assessor de investimento: certificações e especializações

A certificação profissional é uma das garantias de que o assessor de investimentos possui conhecimentos avançados do mercado. Esse tipo de reconhecimento profissional é importante, pois valida o aprendizado desses agentes, além de elevar o nível de exigência para a atividade.

Principais certificações profissionais

Certificação AAI Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias

Certificação CPA-20 ANBIMA Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

Certificação CEA ANBIMA Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais

Certificação CFPAssociação Brasileira de Planejadores Financeiros

 

Monte Bravo: lugar de assessores altamente qualificados

O alto nível de especialização da nossa equipe garante uma gestão mais completa e totalmente personalizada. Os assessores de investimentos da Monte Bravo possuem larga vivência profissional e experiência em instituições de relevância no mercado financeiro.

O conhecimento técnico acumulado nos permite criar um ecossistema completo, com visão 360º do mercado e uma experiência de assessoria exclusiva.

Com uma equipe de especialistas conectamos soluções e oportunidades para o sucesso dos clientes

Contar com uma equipe de fato preparada é o que permite à Monte Bravo operar no conceito “last stop shop”, disponibilizando tudo que o cliente precisa em um só lugar. Assim, oferecemos soluções conectadas para gestão de patrimônio e de acesso facilitado a parceiros exclusivos do mercado.

Prestar atenção em todos os aspectos na vida do cliente é um diferencial da nossa equipe. Nossos assessores focam nas melhores oportunidades, alinhando-as às demandas reais de quem investe, pensando em seu futuro e de toda família.

Por tudo isso, não deixe de conversar com seu assessor de investimentos para definir as melhores oportunidades para o seu perfil.


Artigos Relacionados

  • 23

    Terça

    Abr

    23/04/2024 às 17:33

    Investimentos

    Principais Tópicos do Encontro de Primavera do FMI

    Compartilhe

    CompartilheO Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WBG) promovem duas reuniões conjuntas por ano. O encontro da primavera do Hemisfério Norte sempre é em Washington, D.C., enquanto as reuniões do outono, Reuniões Anuais do FMI e WBG, são itinerantes com dois anos consecutivos em Washington, D.C. e em outro país no terceiro ano. …

    Continue lendo
  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...