IFIX já caiu mais de 8% em 2021. E agora?

IFIX já caiu mais de 8% em 2021. E agora?

18/11/2021 às 11:10

18

Quinta

Nov

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O ano não tem sido fácil para algumas classes de ativos e os fundos imobiliários estão entre elas. O Ifix amarga uma queda de mais de 8% em 2021 e as perspectivas não são tão boas no curto prazo. Com a economia deteriorada, muitos investidores (as) começam a questionar se estão fazendo a coisa certa.

Em primeiro lugar, é importante tentar traçar um diagnóstico para depois, embasado (a), tomar uma decisão. Uma das questões que têm afetado o mercado de FIIs, por exemplo, é a alta da inflação.

IPCA, índice de preços ao consumidor, acumula alta de 8,24% no ano, de acordo com dados do IBGE. Projeções do relatório FOCUS, divulgado pelo Banco Central, mostram o indicador em mais de 9% até o fim de 2021. Já são mais de 30 semanas consecutivas de revisões que corrigem essas expectativas para cima.

Para tentar controlar esta elevação nos preços, o Banco Central, como agente monetário, tem elevado a taxa básica de juros a cada reunião. Hoje, a Selic encontra-se em 7,75% e a tendência é também de alta nas próximas reuniões do Copom.

Com IPCA e Selic em elevação, é natural que títulos indexados aos dois indicadores ganhem a atenção do mercado. E isto explica, em partes, o mau desempenho dos FIIs em 2021 e a “volta da renda fixa”, já que os yelds pagos pelas gestoras já não têm dado conta da inflação.

Também vale lembrar que ainda temos eleições em 2022, o que deve causar ainda mais volatilidade.

Diante deste cenário de quedas tanto no índice de fundos imobiliários quanto no Ibovespa, oportunidades estão postas para os investidores (as). Ao observar cada ativo mais de perto e com calma, é possível encontrar opções boas e baratas.

Alguns gestores têm destacado alternativas com maior exposição ao IPCA e Selic. Por outro lado, FIIs de “papel” também podem ser um caminho para o curto prazo.

Para o longo e médio prazo, alguns analistas dizem que assim que a inflação começar a ceder, a tendência é de recuperação para o setor. Quem comprar cotas de boas gestoras agora, sem dúvidas, colherá os frutos no futuro.

Por fim, sobre o atual momento, é importante dizer que sempre há um ponto no qual os preços dos ativos alcançam um determinado patamar e se estabilizam. Ao invés de olhar para este período como algo ruim, precisamos enxergá-lo como oportunidade. Bons negócios!

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...