A diferença entre ser líder e chefe

A diferença entre ser líder e chefe

16/09/2021 às 18:47

16

Quinta

Set

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Filipe Portella, sócio-fundador da Monte Bravo.

A primeira vez em que me vi responsável por uma equipe, pensei sobre quem eu queria ser para cada um deles. E essa reflexão me acompanha até hoje. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que ser chefe, criar distanciamento, centralizar decisões e conquistar autoridade pelo poder, é a melhor forma de gestão. Se você pensa assim, me permita discordar. Se não, bom, estamos partindo do mesmo ponto! 

É que, na minha visão, ser líder é muito mais impactante e…leve. Sim, leve. Como diz Arthur Bender no livro ‘Branding Pessoal – construindo sua marca pessoal’, a liderança não é algo imposto. 

“Chefes são impostos; líderes, não. Os líderes são eleitos pelos outros. Os chefes, não” 

Na minha opinião, um líder é alguém que inspira e que, sobretudo, se desarma do cargo, se permite ser vulnerável. Ele(a) é quem motiva por quem é e que tem respeito dos demais de forma natural. Por acreditar nisso, busco sempre ouvir e aprender mais.  

Extrair o melhor de cada um não é tarefa fácil. Mas é recompensador quando você percebe que inspirou alguém. Mais ainda quando você é inspirado pelas ideias da sua equipe!

Mas como saber se somos líderes ou chefes? Acredito que líderes ocupam espaços vazios, estão de olho em oportunidades. Chefes ditam regras, impõem. Líderes sabem que nada se faz sozinho e que compartilhar conhecimento não é apenas sobre tornar o outro melhor. É sobre tornar todo o time melhor – e saber que a busca pela evolução nunca acaba. 

É curioso ver que há pessoas em altos cargos que temem outro profissional. Temem que ele ou ela possa tomar seu lugar. E aí, há espaço para sabotagem. Vejo essa pessoa como um(a) chefe. Pois, um líder, nesta situação, age diferente. Ele(a) vê o potencial da pessoa e pensa que aquele(a) pode ser seu substituto(a). Assim, opta por compartilhar conhecimento. Os dois crescem e a empresa segue o ritmo. É uma relação de ganha-ganha. 

Mas será que todos serão líderes de equipes? Não necessariamente. Trata-se de uma escolha pessoal e profissional de cada um. Muitos não se veem nesta posição. E tudo bem! Saber identificar o que você quer ser é uma forma de autoliderança. Você não precisa ser gestor para ser líder. Para se ter destaque, no fim das contas, é preciso gostar do que se faz, buscar o aprendizado contínuo e dividir conhecimento. Assim, todos seguem em constante evolução.

E você, o que acha mais importante em um líder? O que te inspira?

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...