Carta para Henrique (e para a nova geração) - Monte Bravo

Carta para Henrique (e para a nova geração)

14/10/2021 às 12:04

14

Quinta

Out

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Filipe Portella, COO e sócio fundador da Monte Bravo

Filho,

No dia 12 de outubro, vivi meu primeiro dia das crianças como pai. E, é claro que a proximidade do dia me faz refletir sobre tudo o que quero que você aprenda e viva. Obviamente, também me fez pensar sobre a minha infância e meus aprendizados.

Sua mãe e eu batalhamos muito para conquistar tudo o que temos e somos – e seguiremos batalhando por você. Vem daí um dos ensinamentos que quero te passar: dê valor ao trabalho e aprenda a cuidar do seu dinheiro.

Eu não tive muitos ensinamentos sobre educação financeira quando era criança. Tive exemplos de empreendedorismo dentro de casa e vi ali muito do que fazer (e, também, é claro, do que não fazer). Mas ninguém nunca me ensinou a cuidar do dinheiro da forma correta. E, infelizmente, acho que hoje, no nosso país, poucas pessoas aprendem isso desde pequenas. Fazemos no instinto, como dá, com o exemplo – que pode ser excelente ou muito ruim. 

Veja bem, quando digo cuidar do dinheiro da forma correta, não falo somente de investimentos. Falo do básico: aprender a economizar, conhecer sobre juros compostos, inflação, o que interfere em valores. É sobre finanças pessoais, controle de fluxo de caixa próprio, gastos, créditos e etc.

Eu quero que você aprenda que ter dinheiro é sinônimo de liberdade, e não de consumismo. Quero que entenda que gastar dinheiro sem estratégia e sem cuidado significa ser refém dele. 

Não tem problema que você não queira estudar investimentos e/ou trabalhar com isso (mas tem que ser gremista como sua mãe e eu). Você não precisa ser um craque no assunto e pode contar com ajuda profissional (além da minha, claro!). Mas quero que fique atento e pesquise bem quem irá lhe ajudar neste caminho para não ser enganado. Cuidar do seu dinheiro é cuidar do seu presente e do futuro.

Nesse Dia das Crianças, eu quero que, sobretudo, você seja imensamente feliz. E tenha certeza que estarei sempre aqui.

Do seu pai.

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...