PIB de 2024: Monte Bravo eleva projeção de 1,80% para 2,0% no Broadcast - Monte Bravo

PIB de 2024: Monte Bravo eleva projeção de 1,80% para 2,0% no Broadcast

22/02/2024 às 15:15

Quinta

Fev

Logotipo do Broadcast em notícia sobre a projeção da Monte Bravo em relação ao PIB de 2024.

A Monte Bravo elevou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2024, de 1,80% para 2,0%.

AE News

Em carta mensal, a Monte Bravo explica que, apesar da desaceleração com relação a 2023, a expansão da atividade será liberada pela demanda doméstica, com o consumo mantendo expansão e os investimentos se recuperando.

Na visão da corretora, a expectativa de menor comprometimento da renda das famílias neste ano, juntamente com a queda do custo do crédito, devido à redução da taxa Selic, deverá impulsionar o consumo e manter o nível de atividade doméstica aquecida em 2024.

A estimativa para o juro básico foi mantida em quedas de meio ponto porcentual até a reunião de julho, quando a Selic atingirá 9,25% ao ano.

A corretora cita que a economia brasileira terminou 2023 com um quadro mais favorável que o esperado e deverá registrar estabilidade na margem no quarto trimestre do ano passado.

“A recuperação da indústria, que cresceu 1,2% no último trimestre de 2023, é uma importante reflexão do setor e indica um ponto de partida melhor para 2024”, cita.

Além disso, a Monte Bravo menciona que o mercado de trabalho também manteve resiliência, com fortes ganhos de ocupação e renda em termos reais, que permitiram aumentos da massa salarial, que acumulou alta de 7,4% em 2023.

Segundo a corretora, o crescimento da ocupação e da renda deverá permitir que a massa salarial permaneça crescendo, com alta de 4,5% em 2024.

Confira abaixo a notícia na íntegra publicada no Broadcast pela Agência Estado.