Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico - Monte Bravo

Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico

29/04/2024 às 11:20

29

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe
Luciano Costa, economista, fala como a inflação afeta o cenário macroeconômico.

Puxado pelos setores de transportes e alimentação, o resultado da inflação veio abaixo do esperado para abril. Para falar sobre o assunto e analisar o cenário econômico nacional, o economista-chefe da Monte Bravo Corretora conversou com o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.

“Temos um cenário agora de curto prazo da inflação, vindo um pouco mais comportado devido à sazonalidade do período que foi melhor, também a parte de alimentos que começa a ter uma dinâmica mais favorável. Além de algumas pressões no começo do ano que acabaram cessando e com isso temos um período de inflação em torno de 0,30 a 0,20% ao mês”, avalia o economista Luciano Costa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) é considerado a prévia da inflação brasileira oficial brasileira, e fechou em 0,21% em abril, após alta de 0,36% em março, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (26).

Apesar do desempenho considerado benigno, ainda não há consenso nas apostas sobre a magnitude de corte da taxa básica de juros, a Selic, na reunião de maio do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Em abril, os gastos 0,61% maiores com alimentos e 0,78% superiores com despesas de saúde turbinaram a prévia da inflação do mês.

Os preços dos alimentos reduziram o ritmo de alta em relação a março, mas o avanço registrado em abril ainda respondeu por quase 60% de toda a inflação medida pelo IPCA-15. O principal vilão foi o tomate, com uma alta de 17,87%, responsável sozinho por cerca de 25% da inflação de abril.

Confira a entrevista:

Artigos Relacionados

  • 13

    Segunda

    Mai

    Edifício-sede do Banco Central no Setor Bancário Norte, em lote doado pela Prefeitura de Brasília, em outubro de 1967

    13/05/2024 às 12:38

    Sala de Imprensa

    COPOM: redução no ritmo de corte da taxa de juros para 0,25 pp

    Compartilhe

    O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta quarta-feira (20) e deve reduzir a taxa básica de juros da economia. Há uma dúvida, porém, sobre o tamanho do corte de juros.

    Continue lendo
  • 13

    Segunda

    Mai

    Vai ter rali no Ibovespa neste fim de ano?

    13/05/2024 às 12:28

    Sala de Imprensa

    Projeção para Ibovespa: Monte Bravo reduz de 170 mil para 155 mil pontos no fim de 2024

    Compartilhe

    CompartilheA Monte Bravo voltou a estimar o Índice Bovespa em 155 mil pontos no fim do ano, estimativa que havia sido alterada no começo de 2024 para 170 mil pontos. “Nosso cenário base do Ibovespa no final de 2024 é que o Índice será negociado em 155 mil pontos” afirma em relatório. Conforme a corretora, …

    Continue lendo
  • 13

    Segunda

    Mai

    13/05/2024 às 12:10

    Sala de Imprensa

    Come-cotas dos fundos exclusivos: o que fazer para fugir

    Compartilhe

    A partir deste ano, os investidores de fundos exclusivos fechados terão de pagar come-cotas semestralmente, em maio e em novembro, perdendo o benefício do deferimento fiscal.

    Continue lendo

Fechar

Loading...