Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico - Monte Bravo

Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico

29/04/2024 às 11:20

29

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Luciano Costa, economista, fala como a inflação afeta o cenário macroeconômico.

Puxado pelos setores de transportes e alimentação, o resultado da inflação veio abaixo do esperado para abril. Para falar sobre o assunto e analisar o cenário econômico nacional, o economista-chefe da Monte Bravo Corretora conversou com o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News.

“Temos um cenário agora de curto prazo da inflação, vindo um pouco mais comportado devido à sazonalidade do período que foi melhor, também a parte de alimentos que começa a ter uma dinâmica mais favorável. Além de algumas pressões no começo do ano que acabaram cessando e com isso temos um período de inflação em torno de 0,30 a 0,20% ao mês”, avalia o economista Luciano Costa.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) é considerado a prévia da inflação brasileira oficial brasileira, e fechou em 0,21% em abril, após alta de 0,36% em março, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (26).

Apesar do desempenho considerado benigno, ainda não há consenso nas apostas sobre a magnitude de corte da taxa básica de juros, a Selic, na reunião de maio do Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Em abril, os gastos 0,61% maiores com alimentos e 0,78% superiores com despesas de saúde turbinaram a prévia da inflação do mês.

Os preços dos alimentos reduziram o ritmo de alta em relação a março, mas o avanço registrado em abril ainda respondeu por quase 60% de toda a inflação medida pelo IPCA-15. O principal vilão foi o tomate, com uma alta de 17,87%, responsável sozinho por cerca de 25% da inflação de abril.

Confira a entrevista:

Artigos Relacionados

  • 20

    Segunda

    Jan

    20/01/2025 às 13:06

    Sala de Imprensa

    Petróleo e NY indefinida jogam Ibovespa para baixo, após três altas seguidas

    O Ibovespa cai perto do fim da manhã da quinta-feira, 16, devolvendo uma parcela da valorização de 2,81%, aos 122.650,20 pontos, da quarta-feira. ‘Pode ser um movimento de correção, após três dias de ganhos. A alta de ontem foi bastante’, pontua Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3. Apesar da alta de 1,92% do minério …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Jan

    20/01/2025 às 12:57

    Sala de Imprensa

    Alta do IBC-BR em novembro não muda arrefecimento da atividade

    Os sinais de moderação da atividade na margem permanecem, apesar da alta de 0,10% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em novembro, que superou a mediana negativa, de -0,10%, das projeções. A avaliação é do economista-chefe da Monte Bravo, Luciano Costa. “A atividade vem de um terceiro trimestre forte, há devolução em …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Jan

    20/01/2025 às 12:44

    Sala de Imprensa

    IPCA de dezembro chancela juros altos

    Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta sexta-feira, 10, selam as expectativas dos investidores de uma trajetória de alta da Selic ao longo de 2025 – sem espaço para um Banco Central leniente. Com o estouro da meta de inflação de 3% em 2024, Gabriel Galípolo chega ao posto …

    Continue lendo

Fechar

Loading...