Herança e doações: a importância do planejamento em vida - Monte Bravo

Herança e doações: a importância do planejamento em vida

13/05/2024 às 11:46

13

Segunda

Mai

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (“ITCMD”) é um tributo estadual aplicável a toda pessoa física ou jurídica que receba bens ou direitos de forma não onerosa. Embora frequentemente seja chamado de “imposto sobre heranças”, sua incidência vai além dessa situação, abrangendo também transferências gratuitas de bens, como doações ou partilhas decorrentes de divórcios. Devido à sua natureza estadual, cada estado possui legislação própria, resultando em uma variedade de critérios para a definição da base de cálculo, isenções e até mesmo alíquotas.

Recentemente, temos observado algumas propostas que visam alterar o ITCMD. Isso porque, com a aprovação da Reforma Tributária pelo Congresso Nacional no final de 2023 (Emenda Constitucional nº 132/2023), o ITCMD está sob os holofotes. A nova regulamentação do ITCMD determina a obrigatoriedade de alíquotas progressivas, de modo que cada estado deverá refletir tal sistemática em suas respectivas legislações, podendo atingir até a alíquota máxima do Senado Federal de 8%.

Nesse sentido, verifica-se uma oportunidade para aqueles que planejam realizar transmissões patrimoniais ainda este ano. Isto porque, a alíquota progressiva do ITCMD, deverá ser revista no âmbito legislativo de cada estado e, mesmo sendo aprovada ainda neste ano, somente entrará em vigor a partir do ano-calendário de 2025.

Dentre outras mudanças no imposto em discussão destacam-se as novas regras de tributação para os casos de transmissão de patrimônio, por doação ou herança, com elemento de conexão no exterior.

Todas as alterações mencionadas ressaltam a importância do planejamento sucessório, um recurso eficiente para famílias com grande patrimônio, uma vez que possibilita a redução de custos, burocracia e conflitos entre os herdeiros.

O planejamento patrimonial e sucessório envolve diversas análises no âmbito jurídico e financeiro, visando eficiência tributária, sucessória e perpetuação do patrimônio ao longo das gerações. Obviamente, a complexidade e peculiaridades de cada patrimônio e organização familiar demandam orientações personalizadas, garantindo que o planejamento seja eficaz em diversos aspectos e permitindo que as pessoas físicas se antecipem às mudanças legislativas recentes.

Leia em: jornal O Povo

Advogada Rafaela Marchese assina o artigo de opinião sobre herança e doações: a importância do planejamento em vida

Rafaela Marchese – formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a advogada é  pós-graduada em Direito Societário pelo Insper afiliada ao STEP – Advising Families Across Generations. Rafaela possui experiência profissional nos mais renomados escritórios de advocacia de São Paulo na área de gestão patrimonial, família e sucessões e atualmente é responsável pela área de Wealth Planning da Monte Bravo. 

 

Artigos Relacionados

  • 20

    Segunda

    Mai

    Entenda por que ações podem cair mesmo quando o balanço é positivo

    20/05/2024 às 12:20

    Sala de Imprensa

    Confira as ações mais recomendadas para investir

    Compartilhe

    CompartilheAs ações da Sabesp são as mais recomendadas para se investir em maio, de acordo com levantamento feito pela CNN com instituições financeiras. Foram consultados sete bancos e corretoras, que indicaram as melhores ações para investir na bolsa de valores brasileira nas próximas semanas. As top 5 mais indicadas foram: Cenário econômico O contexto econômico atual é …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 12:03

    Sala de Imprensa

    Expectativas do cenário econômico mundial em 2024

    Compartilhe

    CompartilheO economista Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, participou como convidado do podcast Wall Street Cast para falar sobre as expectativas do cenário econômico mundial em 2024. O bate-papo foi com o Rodrigo Ferron, também da Monte Bravo. Alexandre é formado em economia pela USP, mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas, líder de pesquisa …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 11:28

    Sala de Imprensa

    Análise econômica com Luciano Costa no BM&C News

    Compartilhe

    CompartilheO economista-chefe Luciano Costa, da Monte Bravo Corretora, conversou com a equipe de reportagem do BM&C News e fez análise econômica sobre as últimas movimentações do mercado com as recentes mudanças na Petrobras, também abordando o cenário político. Além do que se pode esperar da próxima presidente da empresa, antes comandada por Jean Paul Patres, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...