CPI dos EUA: Ibovespa fecha abaixo dos 128 mil pontos - Monte Bravo

CPI dos EUA: Ibovespa fecha abaixo dos 128 mil pontos

15/04/2024 às 09:27

15

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe
CPI dos EUA: Ibovespa fecha abaixo dos 128 mil pontos

O Ibovespa recuou na última quinta-feira, 11, e fechou em baixa de 0,51%, aos 127.396 pontos. Mesmo com a virada para o positivo das bolsas americanas, aqui no Brasil os investidores mantiveram a cautela após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês).

Ontem, o Escritório de Estatísticas do Trabalho divulgou que o indicador, principal medida de inflação dos EUA, veio acima do esperado.

O CPI registrou alta de 0,4% em março e, com isso, a alta acumulada nos últimos 12 meses ficou em 3,5%. Em fevereiro, o CPI havia avançado também 0,4%, e a inflação anualizada estava em 3,2%.

O avanço pode impactar diretamente a decisão do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) em manter a taxa de juros no mesmo patamar por mais tempo.

Isso porque juros mais altos na maior economia do mundo, afetam as bolsas globais, que acabam penalizadas – em especial as de países emergentes como o Brasil.

A ata da reunião de março do Fed também mostrou que os diretores já estavam frustrados com a inflação resistente antes mesmo do CPI de março, é o que aponta os analistas da Monte Bravo em relatório.

“Os mercados futuros passaram a atribuir uma chance de 18% de corte em junto e, agora, a curva aponta um total de 40 p.b. de cortes em 2024, abaixo dos 75 p.b. que os diretores do Fed esperam neste ano.”

Notícia publicada no Portal Exame Invest.

Artigos Relacionados

  • 29

    Segunda

    Abr

    29/04/2024 às 12:48

    Sala de Imprensa

    Bolsa brasileira: inflação mais fraca anima mercado

    Compartilhe

    CompartilheA Bolsa brasileira teve, na última sexta-feira (26), um alívio, fechando com alta considerável, após dados macroeconômicos do Brasil e dos EUA sinalizarem que as atividades econômicas dos dois países estão, aparentemente, desacelerando. Com os juros sendo o grande detrator da performance do Ibovespa em 2024, as perspectivas de que o Banco Central (BC) ou …

    Continue lendo
  • 29

    Segunda

    Abr

    29/04/2024 às 12:14

    Sala de Imprensa

    IPCA-15: prévia da inflação desacelera a 0,21%

    Compartilhe

    CompartilheApesar da pressão de aumentos nos alimentos, plano de saúde e medicamentos, a prévia da inflação oficial no País surpreendeu positivamente em abril. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) desacelerou de uma alta 0,36% em março para um avanço de 0,21% neste mês, informou na sexta-feira, 26, o Instituto Brasileiro de Geografia …

    Continue lendo
  • 29

    Segunda

    Abr

    Como a baixa da inflação afeta o cenário econômico

    29/04/2024 às 11:20

    Sala de Imprensa

    Inflação: economista explica como afeta o cenário econômico

    Compartilhe

    CompartilhePuxado pelos setores de transportes e alimentação, o resultado da inflação veio abaixo do esperado para abril. Para falar sobre o assunto e analisar o cenário econômico nacional, o economista-chefe da Monte Bravo Corretora conversou com o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News. “Temos um cenário agora de curto prazo da inflação, vindo um …

    Continue lendo

Fechar

Loading...