COPOM deve reduzir Selic em 0,25 pp em maio - Monte Bravo

COPOM deve reduzir Selic em 0,25 pp em maio

06/05/2024 às 11:58

06

Segunda

Mai

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe
COPOM deve reduzir Selic em 0,25 pp em maio.

Apesar da surpresa positiva com o IPCA-15 de abril, o Banco Central deverá reduzir o ritmo de cortes da Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do próximo dia 8, na avaliação do economista-chefe da Monte Bravo, Luciano Costa, que cita o aumento da incerteza do cenário global e dos riscos fiscais, além dos receios com a inflação de serviços.

“A redução do ritmo de cortes para 25 pontos-base permitirá ao Banco Central avaliar a evolução das incertezas ao longo dos próximos meses”, afirma, acrescentando que tal estratégia deverá permitir a continuidade do ciclo de redução dos juros, levando a taxa Selic para 9,50%.

A alta de 0,21% no IPCA-15 deste mês ficou abaixo da mediana das estimativas (0,29%) também da expectativa da Monte Bravo, de 0,25%. Costa reconhece que o resultado melhor do que o esperado reforça a avaliação que a trajetória de queda da inflação deverá ocorrer nos próximos meses, mas vê tal movimento mais concentrado na parte de bens do que em serviços. “A dificuldade de desinflacionar o grupo de serviços seguirá requerendo cautela na condução do ciclo de corte de juros, pois a dinâmica de serviços eleva a incerteza sobre a desinflação prospectiva”, afirmou.

Além disso, o economista afirma que o cenário externo mais adverso, devido à inflação mais persistente, juntamente com a deterioração das expectativas de inflação e as alterações das metas de superávit primário tornaram o balanço de riscos do Banco Central assimétrico, “o que justifica a mudança de ritmo dos cortes para 25 p.b. na próxima reunião do Copom de 8 de maio”.

Notícia publicada no Broadcast.

Artigos Relacionados

  • 20

    Segunda

    Mai

    Entenda por que ações podem cair mesmo quando o balanço é positivo

    20/05/2024 às 12:20

    Sala de Imprensa

    Confira as ações mais recomendadas para investir

    Compartilhe

    CompartilheAs ações da Sabesp são as mais recomendadas para se investir em maio, de acordo com levantamento feito pela CNN com instituições financeiras. Foram consultados sete bancos e corretoras, que indicaram as melhores ações para investir na bolsa de valores brasileira nas próximas semanas. As top 5 mais indicadas foram: Cenário econômico O contexto econômico atual é …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 12:03

    Sala de Imprensa

    Expectativas do cenário econômico mundial em 2024

    Compartilhe

    CompartilheO economista Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, participou como convidado do podcast Wall Street Cast para falar sobre as expectativas do cenário econômico mundial em 2024. O bate-papo foi com o Rodrigo Ferron, também da Monte Bravo. Alexandre é formado em economia pela USP, mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas, líder de pesquisa …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 11:28

    Sala de Imprensa

    Análise econômica com Luciano Costa no BM&C News

    Compartilhe

    CompartilheO economista-chefe Luciano Costa, da Monte Bravo Corretora, conversou com a equipe de reportagem do BM&C News e fez análise econômica sobre as últimas movimentações do mercado com as recentes mudanças na Petrobras, também abordando o cenário político. Além do que se pode esperar da próxima presidente da empresa, antes comandada por Jean Paul Patres, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...