Investir na Bolsa: 5 maiores dúvidas de quem quer começar - Monte Bravo

Investir na Bolsa: 5 maiores dúvidas de quem quer começar

17/02/2023 às 15:10

17

Sexta

Fev

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

De acordo com os  dados da B3, o número de novos investidoras cresceu de forma significativa na última década. Em pouco mais de dez anos, o mercado avançou de 600 mil pessoas para 4,6 milhões em 2022. O dado confirma que mesmo com um cenário estruturado, o segmento tem muita margem de crescimento, com oportunidades para os investidores.

Por isso, neste artigo, apresentamos as principais dúvidas sobre o mercado de ações, compartilhando alguns conhecimentos para te ajudar a compreender melhor a dinâmica deste tipo de investimento. 

1. O que é uma ação?

A ação é a “parte” que contém valor de uma empresa. Comprar uma ação significa que você passa a ser acionista, ou seja, fazer parte da empresa, ser dono dela na proporção da quantidade de ações adquiridas. Dependendo do tipo da ação comprada, você poderá participar e votar nas Assembleias da companhia, de acordo com seu número de ações. Entretanto, a pessoa é sócia investidora e no caso da falência da empresa, ela não será chamada para novos aportes, mas muito provavelmente perderá o valor investido.

2. Como faço para comprar ou vender uma ação?

Esse mercado é intermediado por corretoras credenciadas que fazem a intermediação entre  os interesses do investidor com os das corporações de capital aberto na Bolsa. Ou seja, se você tem interesse em comprar uma ação da Petrobrás, por exemplo, não é pelo site da estatal que se faz a negociação. Isso só é possível via plataforma de uma corretora autorizada. 

A corretora dá acesso ao chamado home broker, uma espécie de área de trabalho exclusiva para monitorar o comportamento de seus investimentos. Embora os sistemas estejam cada vez mais intuitivos, as siglas e os gráficos não são familiares em um primeiro momento. 

Como no início tudo parece difícil, é importante dispor de orientação de uma assessoria de investimentos para ajudá-lo a entender como investir na bolsa. 

Que tal se aprofundar no assunto? Acesse nosso guia básico de como investir na Bolsa de Valores

3. É possível ganhar dinheiro na bolsa?

São duas formas para se obter retorno com ações, que são: valorização das cotações em função do crescimento da empresa, e por meio dos dividendos, que obrigatoriamente a empresa tem de pagar ao acionista, ao menos uma vez por ano, à base de 25% do lucro líquido apurado.

Suponhamos que você investiu em uma companhia aérea que anunciou uma fusão recente. Isso significa que ela está em expansão das atividades e que tende a crescer. Sendo assim, você provavelmente fez um bom negócio. Porém, na semana seguinte, o governo anunciou o aumento no combustível para aviação ou do imposto sobre embarques e desembarques. Esse fator conjuntural pode derrubar o valor das suas ações.

Uma das frases famosas do americano Warren Buffett, que figura entre os maiores investidores do mundo, é um bom conselho: “não coloque todos os seus investimentos dentro de uma cesta só”. Ou seja, mesmo investindo na bolsa, aposte também na diversificação dos investimentos.

Você pode planejar seus investimentos de curtíssimo prazo (day trade), curto prazo (entre uma e duas semanas) e longo prazo (meses e anos). Por isso da importância de contar com a ajuda de um assessor de investimentos.

4. Quanto custa investir para investir na bolsa?

Além da taxa de corretagem para cada venda e compra de ações, quem investe arca também com o Imposto de Renda sobre o lucro obtido com a venda (é possível deduzir do IR, em caso de perdas). As taxas variam entre 15% e 20%, mas ainda assim, pode valer a pena entrar no mercado de ações.

O valor da ação está sujeito às variações características do mercado. Por isso, ao final do dia, ficamos sabendo se a “bolsa subiu” (muitas ações foram compradas) ou se a “bolsa caiu” (evasão em massa de investidores). 

5. Como acompanhar as minhas ações?

“Preciso dar F5 o dia todo no meu home broker?” A resposta é não. Os profissionais de assessoria de investimento acompanham movimentações e possuem conhecimento técnico necessário para te alertar sobre a performance de suas ações. São especialistas sintonizados com as principais tendências do mercado de ações e dos outros fundos (de renda fixa e variável) e poderão lhe auxiliar no que você precisar.

Investimenta com uma experiência única de assessoria de investimentos

O ecossistema da Monte Bravo proporciona um atendimento exclusivo para te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros. Você conta com um assessor de investimentos que te dá acesso a uma estrutura robusta, com especialistas e assessoria para te dar tranquilidade em suas tomadas de decisão. Fazemos isso compreendendo a sua história de vida, seus sonhos e estamos prontos para acompanhá-lo nessa jornada. Conte conosco!

Artigos Relacionados

  • 16

    Quinta

    Mai

    16/05/2024 às 10:47

    Investimentos

    Desvendando os Juros Compostos: Estratégias para Multiplicar seus Investimentos

    Compartilhe

    CompartilheVocê já deve ter ouvido falar sobre os juros compostos, mas sabe como aproveitá-los ao máximo nos seus investimentos, para multiplicar o seu patrimônio? Neste guia completo, exploraremos estratégias sólidas e práticas para ajudar você a potencializar seus ganhos e alcançar seus objetivos financeiros.  O Que São Juros Compostos e Por Que Eles Importam? Em …

    Continue lendo
  • 10

    Sexta

    Mai

    10/05/2024 às 16:21

    Investimentos

    Tabela Periódica | Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheHistóricos dos retornos de ativos selecionados Abril foi um mês de forte alta das taxas de juros nos EUA  Tabela Periódica Brasil – Retornos de Classes e Subclasses Fonte: Bloomberg. Elaboração: Monte Bravo. Data Base: 30/04/2024 IBOV: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – principal indicador de ações do Brasil Glossário Brasil Carteiras …

    Continue lendo
  • 06

    Segunda

    Mai

    06/05/2024 às 16:05

    Investimentos

    A Carta Mensal de maio já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNesta edição, nossos especialistas pontuam que a perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável. A incerteza em relação à desinflação, no entanto, atrasou os cortes nos EUA — postergando o rally destes ativos. Confira mais alguns dos principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...