25/06/2021 às 10:00

25

Sexta

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

Provavelmente você já ouviu falar em Real Estate. Mas você sabe como funciona este tipo de ativo e como fazer para investir? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. 

Em primeiro lugar, vale comentar um pouco sobre a definição do que é Real Estate, ou na sigla em inglês, REITs. Basicamente, esta é uma expressão utilizada para se referir a todas as alternativas de investimento dentro do mercado imobiliário no exterior. É como se fosse um ‘primo’ dos nossos fundos imobiliários. 

Apesar da semelhança, existem algumas diferenças importantes a serem elencadas. A primeira delas diz respeito aos ativos dos fundos. No Brasil, os investimentos dos FIIs se concentram, majoritariamente, em galpões logísticos, lajes corporativas e shoppings. 

Nos EUA, além desses citados, as gestoras também investem em propriedades residenciais (como condomínios), data centers, torres de telefonia móvel e até cinemas.

Além disso, os gestores brasileiros, em geral, são os responsáveis pela tomada de decisão dentro de um FII. No caso americano, há um comitê de gestão formado por executivos responsáveis pelos ativos.  

Neste sentido, investir nesta classe pode ser uma ideia interessante, sobretudo, se o investidor quiser ter um portfólio descorrelacionado do cenário brasileiro e com renda em moeda forte. 

Alguns analistas afirmam, por exemplo, que uma carteira sem imóveis na composição provavelmente terá um retorno abaixo de uma que tenha ao longo do tempo. 

Além disso, assim como os FIIs, os REITS ficam no meio do caminho entre renda fixa e variável, já que são uma classe com algum retorno já contratado, mas ainda assim sofrem com a volatilidade.

Por outro lado, por se tratar de um investimento no exterior, é preciso que o investidor se atenha também ao câmbio, algo que pode ajudar ou atrapalhar no resultado final.

Hoje, para investir em Real Estate pelo Brasil, o investidor tem a opção de abrir uma conta no exterior e começar uma estratégia sozinho. Por outro lado, também existem fundos brasileiros com exposição a esta classe no exterior, seja investindo diretamente nos ativos, como faria um gestor de FII, ou por meio de cotas de ETFs da bolsa americana.   

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, mas ainda assim não quer deixar de investir nos REITs, busque a ajuda de profissionais e não deixe de buscar conhecimento sobre o assunto. Afinal de contas, quem não gostaria de ter uma renda em dólar? Bons negócios!

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de […]

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se […]

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda […]

    Continue lendo
Invista com a gente

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

Fechar

Loading...

Fechar

1