O fim de 2020 chegou e o que você fez para mudar a sua vida financeira?

O fim de 2020 chegou e o que você fez para mudar a sua vida financeira?

30/12/2020 às 08:47

30

Quarta

Dez

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O ano de 2020 sem dúvida nenhuma foi um dos mais marcantes na história da humanidade. Nem nos meus piores sonhos poderia imaginar que um vírus surgiria em pleno século XXI e alteraria de forma significativa as nossas vidas. 

As economias de todo o mundo sofreram com o fechamento de comércios, parques e outros espaços. Praticamente nada permaneceu intacto. Aqui no Brasil, o nosso índice Ibovespa amargou seis circuit breakers ao passo que centenas de milhares de investidores entravam no mercado.

O número de mulheres que investem dobra anualmente desde 2018. Há três anos, o total de investidoras era de 141,7 mil. Hoje esse número já bateu a marca de 824,7 mil (até novembro de 2020). 

Se olharmos a evolução de CPFs, sem considerar gênero, entre maio e novembro de 2020, saltamos de 2,4 milhões para 3,1 milhões de pessoas. Ao contrário do que muitos pensavam, o movimento foi intensificado com a chegada da pandemia.  

Além disso, a Poupança captou, só em maio, mais que o dobro (R$ 37,2 bilhões) de tudo o que foi depositado no ano inteiro de 2019 (R$ 13,3 bilhões).  

De qualquer maneira, esses indicadores mostram que o brasileiro entendeu a necessidade de criar uma reserva de emergência para momentos de crise. A pandemia fez muita gente sentir essa necessidade na pele depois de perder o emprego e outras fontes de renda.

No entanto, mesmo com os planos de vacinação em andamento ao redor do mundo, ainda teremos um longo caminho pela frente. Ao que tudo indica, o processo deve demorar mais que o previsto por conta da grande quantidade de pessoas que precisam da imunização e isso certamente prejudicará a retomada das economias globais.

Aqui no Brasil ainda temos o problema fiscal. A dívida pública deve se aproximar perigosamente de 100% do PIB nos próximos anos e se nada for feito (reformas), a capacidade de investimento do Estado brasileiro ficará engessada.

Portanto, o momento é de cautela. É preciso se manter informado e reorganizar a carteira de acordo com o cenário que se apresenta. Se você já investe e consegue racionalizar o que estou dizendo, provavelmente fez a sua parte para mudar a sua vida financeira neste ano.

Por outro lado, se você não investe, mas leu este artigo até o fim, já começou bem. O momento que vivemos é desafiador e um novo país passa por uma população mais educada financeiramente. 

Isso gera riqueza não só para quem está em volta, mas para todos. E aí, o que você fez e o que fará para mudar a sua vida financeira?

Lembre-se: 

Contar com uma assessoria de investimentos de respeito e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, com uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo como uma parceira financeira. Conheça agora

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...