Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

03/09/2021 às 10:00

03

Sexta

Set

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O mundo se tornou complexo de ser compreendido nos dias de hoje. A velocidade com que as informações são disseminadas e decisões são tomadas exige dedicação, seja de um profissional de qualquer área ou do investidor. Com exceção de alguns cientistas, arrisco dizer que poucos apostavam que teríamos um cenário de pandemia em 2020. Este é o exemplo maior e mais atual de como as coisas podem mudar de uma hora para a outra e do quanto devemos estar sempre atentos.

Em um dos painéis do Expert XP deste ano, Hillary Clinton, ex-Secretária de Estado Americana, destacou diversos pontos sobre os quais governantes, empresários, investidores e pessoas de todo o planeta devem ficar de olho.

Três deles chamaram a atenção e eu gostaria de compartilhar a visão dela com vocês no artigo de hoje. O primeiro diz respeito ao processo de vacinação em curso. Segundo Hillary, é preciso haver uma cooperação entre setor público e privado para acelerar o processo de imunização, que não tem sido eficiente em lugares como a África, que só vacinou cerca de 2% da população.

Você provavelmente vai concordar que não adianta países desenvolvidos ou emergentes se vacinarem e deixarem os mais pobres de fora da lista. Existem novas variantes surgindo e é fundamental que as imunizações sejam aceleradas e melhor distribuídas para a contenção do vírus.

Ela também ressaltou a questão do comércio global e os impactos causados pela pandemia na economia. Para Hillary, os países terão um olhar muito mais duro em relação à cadeia de suprimentos, mas ao mesmo tempo, vão trabalhar por uma maior cooperação entre as nações.

E revelou uma preocupação na disputa comercial com a China. Na visão dela, América do Sul e do Norte devem se unir para a retenção de talentos e melhor aproveitamento de recursos existentes nas américas.

Por outro lado, Hillary também trouxe uma visão importante sobre a agenda ESG. Para ela, apesar dos avanços nas questões de gênero, a pandemia atrapalhou as vidas de muitas mulheres, que de repente se viram em uma encruzilhada entre trabalhar, cuidar dos filhos e ainda ter que lidar com afazeres domésticos.

Na parte ambiental, a ex-Secretária de Estado se mostrou bastante preocupada e disse que o mundo está ficando sem tempo. E ressaltou que as pessoas precisam se conscientizar em nível micro sobre como adotar melhores práticas no dia a dia. “Como esquentar ou esfriar a casa sem depender tanto de aparelhos que agridam o meio ambiente?”.

Por fim, ela comentou um pouco sobre o poder das instituições financeiras em todo o mundo e seu papel no financiamento de uma nova economia. Segundo Hillary, essas empresas precisam enxergar quais os tipos de negócios financiam, se é algo que promove um crescimento sustentável ou não.

Em resumo, a mensagem deixada por ela foi bastante clara. Ainda que os efeitos dessas questões citadas acima ainda não estejam tão visíveis, todos nós sofreremos os impactos. É preciso que os cidadãos de todo o planeta se preocupem com os pontos destacados por Hillary. E o questionamento feito para instituições financeiras é o mesmo que eu faço ao investidor: “Quais os tipos de negócios que você tem financiado?”.

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...