MB Sócios
17/09/2021 • 2 mins de leitura
O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?
Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Se você conversar…
Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.
Todos os anos são veiculadas diversas campanhas e notícias sobre o Outubro Rosa e a importância da prevenção ao câncer de mama.
De acordo com a médica brasileira Fernanda Torras, esta é uma das principais doenças que resultam em óbitos de mulheres jovens no mundo.
Por esses e outros motivos, hoje eu quero trazer uma reflexão um pouco diferente sobre o assunto.
Segundo pesquisa elaborada pelas universidades de Utah e Stanford em parceria com o Centro de Pesquisas Seattle Cancer Care Alliance, as mulheres têm seis vezes mais chances de serem abandonadas pelo parceiro após a descoberta de uma doença grave.
Em alguns casos, a pessoa simplesmente some e deixa a outra sem recursos.
Citando ainda a doutora Fernanda Torras, que é integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de 70% das mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil acabam lidando, em algum momento, com um descolamento afetivo ou divórcio.
Por isso, é fundamental que as mulheres, que já se cuidam mais, se preocupem também com a saúde financeira.
Felizmente, o número de investidoras cresce ano após ano, mas ainda somos minoria na bolsa de valores, por exemplo. De acordo com dados recentes da B3 (SA:B3SA3), o número de CPFs do sexo feminino é de 779 mil contra 2,2 milhões dos homens.
E quando olhamos para Tesouro Direto o cenário é bem parecido, com os homens investindo mais neste tipo de ativo também.
Mesmo com o cenário ainda longe do ideal, é muito importante que todas cuidem do patrimônio em conjunto com os cônjuges.
Nunca deixe somente uma pessoa cuidar do dinheiro de toda a família. Isso não precisa e não deve ser assim. No fim das contas, dividir essa responsabilidade é bom para todos!