COP26: Até agora, quais lições os investidores podem tirar?

COP26: Até agora, quais lições os investidores podem tirar?

11/11/2021 às 11:00

11

Quinta

Nov

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

Mesmo com o mercado brasileiro agitado por conta da PEC dos Precatórios e furo do Teto de Gastos, a COP26 não tem passado despercebida. Adiada em um ano por conta da pandemia, a conferência, que vai até amanhã, 12 de novembro, lança luz às discussões sobre o clima e a economia. 

De acordo com dados do Climate Action Tracker, caso nada seja feito nos próximos 80 anos, projeta-se um aquecimento de 4°C no planeta, o que pode inviabilizar a vida da forma como estamos acostumados.  

Ainda que o mercado não sinta os efeitos de curto prazo dos acordos firmados, no longo a tendência é que mudanças significativas aconteçam na economia. Compreender este cenário pode ajudar os investidores a tomarem decisões mais adequadas ao longo do tempo. 

Exemplo disso é a crescente demanda por investimentos mais responsáveis. Já existem diversos fundos que só consideram negociar com empresas que se preocupem com melhores práticas sociais e ambientais. Recentemente, também surgiram iniciativas que concedem crédito com taxas mais baixas para negócios que comprovadamente investem em mudanças fundamentadas no conceito ESG.    

E o mesmo pode ser dito das pessoas físicas no Brasil, que também têm procurado, de forma cada vez maior, opções de ativos mais responsáveis neste sentido. 

Recentemente, a Anbima definiu novas regras para tentar evitar o chamado “greenwashing” entre as gestoras brasileiras. Na prática, as assets que pretenderem “vender sustentabilidade” precisarão atender critérios específicos para ganhar a sigla IS, de investimento sustentável. 

Por outro lado, os efeitos na economia são difíceis de serem previstos, mas mudanças sutis já podem ser percebidas. Se você vive em uma capital brasileira, provavelmente já tem visto modelos de carros híbridos, que mesclam energia elétrica e fóssil. 

Aqui fica claro que alguns setores tendem a ser mais beneficiados do que outros. Empresas com linhas mais sustentáveis do que os concorrentes, por exemplo, podem ter uma atratividade mais recorrente por seus produtos e serviços no longo prazo. 

Além disso, há certa ansiedade para que o mercado global de carbono seja destravado. E o Brasil tem potencial para ser um dos maiores emissores deste tipo de crédito no mundo. 

De forma resumida, países e empresas que precisarem reduzir suas emissões poderão comprar créditos de outros agentes que emitiram menos.   

Porém, ainda há muito o que evoluir neste sentido. Ainda não se sabe, por exemplo, como padronizar o sistema mundial de medição dos gases emitidos por cada país, algo que praticamente inviabiliza os planos. 

Por fim, o Brasil tem um grande potencial para ser protagonista deste novo cenário. Precisaremos provar que estamos fazendo nossa parte para cumprir as metas. 

O governo se comprometeu a dobrar o orçamento do Ministério do Meio Ambiente e acabar com o desmatamento ilegal até 2030. É esperar para ver. 

Do lado do investidor, há boas oportunidades na mesa. Em uma das lives transmitidas pela Monte Bravo, falamos sobre o aumento de demanda de commodities metálicas como prata e cobre. As duas serão fundamentais para a criação da infraestrutura na qual a nova economia está inserida. 

O setor de energia elétrica também é, sem dúvida, outro beneficiário desta mudança. Como destaquei mais acima, meios de transportes híbridos tendem a ganhar cada vez mais espaço em detrimento daqueles movidos a derivados de petróleo. 

São mudanças profundas, porém, necessárias. E como investidores, precisamos estar atentos para as atividades que o nosso dinheiro nutre. Os impactos serão vividos por nós, nossos filhos e netos. Pense nisso!

Artigos Relacionados

  • 11

    Quinta

    Jan

    11/01/2024 às 11:26

    MB Sócios

    Carta Mensal de Janeiro 2024, com Nosso preço alvo para o Ibovespa em 2024 de 170.000 pontos.

    Compartilhe

    CompartilheSegue os principais destaques para 2024, analisado pela equipe de Research da Monte Bravo: 1) Rentabilidade dos ativos brasileiros deverá superar o CDI em 2024 2) Inversão do ciclo de juros cria onda global favorável aos investimentos 3) Rally dos Ativos Brasileiros continua em 2024 4) Nosso preço alvo para o Ibovespa em 2024 é …

    Continue lendo
  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo

Fechar

Loading...