Qual seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado %

Qual seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado

04/08/2022 às 10:01

04

Quinta

Ago

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Perfil de investidor ou perfil de risco é a categorização que uma pessoa recebe para fazer investimentos. Essa definição leva em conta critérios como disposição ao risco, expectativas de ganhos e situação financeira. São 3 tipos de perfis: conservador, moderado ou arrojado.

O perfil de investidor é uma classificação fundamental para quem busca uma boa rentabilidade alinhada ao seu estilo de vida. Cada pessoa tem uma história, objetivos e formas diferentes de lidar com seu patrimônio. Ou seja, as escolhas dos produtos e ativos no mercado financeiro precisam ser pensadas de forma personalizada, respeitando essa identificação.

Assim, é mais fácil tomar decisões e equacionar os riscos associados aos investimentos escolhidos. Além disso, partindo dessa classificação, o assessor consegue ser mais assertivo nas buscas por oportunidades que façam sentido para o cliente.

Também conhecido como perfil de risco, esse conjunto de características determina quais são os investimentos mais adequados. Para chegar na classificação mais coerente, são levados em consideração critérios como tolerância ao risco, expectativas de ganhos e situação financeira. Com essas informações é possível definir se a pessoa tem um perfil conservador, moderado ou arrojado.

Conheça os critérios para definir o perfil de investidor

As instituições financeiras utilizam uma análise conhecida como suitability(traduzida para português como adequação). Por meio de um questionário, determinado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na Instrução 539 , bancos e corretoras fazem a avaliação dos clientes, envolvendo critérios como:

Finalidade: o objetivo é preservar o patrimônio, ampliá-lo, potencializar os ganhos com alguma compra ou guardar dinheiro, por exemplo, para viajar?

Renda: qual é o rendimento mensal da pessoa?

Prazo: o investimento será mantido por quanto tempo? Determinar, por exemplo, se por um 1 ano, de 1 a 5 ou, ainda, mais de 5 anos.

Situação financeira: o dinheiro pode precisar ser retirado a qualquer momento ou a pessoa possui outras fontes de renda e recursos para emergências?

Tolerância ao risco: a pessoa está disposta a investir em ativos de maior volatilidade ou tem medo de perder dinheiro, optando por opções mais seguras e estáveis?

Familiaridade com o tema: qual é o nível de conhecimento sobre produtos de renda fixa, variável e ativos, como ações de fundos de investimento, CDBs e debêntures?

Patrimônio: quanto está alocado em renda fixa e variável e quanto já foi investido?

Entenda quais são as características de cada perfil de investidor

Na prática, o perfil de risco ajuda a orientar sobre quais os melhores caminhos para cada investidor. Com ele definido, se uma pessoa decide investir em um ativo que foge do seu perfil, por exemplo, a instituição financeira na qual está vinculada vai notificá-la sobre a incompatibilidade do produto com seu perfil. Assim, esse recurso dá mais segurança e assertividade nas decisões, evitando experiências frustrantes. Conheça, então, os três perfis:

Perfil conservador

Pessoas com perfil conservador procuram preservar seu patrimônio antes de qualquer coisa. Preferem não correr tantos riscos, buscando opções mais seguras e que tenham rentabilidade conhecida no momento da aplicação. Geralmente são investidores iniciantes, ainda pouco acostumados com os termos, produtos e dinâmicas do mercado.

Produtos mais alinhados ao perfil: Títulos do Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), Fundos de Investimentos.

Perfil moderado

Pessoas com perfil moderado têm mais conhecimento e buscam equilibrar suas escolhas entre risco, liquidez e rentabilidade. Esses investidores se preocupam com a preservação do patrimônio, mas aceitam correr certos riscos combinando ativos conservadores e arrojados. Aqui as pessoas estão mais dispostas a enfrentar a volatilidade do mercado, mas optam por uma maior diversificação da sua carteira.

Produtos mais alinhados ao perfil: Ativos de Renda Fixa e Ações em Bolsa, Debêntures, Fundos de Ação, Fundos Multimercado, Fundos Imobiliários, Letras Financeiras.

Perfil arrojado

Pessoas com perfil arrojado são mais experientes e acostumadas à dinâmica do mercado financeiro. Suas escolhas visam, na maior parte das vezes, ativos de alto risco que oferecem maior potencial de ganho. Esses investidores têm maior familiaridade com os produtos, sabendo lidar com a volatilidade e surpresas do dia a dia no mercado financeiro.

Produtos mais alinhados ao perfil: Ativos de renda variável, Ações Derivativas, Fundos Cambiais, Criptomoedas, BDRs (Brazilian Depositary Receipts), COE (Certificado de Operações Estruturadas).

Experiência personalizada que respeita seu perfil de investidor

Na Monte Bravo nossos assessores de investimento entendem que sua história é única, por isso, buscam oportunidades para atender exatamente ao seu perfil. São profissionais que prestam atenção ao que o cliente precisa, oferecendo serviços que realmente lhe gerem proteção e cuidam do futuro da sua família.

Fale com a nossa equipe, tenha um atendimento exclusivo e altamente personalizado.

Artigos Relacionados

  • 27

    Quarta

    Mar

    27/03/2024 às 10:59

    Investimentos

    Desvendando os Vieses Comportamentais nos Investimentos Financeiros

    Compartilhe

    CompartilheO nosso comportamento influencia mais do que gostaríamos de admitir nas nossas decisões financeiras. Nossas mentes podem nos enganar, levando a escolhas irracionais e, muitas vezes, prejudiciais para nossas carteiras de investimentos. Estes são os vieses comportamentais, padrões de pensamento que distorce nossa percepção de realidade e podem custar caro se não forem reconhecidos e …

    Continue lendo
  • 25

    Segunda

    Mar

    25/03/2024 às 11:09

    Investimentos

    Guia do Imposto de Renda 2024

    Compartilhe

    CompartilheO prazo para entrega da sua Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente a 2023 já iniciou! Para facilitar o preenchimento de sua declaração, preparamos em conjunto com o escritório BVZ | Bastos Bari Vilela Zugman Advogados, um guia contendo todos os detalhes necessários e informações práticas sobre a declaração deste ano. …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 15:53

    Investimentos

    LCI ou Tesouro Direto: Qual é a melhor escolha para investir?

    Compartilhe

    CompartilheInvestir dinheiro pode ser uma decisão desafiadora, especialmente quando há diversas opções disponíveis no mercado.  Duas escolhas comuns para investidores que buscam segurança e retorno são as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e o Tesouro Direto. No texto, vamos falar dessas opções, entender suas características e te ajudar a tomar uma decisão informada sobre qual …

    Continue lendo

Fechar

Loading...