O que são fundos multimercados, como funcionam e seus riscos -

O que são fundos multimercados, como funcionam e seus riscos

29/03/2023 às 00:01

29

Quarta

Mar

3 minutos de leitura
Compartilhar

O que você vai ler neste artigo

  • O que é Fundo Multimercados: tipo de investimento que mescla diversas estratégias de investimento em um único fundo.
  • Como funciona um Fundo Multimercados: o gestor tem liberdade para escolher as estratégias que serão utilizadas no fundo, buscando a melhor rentabilidade possível para quem é cotista.
  • Perfis de investidores mais alinhados ao Fundo Multimercados: investidores que buscam maior rentabilidade e estão dispostos a correr riscos.
  • Vantagens do Fundo Multimercados: diversificação de estratégias e ativos, possibilidade de maiores rentabilidades e de investir em ativos que não estão disponíveis para investidores comuns.
  • Desvantagens do Fundo Multimercados: os riscos são maiores do que outros tipos de investimentos, e a rentabilidade pode variar.

O que são os fundos multimercado?

Os fundos multimercado permitem investir em ativos de diversos mercados, como renda fixa, câmbio, ações, títulos de dívida e usar derivativos para proteger a carteira. Por características, estes fundos buscam oferecer rendimentos mais elevados do que aqueles de renda fixa, no entanto, assumindo maiores riscos.

Perfil do investidor

Este tipo de investimento é ideal para pessoas que buscam uma diversificação do portfólio. Para investir em fundos multimercados é preciso ter um perfil de investidor mais propenso a tolerar algum nível de risco, por esperar rentabilidade mais elevada. Por essa razão, é considerado um investimento de “renda variável”.

Como funciona este tipo de aplicação?

Os investimentos em multimercados têm como característica o aporte coletivo num veículo financeiro chamado “fundos” que tem CNPJ próprio, e suas estratégias são definidas por um profissional habilitado, chamado “gestor”. A partir de um termo de adesão predefinido, o dinheiro dos investidores é aplicado em ativos variados, renda fixa e variável, assim como em outros fundos, por meio de cotas. Assim sendo, por meio das cotas diárias, o investidor terá a rentabilidade, positiva ou não, sempre de maneira proporcional a cada cota.

Vantagens dos multimercados

Ao optar por fundos multimercados, o investidor tende a ter rentabilidades superiores aos conseguidos nos de renda fixa ao longo do tempo, porém, é fundamental que saiba estar exposto a um maior risco, como acima citamos. A razão dessa possível melhor performance está na maior variedade e flexibilidade de ativos que o gestor tem sob gestão. Além disso, há fundos multimercados cujo resgate tem prazos maiores, o que melhora ainda mais as condições de gestão. O objetivo básico nesses fundos é oferecer resultados superiores ao CDI e alternativas de liquidez mais atrativas.

Riscos atrelados

Sem uma assessoria profissional, os investidores podem se escorar em estratégias falhas, em que a rentabilidade é baixa ou na qual há muitos riscos, sem possibilidade de ganhos, ou mesmo que os tenha, conviver com a relação risco/retorno de forma desproporcional.

É preciso ter cuidado com o efeito manada, onde investidores tomam decisões não racionais, seguindo apenas a intuição de que se muitos estão fazendo algo, é razoável também fazer o mesmo e a história mostra que essa não tem sido a melhor decisão. Mais uma vez, um profissional da área pode fazer a diferença.

Prazos de resgate e custos

Os prazos de resgate dos fundos multimercado variam de acordo com o plano traçado, definidos previamente e obrigatoriamente informados aos investidores através de lâminas, onde devem constar todas as características do fundo.

Quanto maior for o prazo de cotização e resgate, mais flexibilidade terá o gestor, visto que se por exemplo seu fundo tem 30 dias para pagar o cotista por um pedido de resgate, este não será pressionado a vender determinado ativo a qualquer preço.

Compõem os custos dos fundos, normalmente as taxas de administração e de performance, sendo que a de administração é descontada diretamente do valor da cota e da performance em períodos pré-definidos também no estatuto, termo de adesão e lâminas explicativas.

Como falamos no início, os fundos multimercado podem ser uma boa opção para quem busca diversificação em investimentos e espera rentabilidade mais elevada que as gestões de renda fixa. No entanto, é preciso avaliar os riscos envolvidos e buscar a orientação de uma assessoria profissional para evitar estratégias falhas e que não condizem com o perfil do investidor.

Invista nos fundos multimercado com apoio de uma assessoria exclusiva

O ecossistema da Monte Bravo proporciona um atendimento exclusivo para te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros, mostrando e explicando os investimentos mais adequados ao seu perfil, objetivo e história de vida. Você conta com um assessor de investimentos que te dá acesso a uma estrutura robusta, com especialistas e assessoria para te dar tranquilidade em suas tomadas de decisão. Fazemos isso compreendendo a sua história de vida, seus sonhos e estamos prontos para acompanhá-lo nessa jornada. Conte conosco!

Artigos Relacionados

  • 26

    Sexta

    Jul

    26/07/2024 às 15:02

    Investimentos

    Análise de Empresas — Resultado da Usiminas 2T24

    A Usiminas reportou na manhã desta sexta-feira (26) seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2024. Os números vieram bem abaixo do consenso e esperamos uma reação bastante negativa do mercado. Além de frustrar o consenso, a companhia novamente não trouxe um cenário animador para ganhos de eficiência com a normalização das operações no recém …

    Continue lendo
  • 26

    Sexta

    Jul

    26/07/2024 às 10:08

    Investimentos

    Análise de Empresas — Resultado da Multiplan 2T24

    A Multiplan divulgou na noite desta quinta-feira (25) seus resultados referentes ao 2T24. Os números reportados vieram ligeiramente abaixo de nossas expectativas e projetamos uma reação ligeiramente negativa aos números apresentados. Apesar dos bons números operacionais divulgados, como a continuidade do crescimento das vendas dos lojistas e da contínua redução do custo de ocupação — …

    Continue lendo
  • 26

    Sexta

    Jul

    26/07/2024 às 10:05

    Investimentos

    8 pontos para analisar antes de investir em um CRI

    Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) são uma das opções para diversificar investimentos em renda fixa. Em tempos de juros altos, como os atuais, investir em CRI ganha atratividade, especialmente para quem pretende investir por prazos mais longos. Mas, antes de aplicar recursos nesses títulos, vale a pena analisar alguns detalhes. Entenda quais a partir …

    Continue lendo

Fechar

Loading...