O que são fundos multimercados, como funcionam e seus riscos -

O que são fundos multimercados, como funcionam e seus riscos

29/03/2023 às 00:01

29

Quarta

Mar

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O que você vai ler neste artigo

  • O que é Fundo Multimercados: tipo de investimento que mescla diversas estratégias de investimento em um único fundo.
  • Como funciona um Fundo Multimercados: o gestor tem liberdade para escolher as estratégias que serão utilizadas no fundo, buscando a melhor rentabilidade possível para quem é cotista.
  • Perfis de investidores mais alinhados ao Fundo Multimercados: investidores que buscam maior rentabilidade e estão dispostos a correr riscos.
  • Vantagens do Fundo Multimercados: diversificação de estratégias e ativos, possibilidade de maiores rentabilidades e de investir em ativos que não estão disponíveis para investidores comuns.
  • Desvantagens do Fundo Multimercados: os riscos são maiores do que outros tipos de investimentos, e a rentabilidade pode variar.

O que são os fundos multimercado?

Os fundos multimercado permitem investir em ativos de diversos mercados, como renda fixa, câmbio, ações, títulos de dívida e usar derivativos para proteger a carteira. Por características, estes fundos buscam oferecer rendimentos mais elevados do que aqueles de renda fixa, no entanto, assumindo maiores riscos.

Perfil do investidor

Este tipo de investimento é ideal para pessoas que buscam uma diversificação do portfólio. Para investir em fundos multimercados é preciso ter um perfil de investidor mais propenso a tolerar algum nível de risco, por esperar rentabilidade mais elevada. Por essa razão, é considerado um investimento de “renda variável”.

Como funciona este tipo de aplicação?

Os investimentos em multimercados têm como característica o aporte coletivo num veículo financeiro chamado “fundos” que tem CNPJ próprio, e suas estratégias são definidas por um profissional habilitado, chamado “gestor”. A partir de um termo de adesão predefinido, o dinheiro dos investidores é aplicado em ativos variados, renda fixa e variável, assim como em outros fundos, por meio de cotas. Assim sendo, por meio das cotas diárias, o investidor terá a rentabilidade, positiva ou não, sempre de maneira proporcional a cada cota.

Vantagens dos multimercados

Ao optar por fundos multimercados, o investidor tende a ter rentabilidades superiores aos conseguidos nos de renda fixa ao longo do tempo, porém, é fundamental que saiba estar exposto a um maior risco, como acima citamos. A razão dessa possível melhor performance está na maior variedade e flexibilidade de ativos que o gestor tem sob gestão. Além disso, há fundos multimercados cujo resgate tem prazos maiores, o que melhora ainda mais as condições de gestão. O objetivo básico nesses fundos é oferecer resultados superiores ao CDI e alternativas de liquidez mais atrativas.

Riscos atrelados

Sem uma assessoria profissional, os investidores podem se escorar em estratégias falhas, em que a rentabilidade é baixa ou na qual há muitos riscos, sem possibilidade de ganhos, ou mesmo que os tenha, conviver com a relação risco/retorno de forma desproporcional.

É preciso ter cuidado com o efeito manada, onde investidores tomam decisões não racionais, seguindo apenas a intuição de que se muitos estão fazendo algo, é razoável também fazer o mesmo e a história mostra que essa não tem sido a melhor decisão. Mais uma vez, um profissional da área pode fazer a diferença.

Prazos de resgate e custos

Os prazos de resgate dos fundos multimercado variam de acordo com o plano traçado, definidos previamente e obrigatoriamente informados aos investidores através de lâminas, onde devem constar todas as características do fundo.

Quanto maior for o prazo de cotização e resgate, mais flexibilidade terá o gestor, visto que se por exemplo seu fundo tem 30 dias para pagar o cotista por um pedido de resgate, este não será pressionado a vender determinado ativo a qualquer preço.

Compõem os custos dos fundos, normalmente as taxas de administração e de performance, sendo que a de administração é descontada diretamente do valor da cota e da performance em períodos pré-definidos também no estatuto, termo de adesão e lâminas explicativas.

Como falamos no início, os fundos multimercado podem ser uma boa opção para quem busca diversificação em investimentos e espera rentabilidade mais elevada que as gestões de renda fixa. No entanto, é preciso avaliar os riscos envolvidos e buscar a orientação de uma assessoria profissional para evitar estratégias falhas e que não condizem com o perfil do investidor.

Invista nos fundos multimercado com apoio de uma assessoria exclusiva

O ecossistema da Monte Bravo proporciona um atendimento exclusivo para te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros, mostrando e explicando os investimentos mais adequados ao seu perfil, objetivo e história de vida. Você conta com um assessor de investimentos que te dá acesso a uma estrutura robusta, com especialistas e assessoria para te dar tranquilidade em suas tomadas de decisão. Fazemos isso compreendendo a sua história de vida, seus sonhos e estamos prontos para acompanhá-lo nessa jornada. Conte conosco!

Artigos Relacionados

  • 16

    Quinta

    Mai

    16/05/2024 às 10:47

    Investimentos

    Desvendando os Juros Compostos: Estratégias para Multiplicar seus Investimentos

    Compartilhe

    CompartilheVocê já deve ter ouvido falar sobre os juros compostos, mas sabe como aproveitá-los ao máximo nos seus investimentos, para multiplicar o seu patrimônio? Neste guia completo, exploraremos estratégias sólidas e práticas para ajudar você a potencializar seus ganhos e alcançar seus objetivos financeiros.  O Que São Juros Compostos e Por Que Eles Importam? Em …

    Continue lendo
  • 10

    Sexta

    Mai

    10/05/2024 às 16:21

    Investimentos

    Tabela Periódica | Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheHistóricos dos retornos de ativos selecionados Abril foi um mês de forte alta das taxas de juros nos EUA  Tabela Periódica Brasil – Retornos de Classes e Subclasses Fonte: Bloomberg. Elaboração: Monte Bravo. Data Base: 30/04/2024 IBOV: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – principal indicador de ações do Brasil Glossário Brasil Carteiras …

    Continue lendo
  • 06

    Segunda

    Mai

    06/05/2024 às 16:05

    Investimentos

    A Carta Mensal de maio já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNesta edição, nossos especialistas pontuam que a perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável. A incerteza em relação à desinflação, no entanto, atrasou os cortes nos EUA — postergando o rally destes ativos. Confira mais alguns dos principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...