Juros no Brasil: como funciona nosso sistema de juros - Monte Bravo

Juros no Brasil: como funciona nosso sistema de juros

15/03/2023 às 09:38

15

Quarta

Mar

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

No cotidiano do mercado financeiro, lidar com as taxas de juros é praticamente mandatório, afinal, elas têm muita influência na sua carteira de investimento. Por isso, independentemente do seu perfil de investidor, compreender a dinâmica dos juros é uma medida importante na sua jornada. Neste artigo, vamos entender como funciona o sistema de juros no Brasil e como seus investimentos podem ser afetados na prática. 

Para iniciar o assunto, é preciso conhecer algumas definições para a palavra juros, como “percentual que incide sobre um capital investido em um determinado período” e “rendimento cobrado pelo credor sobre um dinheiro emprestado”. Na maioria das vezes, as taxas de juros se apresentam em porcentagem anual. No entanto, é comum também encontrar taxas com bases semestrais, mensais e até mesmo diárias.

Taxas de juros: quais são os indicadores

O sistema brasileiro conta com dois principais indicadores como base da taxa de juros, que são a Selic e o CDI. Entenda a seguir o que são cada um deles:

Taxa Selic 

A Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é a taxa básica de juros da economia brasileira. Quem tem responsabilidade pela sua definição é o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Ela é utilizada pelo governo federal e pelos bancos nas operações, aplicações, empréstimos, financiamentos e outras atividades financeiras do dia a dia.

Quando o Banco Central altera a meta para baixo, por exemplo, a rentabilidade dos títulos atrelados a ela cai. Assim, caem também os custos dos bancos. Ou seja, uma redução da Selic deve fazer com que os juros cobrados pelas instituições financeiras em empréstimos caiam também. A lógica é a mesma quando a Selic sobe: o custo dos bancos sobe, o que faz com que essas instituições passem a cobrar mais pelos empréstimos. 

CDI

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de curtíssimo prazo emitido por instituições bancárias. O Banco Central determina que as instituições encerrem o dia com o caixa sempre em saldo positivo, com objetivo de assegurar a estabilidade do sistema financeiro do país.

O fato é que nem sempre isso ocorre, pois existem dias em que a quantidade de saques e retiradas é maior do que a de depósitos. No entanto, segundo as regras, essa diferença deve ser coberta pela instituição bancária. A saída para esse “impasse” é pegar dinheiro emprestado de outro banco, é aí que entra o CDI.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...