Fed e Copom: como os aumentos dos juros impactam os investimentos? - Monte Bravo

Fed e Copom: como os aumentos dos juros impactam os investimentos?

17/06/2022 às 15:00

17

Sexta

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O Federal Reserve, dos Estados Unidos, e o Comitê de Política Monetária brasileiro, o Copom, anunciaram as decisões de elevar juros na última Super Quarta, dia 15. O Fed realizou aumento de 0,75 ponto percentual, para uma faixa de 1,5% a 1,75%. Este foi o primeiro e o maior aumento dessa magnitude desde 1994. Já o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano, um aumento de 0,5 ponto percentual. Este é o décimo primeiro aumento seguido na Selic, que chegou ao maior patamar desde dezembro de 2016.

De acordo com Luciano Costa, economista e sócio da Monte Bravo, a opção por uma curva de reação mais tempestiva é a resposta do FED as surpresas de inflação.

“Isso deve levar a taxa de juros para 2,5% a.a. na reunião de julho, o que colocará a política monetária em campo restritivo mais cedo que o esperado. Nas projeções divulgadas na reunião de junho, o FED estima que a taxa de juros básica deve atingir 2,4% a.a no final de 2022 e 3,8% a.a. em 2023”, explica.

Ainda nesta semana, o presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, reiterou que o Fed está “agudamente focado” em retornar a inflação dos Estados Unidos à meta de 2%. Segundo ele, a estabilidade de preços contribui para a generalizada confiança no dólar como reserva de valor.

Leia mais: Entenda como funcionam os ciclos econômicos

Com relação à Selic, Luciano aponta para a continuidade do ciclo de aperto pelo Banco Central, o que indica novas altas nas próximas reuniões.

“O Banco Central segue sinalizando continuidade desse ciclo mais duro. Por isso, uma alta adicional de 50 bps em agosto não pode ser descartada. Mas consideramos a taxa Selic em 13,75% a.a. suficientemente contracionista em termos reais para produzir a convergência da inflação para as metas em 2024”, pontua.

Como Copom e Fed impactam na economia?

As altas dos juros têm impacto direto nos investimentos. Os juros básicos da economia brasileira são também o indexador principal dos rendimentos que incidem sobre as carteiras de renda fixa.

Até o início de 2021, o Brasil vinha em um declínio histórico da taxa de juros, que chegou ao patamar de 2%. A medida tentou facilitar o acesso ao crédito em um cenário de tamanha turbulência, enfrentada sobretudo pela pandemia de coronavírus.

Juros mais altos tornam o crédito mais caro, o que inibe o consumo da população. O objetivo é estimular a redução de preços e, consequentemente, a inflação. Juros altos, em geral, costumam provocar uma aversão ao risco em investidores, que acabam optando por mais ativos de renda fixa, por exemplo.

Já a elevação dos juros americanos impactam nos resultados de quem investe na bolsa. A tendência é a perda de capital para os Estados Unidos, uma vez que títulos públicos americanos, por exemplo, acabam rendendo mais.  

“Em cenários como estes é fundamental avaliar a carteira de investimentos e entender se ela está de acordo com o objetivo do investidor. Vimos as bolsas americanas caírem e, ao fim da semana, voltarem a subir. Como tivemos um feriado no Brasil, o Ibovespa reflete o resultado líquido dos dois dias”, finaliza Luciano Costa.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...