Temporada de balanços: o que você precisa saber - Monte Bravo

Temporada de balanços: o que você precisa saber

06/05/2024 às 10:31

06

Segunda

Mai

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe
Temporada de balanços: o que você precisa saber.

A temporada de balanços é uma época importante para quem quer começar a investir ou já investe em ações. A cada três meses, as empresas listadas em Bolsa precisam divulgar seus resultados. Isso permite a analistas e investidores saber como foi o desempenho das empresas no trimestre.

Divulgar essas demonstrações é obrigatório, e as empresas soltam os números de 30 a 45 dias após o fim do trimestre. Essas informações ficam disponíveis para consulta e download no site de Relações com Investidores (RI) das empresas. Em alguns casos, também é possível ouvir as apresentações para acionistas e para analistas do mercado.

Vale a pena investir tempo nisso? Sem dúvida. Além de atender uma obrigação legal, a divulgação dos números permite aos investidores conhecer os números da empresa e tomar decisões de investimento melhores. Com as demonstrações fica mais simples analisar se os números estão dentro das expectativas ou não.

Segundo os especialistas, as principais informações para observar durante a temporada de balanços são receita líquida, lucro líquido, margens de lucro, fluxo de caixa operacional, atividades de investimento, patrimônio líquido, perspectivas futuras e dividendos. Para os profissionais, é crucial comparar os resultados com as expectativas, analisar tendências, comparar com empresas do mesmo setor, avaliar a qualidade da gestão e ler os relatórios completos.

Alguns dos indicadores divulgados são autoexplicativos, outros, talvez você precise pesquisar o significado. Dentro da área de RI (Relação com Investidores), há muito material que auxilia no entendimento dos resultados, dedique algum tempo a isso e você irá perceber que não é tão difícil. Aqui estão algumas definições para ajudar você a se familiarizar:

P/L (Preço/Lucro): significa o preço da ação dividido pelo lucro e permite comparar a valorização da empresa com a de outras do setor

P/VPA: preço dividido pelo valor patrimonial

Receita Líquida: valor total que a empresa vendeu, excluindo os custos específicos de venda, como comissões

Lucro Operacional Líquido (Ebitda): é um dos indicadores mais importantes, pois demonstra a geração de caixa oriunda da atividade operacional da empresa.

Endividamento líquido: valor da dívida com subtração do capital disponível em caixa. Ajuda a entender como está a saúde financeira da empresa e sua capacidade de saldar seus compromissos.

Para facilitar a vida do investidor, principalmente para os iniciantes, é indicado observar primeiro o balanço patrimonial, pois nele é possível ver de forma rápida a situação financeira do período de uma forma mais simples, já que é composto por três contas: ativo, passivo e patrimônio líquido. O primeiro é tudo o que a empresa tem, o segundo é tudo o que deve e por último, o patrimônio líquido que é a diferença entre eles.

Quando os resultados são divulgados os preços das ações podem variar, por exemplo: uma companhia que teve seus números abaixo das expectativas pode sofrer com uma variação negativa em seu preço por ação. Já uma empresa que teve seus resultados dentro ou acima do esperado pode ocorrer a valorização de seus papéis na Bolsa.

As ações são investimentos para longo prazo, portanto, entender os fundamentos de uma empresa é fundamental para decidir se irá se tornar sócio do negócio. Isso significa que a análise de alguns indicadores específicos não basta, precisa lembrar-se que o diagnóstico da companhia é resultante da combinação de todos eles. Portanto, sua decisão como investidor de comprar ou vender uma ação não pode se pautar apenas no dado de a empresa ter bons múltiplos em um determinado período, mas sim, enxergar o cenário macro.

Para saber se a companhia é lucrativa de forma consistente, dedicar tempo para entender os demonstrativos de resultado e perspectivas para médio e longo prazo são fundamentais para o sucesso como investidor. Bruno Benassi, analista de Ativos da Monte Bravo, diz que é importante identificar os aspectos negativos do balanço das empresas, prestando atenção aos não recorrentes ou ver se a empresa não está trocando crescimento de receita por diminuição de margem.

Leia a notícia na íntegra no Portal da Forbes.

Artigos Relacionados

  • 20

    Segunda

    Mai

    Entenda por que ações podem cair mesmo quando o balanço é positivo

    20/05/2024 às 12:20

    Sala de Imprensa

    Confira as ações mais recomendadas para investir

    Compartilhe

    CompartilheAs ações da Sabesp são as mais recomendadas para se investir em maio, de acordo com levantamento feito pela CNN com instituições financeiras. Foram consultados sete bancos e corretoras, que indicaram as melhores ações para investir na bolsa de valores brasileira nas próximas semanas. As top 5 mais indicadas foram: Cenário econômico O contexto econômico atual é …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 12:03

    Sala de Imprensa

    Expectativas do cenário econômico mundial em 2024

    Compartilhe

    CompartilheO economista Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, participou como convidado do podcast Wall Street Cast para falar sobre as expectativas do cenário econômico mundial em 2024. O bate-papo foi com o Rodrigo Ferron, também da Monte Bravo. Alexandre é formado em economia pela USP, mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas, líder de pesquisa …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 11:28

    Sala de Imprensa

    Análise econômica com Luciano Costa no BM&C News

    Compartilhe

    CompartilheO economista-chefe Luciano Costa, da Monte Bravo Corretora, conversou com a equipe de reportagem do BM&C News e fez análise econômica sobre as últimas movimentações do mercado com as recentes mudanças na Petrobras, também abordando o cenário político. Além do que se pode esperar da próxima presidente da empresa, antes comandada por Jean Paul Patres, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...