Setor de serviços: análise do economista Luciano Costa na Veja - Monte Bravo

Setor de serviços: análise do economista Luciano Costa na Veja

16/03/2024 às 01:03

16

Sabado

Mar

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Em um ano em que o setor agropecuário mostra perda de força como motor do crescimento econômico — como ocorreu em 2023 — o setor de serviços dá sinais de fôlego e de que deve puxar o avanço do PIB neste ano.

Em janeiro, o volume de serviços prestados avançou acima da estimativa do mercado, chegando ao terceiro mês consecutivo, impulsionado especialmente pelo aumento da atividade em cinemas e plataformas de streaming durante o período de férias.

Este desempenho demonstra o papel crucial deste setor na retomada econômico.

“Em contraste com o ano passado, onde o crescimento estava concentrado no setor externo e na agricultura, setores que demandam menos emprego, agora vemos um crescimento mais voltado para o mercado interno.

Isso significa mais empregos, mais renda disponível e, provavelmente, um aumento no consumo, além de um aumento nos investimentos das empresas ao longo do ano”, diz Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo.

Neste ano, diversos fatores impulsionou o crescimento do setor de serviços. O mercado de trabalho aquecido e a inflação controlada têm criado um ambiente favorável para o consumo.

Projeções econômicas

As projeções econômicas apontam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2%. “Provavelmente a demanda doméstica impulsionará o crescimento deste ano, que é exatamente o consumo e os investimentos”, diz Costa, da Monte Bravo Corretora.

Contudo, segundo o especialista, os efeitos dos cortes de juros realizados pelo Banco Central ainda não foram totalmente sentidos na economia. Então, é provável que continuaremos vendo reduções adicionais, o que pode estimular ainda mais o consumo.

“Podemos esperar um crescimento do PIB maior que as projeções de 2,2%”, diz. No entanto, a estabilidade na expansão dos serviços, aliada ao crescimento da indústria, à recuperação dos investimentos produtivos, será fundamental para alcançar, ou até mesmo ultrapassar, essa meta.

Por fim, leia mais: clique aqui.

Luciano Costa

José Luciano da Silva Costa é economista-chefe e sócio da Monte Bravo. Formado em economia pela FEA-USP e com mestrado em economia pela FGV-SP. Durante sua carreira se especializou em política monetária, modelagem econométrica e a cobertura de economia local e global. Com experiência de mais de 20 anos foi Gerente Executivo de Renda Fixa e Macroeconomia da Fundação Petrobras de Seguridade Social (PETROS). Anteriormente, foi economista sênior e economista-chefe na Bradesco Asset Management, Itaú Asset Management e Unibanco Asset Management. Também trabalhou como economista pleno no Banco Itaú e no ABN AMRO Bank.

Artigos Relacionados

  • 20

    Segunda

    Mai

    Entenda por que ações podem cair mesmo quando o balanço é positivo

    20/05/2024 às 12:20

    Sala de Imprensa

    Confira as ações mais recomendadas para investir

    Compartilhe

    CompartilheAs ações da Sabesp são as mais recomendadas para se investir em maio, de acordo com levantamento feito pela CNN com instituições financeiras. Foram consultados sete bancos e corretoras, que indicaram as melhores ações para investir na bolsa de valores brasileira nas próximas semanas. As top 5 mais indicadas foram: Cenário econômico O contexto econômico atual é …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 12:03

    Sala de Imprensa

    Expectativas do cenário econômico mundial em 2024

    Compartilhe

    CompartilheO economista Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, participou como convidado do podcast Wall Street Cast para falar sobre as expectativas do cenário econômico mundial em 2024. O bate-papo foi com o Rodrigo Ferron, também da Monte Bravo. Alexandre é formado em economia pela USP, mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas, líder de pesquisa …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Mai

    20/05/2024 às 11:28

    Sala de Imprensa

    Análise econômica com Luciano Costa no BM&C News

    Compartilhe

    CompartilheO economista-chefe Luciano Costa, da Monte Bravo Corretora, conversou com a equipe de reportagem do BM&C News e fez análise econômica sobre as últimas movimentações do mercado com as recentes mudanças na Petrobras, também abordando o cenário político. Além do que se pode esperar da próxima presidente da empresa, antes comandada por Jean Paul Patres, …

    Continue lendo

Fechar

Loading...