Sala de Imprensa
21/02/2024 • 4 mins de leitura
Cenário econômico e política fiscal no Suno Notícias
Cenário econômico: com a aprovação pelo Congresso, a execução do…

O Ibovespa abriu a semana em alta e ultrapassou pela primeira vez a marca de 150 mil pontos, impulsionado pelo movimento global de valorização das bolsas após o corte de juros nos Estados Unidos. No cenário interno, o avanço refletiu também as expectativas em torno da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e a nova redução na estimativa de inflação para 2025, divulgada no Boletim Focus do Banco Central.
O estrategista-chefe da Monte Bravo, Alexandre Mathias, analisou o cenário econômico e o desempenho do mercado financeiro. Em entrevista ao Em Ponto, destacou a sequência de queda nas projeções de inflação, a valorização do real frente ao dólar e a postura do Banco Central em manter uma política monetária restritiva. Segundo ele, a instituição deve preparar o mercado para iniciar cortes na taxa Selic a partir de janeiro, diante da convergência das expectativas de inflação.
Já durante a participação no Conexão GloboNews, Mathias comentou o marco histórico do Ibovespa e atribuiu o avanço do índice à entrada de capital estrangeiro em mercados emergentes, impulsionada pela perspectiva de redução dos juros nos Estados Unidos. Apesar do ambiente externo favorável, reforçou que o movimento da bolsa não reflete melhora nos fundamentos da economia brasileira, ainda marcada por desafios fiscais e pela inflação acima da meta.