Brasil ainda está próximo do pleno emprego, diz Luciano Costa

28/03/2025 às 16:35

28

Sexta

Mar

< 1 minuto de leitura
Compartilhar
Brasil ainda está próximo do pleno emprego, diz Luciano Costa.

VEJA Mercado: desemprego ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, alta em relação ao trimestre anterior

A taxa de desemprego foi de 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, 28. O resultado é 0,7 ponto percentual maior que os 6,1% do trimestre anterior. Esse aumento da desocupação, no entanto, já era esperado por economistas, já que reflete o fim das vagas temporárias tradicionalmente abertas durante o Natal e ano novo.

“A inflação, especialmente a de serviços, mostra que o emprego ainda está bastante aquecido” diz Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo Corretora. “Se não for pleno emprego, é próximo disso”. Via de regra, quando a economia atinge ou ultrapassa o pleno emprego, a escassez de trabalhadores pressiona os salários para cima, o que costuma aumentar os preços dos produtos.

Assista à entrevista:

Matéria publicada no portal Veja Negócios.

Artigos Relacionados

  • 11

    Sexta

    Abr

    11/04/2025 às 16:47

    Sala de Imprensa

    Com ritmo menor de expansão, assessorias de investimentos ajustam modelos

    Cenário de juros altos tira tração da distribuição pelo canal ‘B2B’ e executivos do setor se adaptam para próximo ciclo Depois de um período pujante para o mercado de assessorias de investimentos, a reversão para um cenário de juros altos nos últimos três anos obrigou o setor a se reinventar. Os cheques gordos que vinham …

    Continue lendo
  • 11

    Sexta

    Abr

    11/04/2025 às 16:15

    Sala de Imprensa

    Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) derretem seguindo petróleo no exterior

    Os papéis da Petrobras sofreram mais um dia de queda firme no pregão desta quinta-feira (10), seguindo o movimento do petróleo no exterior. Tudo isso acontece em mais um dia de temor entre vai e volta da política comercial imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No fechamento, os papéis ordinários da Petrobras (ON, com direito …

    Continue lendo
  • 11

    Sexta

    Abr

    11/04/2025 às 15:50

    Sala de Imprensa

    Dólar recua no 1º tri de 2025, mas incertezas podem limitar valorização 

    Após atingir R$ 6,30 no fim de 2024, o dólar à vista acumula queda de mais de 6% em 2025 e opera abaixo de R$ 5,80. Apesar da valorização do real, analistas alertam que incertezas externas, instabilidade fiscal e o comportamento dos fluxos cambiais podem limitar a continuidade do movimento. Um ambiente externo incerto, com …

    Continue lendo