Alta do IBC-BR em novembro não muda arrefecimento da atividade

20/01/2025 às 12:57

20

Segunda

Jan

2 minutos de leitura
Compartilhar
Alta do IBC-BR em novembro não muda arrefecimento da atividade

Os sinais de moderação da atividade na margem permanecem, apesar da alta de 0,10% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em novembro, que superou a mediana negativa, de -0,10%, das projeções. A avaliação é do economista-chefe da Monte Bravo, Luciano Costa.

“A atividade vem de um terceiro trimestre forte, há devolução em alguns segmentos. Temos de ver se os dados de dezembro confirmarão essa mudança de tendência”, diz.

A despeito de os indicadores do último mês ainda não terem saído, a Monte Bravo reduziu sua estimativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2024, de 0,6% para 0,4%. Dessa forma, a projeção para o PIB fechado para o ano passado saiu de 3,6% para 3,5%. “O PIB deve continuar com crescimento acima do potencial. A única coisa é que vai diminuir a velocidade”, afirma Costa. Para 2025, a corretora espera expansão de 1,5% no PIB.

Ainda que haja sinais de desaquecimento da atividade econômica, o economista da Monte Bravo não espera alteração das apostas de altas de um ponto porcentual na taxa Selic nas duas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), neste mês e em março. “Não traz muito alívio à política monetária. O PIB ano contra ano está em quase 4%, é bem elevado. A inflação ainda está muito alta”, afirma.

A Monte Bravo vê o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrando 2025 em 6,2% e indo a 4,5% em 2026.

Matéria produzida pelo Broadcast.



Artigos Relacionados

  • 22

    Terça

    Abr

    22/04/2025 às 11:40

    Sala de Imprensa

    IFIX pode encerrar 2025 com a maior alta dos últimos oito anos, diz Monte Bravo

    IFIX: até o momento, o índice que reúne os principais fundos imobiliários da B3 avança 5,72% no acumulado do ano O IFIX  – índice que reúne os fundos imobiliários (FIIs) mais negociados da B3 – subiu 6,14% no acumulado de março. Os ganhos, segundo dados da Elos Ayta Consultoria, representam a maior alta mensal desde outubro de 2017, quando …

    Continue lendo
  • 22

    Terça

    Abr

    22/04/2025 às 11:25

    Sala de Imprensa

    Ibovespa pode fechar 2025 com um recorde histórico, diz Monte Bravo

    O Ibovespa ganhou fôlego e recuperou parte das perdas dos últimos dias em decorrência do tarifaço de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Os ganhos refletem o alívio dos investidores com a isenção temporária das tarifas recíprocas sobre os itens eletrônicos, como smartphones e chips, que foi anunciada pelo governo americano. Veja mais detalhes nesta …

    Continue lendo
  • 22

    Terça

    Abr

    22/04/2025 às 11:09

    Sala de Imprensa

    Tarifaço leva a revisão cautelosa do IPCA

    Petróleo em baixa deve aliviar pressão inflacionária enquanto analistas esperam definições dos EUA Diante da forte indefinição que cerca os rumos do tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, economistas têm adotado bastante cautela para incorporar os efeitos da guerra comercial sobre as projeções para a inflação brasileira em 2025. Em um movimento …

    Continue lendo