Ações: entenda por que pode cair - Monte Bravo

Ações: entenda por que pode cair

15/04/2024 às 09:59

15

Segunda

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Ações: entenda por que pode cair.

A divulgação de um balanço positivo nem sempre se traduz em alta das ações de uma empresa. Diversos fatores podem levar a uma queda no preço dos papéis, como, por exemplo, a frustação das expectativas do mercado e a qualidade do lucro.

Companhias como Mercado Livre (MELI34) e Vibra (VBBR3) viram seus papéis recuarem na B3 mesmo com a divulgação de bons números no 4T23. A varejista brasileira apresentou lucro líquido de US$ 165 milhões, enquanto a Vibra reportou lucro líquido de R$ 3,3 bilhões.

Cenário econômico influencia mas é necessário avaliar “além dos números”

 Já para Bruno Benassi, especialista em ações da Monte Bravo Corretora, apesar de bater os alinhamentos e projeções de mercado, a qualidade dos resultados pode ser considerada ruim pelo mercado. Pode acontecer, por exemplo, algo não recorrente ou ganho tributário que faz o investidor diminuir o imposto pago e, por isso, ter um lucro líquido maior.

“É interessante avaliar para além dos números do balanço financeiro de uma empresa. É necessário notar qual era a expectativa do mercado, se a qualidade do resultado é boa ou não, se há projeção de algum guidance ou algum guidance de receita ou de margem, a geração de caixa e se a mensagem da diretoria da companhia é positiva ou negativa”, afirmou.

Segundo Benassi, o derretimento das ações do Mercado Livre se deu em razão de um fator macroeconômico. Na Argentina, a empresa teve dificuldades ao comparar os números de sua operação, além da questão tributária envolvendo o Brasil e a Argentina em como fazer um repasse ou como fazer a contratação de um serviço de TI.

O que o investidor pode fazer?

A queda das ações de uma empresa após a divulgação de um balanço positivo pode ser um momento de incerteza para quem aposta em uma companhia. É natural se perguntar o que fazer nesse tipo de situação. Por isso, os analistas sugerem algumas dicas que podem ajudar investidores a entender esse cenário. Confira:

  • Analisar detalhadamente as razões por trás da queda;
  • Avaliar os prós e contras;
  • Agir de acordo com seus objetivos e tolerância de risco;
  • Analisar o investimento a longo prazo.

Notícia publicada no portal Investidor 10.

Artigos Relacionados

  • 20

    Segunda

    Jan

    20/01/2025 às 13:06

    Sala de Imprensa

    Petróleo e NY indefinida jogam Ibovespa para baixo, após três altas seguidas

    O Ibovespa cai perto do fim da manhã da quinta-feira, 16, devolvendo uma parcela da valorização de 2,81%, aos 122.650,20 pontos, da quarta-feira. ‘Pode ser um movimento de correção, após três dias de ganhos. A alta de ontem foi bastante’, pontua Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3. Apesar da alta de 1,92% do minério …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Jan

    20/01/2025 às 12:57

    Sala de Imprensa

    Alta do IBC-BR em novembro não muda arrefecimento da atividade

    Os sinais de moderação da atividade na margem permanecem, apesar da alta de 0,10% do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em novembro, que superou a mediana negativa, de -0,10%, das projeções. A avaliação é do economista-chefe da Monte Bravo, Luciano Costa. “A atividade vem de um terceiro trimestre forte, há devolução em …

    Continue lendo
  • 20

    Segunda

    Jan

    20/01/2025 às 12:44

    Sala de Imprensa

    IPCA de dezembro chancela juros altos

    Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgados nesta sexta-feira, 10, selam as expectativas dos investidores de uma trajetória de alta da Selic ao longo de 2025 – sem espaço para um Banco Central leniente. Com o estouro da meta de inflação de 3% em 2024, Gabriel Galípolo chega ao posto …

    Continue lendo

Fechar

Loading...