O que é a metodologia Factor Investing? - Monte Bravo

O que é a metodologia Factor Investing?

09/09/2022 às 17:24

09

Sexta

Set

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

O factor investing (fatores de investimento) é uma metodologia de planejamento que tem como ponto de partida fatores que influenciam a performance dos ativos selecionados, especialmente aqueles de longo prazo.

Ao lançar mão dela, o investidor não fica preso à especulação financeira. Além disso, a metodologia ajuda na análise não somente dos ativos em si, mas também das características da economia ou do mercado que podem afetar diretamente a rentabilidade. As carteiras de investimento e os mercados estão expostos a múltiplos fatores, em níveis variados. Dessa forma, o retorno do portfólio pode ser orientado por critérios como um tipo ou classe de ativos (ações, duration ou sensibilidade à taxa de juros, imóveis e commodities), exposição geográfica (ações internacionais ou nacionais) e fontes alternativas de risco como valor, crescimento, tamanho, momento e volatilidade.

Quais são os fatores de investimento?

Existem diversos fatores considerados nesta metodologia. Eles servem como filtros que tornam mais fácil a avaliação sobre quais ativos têm maior potencial de ganho em relação ao risco envolvido. Também tornam mais assertiva a decisão sobre qual investimento fazer.

Podemos agrupar esses fatores em dois grupos principais: macroeconômicos (estatísticos ou implícitos) e de estilo. Conheça:

Fatores macroeconômicos

Os ativos dessa categoria são mais amplos e influenciados por mudanças no cenário econômico. Decisões relacionadas a políticas monetárias de países ou desempenho da economia global, por exemplo, tensionam os investimentos. Alguns dos principais critérios desse fator são:

●     Inflação

●     Taxa de juros

●     Desemprego

●     Câmbio

●     Riscos políticos e de soberania

●     Risco de crédito

●     Liquidez

●     Crescimento econômico (PIB)

Fatores de estilo

Esses fatores ajudam numa análise mais aprofundada, apoiando a decisão sobre onde investir e permitindo comparar ativos, são eles:

Valor: são avaliados aspectos que indicam se o sativos (value investing) estão subvalorizados ou até supervalorizados, ou seja, quanto vale o ativo.

Momento: são avaliados os desempenhos das ações a partir do seu histórico, com objetivo de projetar como vão se comportar no futuro.

Qualidade: são considerados aspectos relacionados à empresa que oferta as ações, como nível de endividamento, controle do caixa, lucro e ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido), entre outras variáveis.

Volatilidade: o foco são ativos com valores mais estáveis e riscos mais controlados, favorecendo um retorno ajustado ao nível do risco.

Tamanho: como o nome diz, é levado em conta o porte da empresa. Companhias menores podem ter uma tendência de maior crescimento e, consequentemente, melhor potencial de retorno.

Metodologia Factor Investing: vantagens do investimento em fatores

A metodologia factor investing pode trazer alguns benefícios para a estratégia de investimento, como possibilidade de potencializar os ganhos, maior gestão dos riscos e melhoria na diversificação dos ativos. Essa estratégia está mais focada no planejamento que visa ao longo prazo.

Com apoio de uma análise profissional, é mais fácil para quem investe alcançar os resultados mais ajustados aos objetivos. Além disso, o apoio do assessor de investimento é determinante na criação de uma estratégia que faça sentido e esteja alinhada ao perfil do investidor.

Artigos Relacionados

  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 19:50

    Outros

    Monte Bravo Analisa COPOM – 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheCopom reduz taxa Selic para 10,75%  a.a. Conforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 10,75% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:Ambiente externo segue volátil, marcado pelo debate sobre o início do corte de juros …

    Continue lendo
  • 20

    Quarta

    Mar

    20/03/2024 às 18:11

    Outros

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 20.03.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém Fed Funds em 5,50%, mediana das expectativas aponta taxa de 4,75% a.a. em dezembro O FOMC manteve a taxa de Fed Funds (juros base dos EUA) em 5,50% a.a. e avalia que os riscos para o duplo mandato de pleno emprego e inflação estão evoluindo para um balanço mais equilibrado. O Comitê segue …

    Continue lendo
  • 14

    Quinta

    Mar

    14/03/2024 às 16:17

    Outros

    Regulamentação da Receita Federal sobre a tributação de bens e rendimentos detidos no exterior por residentes fiscais no Brasil

    Compartilhe

    CompartilheApós meses de grande expectativa, a Receita Federal do Brasil (“RFB”) publicou, na última quarta-feira, dia 13 de março, a Instrução Normativa (“IN”) nº 2.180/2024, que trata sobre a tributação de bens e rendimentos obtidos por pessoas físicas residentes no País com depósitos não remunerados no exterior, moeda estrangeira mantida em espécie, aplicações financeiras, entidades …

    Continue lendo

Fechar

Loading...