MB Sócios

Transição Energética: as implicações no Brasil e no mundo

23/07/2021

Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

A Pandemia causada pelo Covid-19 acelerou diversos processos já em curso no mundo todo, entre eles a digitalização e, mais importante, uma maior conscientização socioambiental. Em meio a este cenário, vimos o surgimento de carros elétricos, reflexo da emissão de gases, e o nascimento da internet 5G. Os dois juntos, sem dúvida, vão transformar as relações e pressionar ainda mais a demanda por energia elétrica em todo o planeta. 

De acordo com o artigo “O Planejamento e o Futuro do Setor Elétrico Brasileiro”, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os países em desenvolvimento já respondem por 50% de todo o consumo de energia do mundo. E que até 2035 emergentes como Índia, Brasil, China e Rússia devem aumentar a demanda em pelo menos 50%. 

Em um webinar promovido pela Monte Bravo, Jose Luiz Torres Jr, sócio e analista da Apex Capital, ressaltou o aumento da capacidade de geração eólica do Brasil nos próximos anos, que passará de 15 gigawatts (GW) para 40 até 2030, um aumento de cerca de 160%. 

Além disso, para ele, o movimento de produção e uso de etanol iniciado no país foi muito interessante, e a Índia também tem feito algo parecido com o uso de biocombustíveis. Caso ganhe corpo, tal estratégia pode mudar o panorama mundial do mercado de açúcar.   

Torres também destacou algumas empresas que podem capturar este movimento na bolsa brasileira em um futuro não tão distante. Vale destacar que esta não é uma recomendação. Sempre destaco nos artigos a importância de estudar os cases e buscar a ajuda de um profissional para tomar as melhores decisões de investimentos. 

Neste sentido, companhias como Eneva (SA:ENEV3), Ômega Energia (SA:OMGE3), Cosan (SA:CSAN3) e Raízen, segundo ele, estão bem posicionadas no mercado para aproveitar esta mudança de matriz energética. 

Obviamente que cada uma buscará seus resultados de formas distintas. Não cabe aqui comentar o racional de todas elas em detalhes, mas a Eneva, na visão de Torres, é uma empresa que tem capacidade de continuar gerando valor aos acionistas ao longo do tempo. 

A Omega, por outro lado, se destaca pela forte atuação no segmento de energia eólica com cerca de 10% do market share brasileiro e a Raízen tem tudo para ser uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil e do Mundo na visão do analista. 

Por último, ele destacou a potência da Cosan, bastante conhecida pelo mercado, que tem uma estrutura de holding diversificada nos setores de energia e infraestrutura. 

Se você ainda tem dúvidas sobre as mudanças em curso, busque se informar. Diversos ativos sofrerão mudanças significativas, sejam negativas ou positivas. É fundamental que o investidor esteja posicionado da melhor forma para se proteger e aproveitar os movimentos do mercado. Bons negócios!


Invista com a melhor assessoria de investimentos do Brasil

Entre em contato com a Monte Bravo Investimentos e abra sua conta!


Compartilhe

Quer saber como investir melhor o seu patrimônio?

Invista para potencializar as suas conquistas.

Leia também

  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Sócios

    O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Se você conversar com uma pessoa nascida na década de 1960, talvez ela diga que sempre conviveu com instabilidades no Brasil. O mesmo padrão pode ser encontrado quando o bate-papo acontece com algum empresário e o tema são as crises econômicas. Com exceção de alguns períodos, de fato, […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #17 | Elevação do IOF para o custeamento do Auxílio Brasil: O que muda?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    quinta

    set

    16/09/2021

    MB Sócios

    A diferença entre ser líder e chefe

    Por Filipe Portella, sócio-fundador da Monte Bravo. A primeira vez em que me vi responsável por uma equipe, pensei sobre quem eu queria ser para cada um deles. E essa reflexão me acompanha até hoje. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que ser chefe, criar distanciamento, centralizar decisões e conquistar autoridade pelo poder, é […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Sócios

    IPOs: entrar ou não entrar?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O título pode até parecer um pouco ousado, mas a verdade é que a resposta para esta pergunta varia caso a caso. Não existe uma regra universal proibindo o investidor de entrar em uma oferta pública inicial, mas alguns pontos precisam ser analisados na tomada de decisão. Durante […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #16 | As oscilações do mercado após sete de setembro e a preocupação com a economia americana

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 09

    quinta

    set

    09/09/2021

    MB News

    Entenda como as famílias de alta renda cuidam de seus patrimônios

    Leia o nosso artigo na revista ONNE Digital. Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Sócios

    Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O mundo se tornou complexo de ser compreendido nos dias de hoje. A velocidade com que as informações são disseminadas e decisões são tomadas exige dedicação, seja de um profissional de qualquer área ou do investidor. Com exceção de alguns cientistas, arrisco dizer que poucos apostavam que teríamos […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #15 | Semana de volatilidade e os impactos nos investimentos

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 02

    quinta

    set

    02/09/2021

    Economia

    Racionamento de energia elétrica e apagão no Brasil?

    A crise energética que o Brasil está vivendo é um dos destaques do noticiário nas últimas semanas. Especialistas alertam para reajustes na conta de luz. Outros chamam a atenção para algo ainda mais preocupante: Racionamento de energia e apagão. Na última quarta-feira (01.09), o vice-presidente Hamilton Mourão confirmou a possibilidade de maior controle sobre o […]

    Compartilhe

    Continue lendo

R. Min. Jesuíno Cardoso, 454 - 9° andar Vila Nova Conceição, São Paulo-SP, 04544-051, Fone (11) 3018-0960

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

1