Os desafios do Banco Central na pandemia e o que fazer com os seus investimentos

Os desafios do Banco Central na pandemia e o que fazer com os seus investimentos

05/02/2021 às 15:01

05

Sexta

Fev

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O cenário causado pela pandemia é, sem dúvida, preocupante. Ao mesmo tempo que o fato pressionou as contas públicas e prejudicou o fiscal, a crise também gerou distorções na inflação. Sem falar nos danos humanos irreparáveis.

O IPCA fechou o ano de 2020 com uma alta de 4,52% e o IGP-M, 23,14%. Diante disso, é preciso que o investidor fique atento para definir qual estratégia de investimentos é a mais adequada.

O que diz o Banco Central?

Durante o MB Strategy, evento promovido pela Monte Bravo, o presidente do Banco Central, Sr. Roberto Campos Neto, disse que o crescimento no curto prazo não deve ser muito robusto no Brasil e que o quadro fiscal é “a chave de tudo”.

Segundo ele, a entidade terá ou não espaço para manejar a política monetária de acordo com o quadro das contas públicas.

Além disso, destacou que os recentes choques inflacionários na economia brasileira são temporários e causados pela alta das commodities, desvalorização cambial e elevação dos preços de alimentos.

Ele também lembrou que alguns membros do Copom têm uma visão mais pessimista sobre a inflação e que a autoridade monetária segue monitorando o mercado a fim de fazer os ajustes necessários para que o país resolva seus problemas fiscais.

Mas como ficam os investimentos diante do quadro descrito acima?

Em primeiro lugar, vale pegar o gancho na fala de Campos Neto sobre o fiscal ser a “chave de tudo“. Caso o país seja irresponsável e contraia ainda mais dívidas de forma desordenada (é preciso de contrapartidas), a taxa de câmbio pode ficar ainda mais pressionada causando mais problemas na economia.

Do ponto de vista do investidor, é interessante olhar para ativos internacionais não apenas com foco em diversificação, como disse Felipe Hirai, da Dahlia, mas como estratégia bem definida já que existem excelentes opções nos mercados globais.

E o que fazer com os investimentos?

Aqui no mercado brasileiro existem opções como fundos cambiais, contratos de dólar e os BDRs/ETFs. Eu mesma já falei sobre o assunto em outros artigos. Se você ainda tem dúvidas, não deixe de conversar com um assessor ou profissional de investimentos.

Momentos como este oferecem riscos, mas também possibilidades para quem gosta de riscos. Dito isso, é preciso ficar de olhos abertos aos desdobramentos da vacinação.

Novas variantes da Covid-19 têm preocupado os agentes de mercado e caso os imunizantes não funcionem como o esperado ao redor do mundo, corremos o risco de novos lockdowns e suas já conhecidas consequências. É preciso estar preparado!

Lembre-se: 

Contar com uma assessoria de investimentos de excelência e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, e uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo cuidando do seu futuro. 

Conheça agora:

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...