Orçamento de 2021 aprovado: Com o que o investidor deve ficar atento?

Orçamento de 2021 aprovado: Com o que o investidor deve ficar atento?

30/04/2021 às 15:11

30

Sexta

Abr

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O Orçamento de 2021 finalmente foi sancionado esta semana depois de alguns meses de discussão sem que se chegasse a um denominador comum. O texto publicado no último dia 22 modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e retira da meta fiscal os créditos extraordinários oriundos do enfrentamento à pandemia.

Com as novas diretrizes, o governo pode deixar cerca de R$100 bilhões de fora da meta fiscal deste ano. Caso o texto fosse aprovado sem os cortes com despesas emergenciais, o Governo poderia correr o risco de cometer crime de responsabilidade.

Isto porque a LDO 2021 permitirá que o Executivo corte despesas discricionárias por decreto para garantir o atendimento à totalidade das despesas obrigatórias. Além disso, esta autorização trará maior agilidade para a realocação de recursos do orçamento.

Neste sentido, o mercado tende a reagir de forma positiva, pois, em tese, o país tirou o risco de quebrar ou flexibilizar o teto sem contrapartidas. Quando há esta certeza de que movimentos irresponsáveis não ocorrerão, a sequência lógica é que a exigência de prêmio seja menor por parte dos investidores.

E isto gera um ciclo virtuoso muito interessante, já que também resulta em custo de dívida mais baixo, abrindo a possibilidade para outros movimentos fiscais que ajudem o país a crescer de forma sustentável.

Desta forma, a tendência é que a volatilidade dos mercados seja reduzida e a curva de juros se comporte de forma mais amena.

O investimento em bolsa pode ser interessante neste momento, mas é preciso ficar atento aos próximos movimentos do Governo e do Congresso. Por outro lado, ainda estamos em meio à pandemia e novos lockdowns podem afetar os mercados.

Se você não sabe como se proteger, sugiro que leia alguns dos meus artigos. Neles, eu tento trazer, de forma didática, algumas ideias para que os leitores possam investir melhor. Bons negócios!

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...