MB Sócios

Ibovespa em 129 Mil Pontos. O Brasil Está Mesmo no Pico?

11/06/2021

Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

As últimas semanas foram bastante movimentadas no mercado brasileiro. O mês de maio foi marcado pela alta do nosso Ibovespa, que bateu a marca de 129 mil pontos no dia 02/06. Contudo, será que estamos realmente no pico?

De acordo com o estrategista da XP Investimentos, Fernando Ferreira, o Ibovespa está deflacionado quando olhamos IPCA e outros indicadores. Segundo o analista, é preciso que o índice suba cerca de 20% para chegar ao pico de 2008. Se considerarmos o IGP-M, a alta precisa ser superior a 50% para chegarmos ao topo.

Porém, para que o cenário positivo se concretize e a bolsa possa bater novos recordes, alguns fatores precisam ser confirmados. Um deles, por exemplo, é o ciclo das commodities. Alguns analistas dizem que o ciclo atual deve durar cerca de dois anos, porém, há a possibilidade de que ele evolua e permaneça durante cinco ou seis anos.

Diante disso, olhar para o setor é fundamental, pois a bolsa brasileira ainda é bastante dependente dessas empresas, que correspondem a cerca de 36% do nosso índice. Se tirarmos este fator do mercado no Brasil, segundo Fernando Ferreira, nossos ativos estão relativamente caros.

Neste sentido, é preciso ficar atento a este movimento, que certamente será afetado pela retomada econômica mundo afora. Vale lembrar que ainda temos estímulos sendo lançados mensalmente nas economias pelo Banco Central Europeu e Federal Reserve, algo que sem dúvida ajuda a inflacionar o preço de ativos e insumos.

Por outro lado, o pacote de infraestrutura americano também é outro ponto que deve ficar no radar do investidor brasileiro. Caso ocorra de fato, as commodities possivelmente serão beneficiadas e podem puxar o nosso índice para cima.

Algumas áreas e casas de research falam em um Ibovespa em 145 mil pontos ainda em 2021.

Mas isto é de fato possível?

Em meio ao barulho gerado pela pandemia e pela CPI da Covid, muitos investidores acabaram não olhando para questões como o Orçamento de 2021, PEC Emergencial e redução da dívida/PIB. Todos esses pontos evoluíram nos últimos meses e podem ser drivers importantes para o Ibovespa bater novos recordes.

Na última semana, por exemplo, o PIB do primeiro trimestre de 2021, divulgado pelo IBGE, registrou crescimento de 1,2% e várias casas de análises começaram a rever suas projeções.

O fluxo de recursos estrangeiros que entra no país também melhorou e o real foi a moeda com os melhores resultados frente ao dólar no mundo todo durante o mês de maio.

Para que este movimento permaneça, é importante que o ritmo de vacinação aumente e se mantenha em níveis elevados nos próximos meses.

Além disso, um ponto para o investidor ficar atento diz respeito à inflação norte-americana. Caso ela não seja transitória, como afirma o Federal Reserve, os Bancos Centrais possivelmente vão retirar estímulos e o mercado lá fora pode sofrer uma correção, oferecendo pontos de entrada mais atrativos.

De forma resumida, acredito que ainda há espaço para que a bolsa suba. Contudo, existem diversos fatores que podem provocar ruídos e prejudicar os investidores. É preciso ter atenção para não ser pego de surpresa.

Bons negócios!

Compartilhe

Quer saber como investir melhor o seu patrimônio?

Invista para potencializar as suas conquistas.

Leia também

  • 30

    sexta

    jul

    30/07/2021

    MB Sócios

    B3 muda metodologia para o ISE. O que isso significa?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Na última semana, a B3 anunciou uma nova metodologia para o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). O índice, que tem como foco a representação do desempenho médio das companhias brasileiras na agenda ESG, foi desenvolvido em 2005 e será ampliado a partir de 2022. Antes, somente 40 empresas […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 29

    quinta

    jul

    29/07/2021

    Investimentos

    De olho na governança: funcionários felizes interferem em bom desempenho na bolsa

    Enquanto muita gente reduz o conceito dos fundos ESG à questão da sustentabilidade, algo de novo vem mudando o cenário da letra G, de governança. Estudos de rotinas corporativas sinalizam que a satisfação dos colaboradores pode afetar positivamente o desempenho das companhias na bolsa. O contrário também é verdadeiro: funcionários insatisfeitos podem adiar o protagonismo […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 23

    sexta

    jul

    23/07/2021

    MB Sócios

    Transição Energética: as implicações no Brasil e no mundo

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. A Pandemia causada pelo Covid-19 acelerou diversos processos já em curso no mundo todo, entre eles a digitalização e, mais importante, uma maior conscientização socioambiental. Em meio a este cenário, vimos o surgimento de carros elétricos, reflexo da emissão de gases, e o nascimento da internet 5G. Os […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 23

    sexta

    jul

    23/07/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #9 | Será que a Renda Fixa é fixa de fato?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 22

    quinta

    jul

    22/07/2021

    Investimentos

    Venture capital abre as portas para o crescimento de startups

    Os investimentos em venture capital vêm crescendo de maneira expressiva no Brasil. Segundo a associação que representa essa modalidade de aporte, a injeção de recursos em capital de risco representou R$ 14,6 bilhões em 2020, o maior patamar na série histórica iniciada em 2017. Ao todo, mais de R$ 150 bilhões estão comprometidos com este […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 22

    quinta

    jul

    22/07/2021

    Investimentos

    Vale a pena investir em fundos imobiliários em 2021?

    Entre os ativos de renda variável, os fundos imobiliários (FII) têm chamado bastante atenção devido à possibilidade de investimento em um ramo em franca rentabilidade, mesmo em período de insegurança econômica. Quem está minimamente atento aos mercados de compra e venda de imóveis e de construção civil sabe que esses segmentos estão na contramão dos […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 22

    quinta

    jul

    22/07/2021

    Podcasts

    MB Stocks | ESG: Entenda como escolher as melhores ações

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    sexta

    jul

    16/07/2021

    MB Sócios

    A inflação nos EUA realmente pode gerar uma crise nos mercados mundiais?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Quem acompanha o mercado financeiro de perto sabe que os indicadores econômicos americanos e de outras potências são tão importantes quanto os brasileiros. Isto é explicado, em partes, pela forma como as economias de todo o mundo se relacionam, com mercados cada vez mais abertos e interligados. Por […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    sexta

    jul

    16/07/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #8 | Ibovespa estagnado: quais as consequências?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo

R. Min. Jesuíno Cardoso, 454 - 9° andar Vila Nova Conceição, São Paulo-SP, 04544-051

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

1