MB Sócios

Fundo de fundos na Bolsa de Valores: o que é e como investir?

22/01/2021

Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

O mercado de fundos imobiliários, assim como o de ações, nunca esteve tão em alta no Brasil como hoje. Nos últimos anos, com a redução da taxa Selic, a renda variável como um todo ganhou espaço na carteira de muitos investidores.

Porém, alguns assuntos ainda são um pouco nebulosos ou desconhecidos e você que está lendo este texto talvez nunca tenha ouvido falar em fundo de fundos ou Fund of Funds. É sobre isso que vamos falar hoje. 

Como é o mercado dos FIIs?

Antes porém, é importante trazer alguns dados que ajudam a ilustrar o cenário de fundos imobiliários. De acordo com dados da B3 (SA:B3SA3), até novembro de 2020 o número de cotistas deste tipo de produto aumentou 76%. Isto sem falar no ano de 2019, quando esta quantidade triplicou em relação ao ano anterior.

O motivo para este crescimento não é apenas um. Como disse anteriormente, a redução na taxa básica de juros favoreceu este movimento já que os investidores precisaram (e ainda precisam) buscar alternativas atrativas para substituir a renda fixa.

Além disso, a capacidade dos FIIs de gerar renda passiva por meio dos rendimentos distribuídos mensalmente também é outro ponto que chama muito a atenção.  

Diante deste cenário, temos visto algumas iniciativas novas no mercado brasileiro. Segundo a CVM, o número de fundos registrados em 2020 cresceu 12,9%. Em relação às novas ofertas, foram 70 durante o último ano.

A Suno Research, por exemplo, uma das casas de análises mais renomadas do país, lançou recentemente o índice SUNO 30, composto por 30 fundos imobiliários distribuídos entre os segmentos do tipo tijolo, que investem em imóveis físicos, e FIIs do tipo papel, focados em renda fixa do setor imobiliário.

O objetivo da empresa ao criar o índice foi o de oferecer uma referência como benchmark para monitorar o desempenho dos fundos imobiliários listados na B3. Para fazer parte do SUNO 30, é preciso obedecer a alguns critérios claros e bem definidos que, na prática, possibilitam a criação de resultados superiores ao IFIX.

Mas, Rebeca, onde entra a questão de fundo de fundos?

Para ser mais precisa, no dia 15 de janeiro, tivemos o lançamento de um fundo de fundos na B3, o KISU11. Na prática, o FoF tem como objetivo a aquisição de cotas de outros fundos listados no IFIX e que fazem parte do índice SUNO 30.

Ou seja, por meio de um fundo de fundos os investidores conseguem acessar vários ativos por meio de uma única aplicação financeira.

Para investir neste tipo de produto basta que o investidor tenha recursos suficientes para adquirir a cota e procure o “ticker” por meio do home broker da corretora.

Além disso, ao menos por enquanto, a distribuição de dividendos, que ficou na casa de 7,8% em janeiro, é isenta de imposto de renda.

E aí? O que acha de um fundo de fundos como parte da sua estratégia de diversificação?

Lembre-se: 

Contar com uma assessoria de investimentos de respeito e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, com uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo como uma parceira financeira. Conheça agora


Invista com a melhor assessoria de investimentos do Brasil

Entre em contato com a Monte Bravo Investimentos e abra sua conta!


Compartilhe

Quer saber como investir melhor o seu patrimônio?

Invista para potencializar as suas conquistas.

Leia também

  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Sócios

    O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Se você conversar com uma pessoa nascida na década de 1960, talvez ela diga que sempre conviveu com instabilidades no Brasil. O mesmo padrão pode ser encontrado quando o bate-papo acontece com algum empresário e o tema são as crises econômicas. Com exceção de alguns períodos, de fato, […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #17 | Elevação do IOF para o custeamento do Auxílio Brasil: O que muda?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    quinta

    set

    16/09/2021

    MB Sócios

    A diferença entre ser líder e chefe

    Por Filipe Portella, sócio-fundador da Monte Bravo. A primeira vez em que me vi responsável por uma equipe, pensei sobre quem eu queria ser para cada um deles. E essa reflexão me acompanha até hoje. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que ser chefe, criar distanciamento, centralizar decisões e conquistar autoridade pelo poder, é […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Sócios

    IPOs: entrar ou não entrar?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O título pode até parecer um pouco ousado, mas a verdade é que a resposta para esta pergunta varia caso a caso. Não existe uma regra universal proibindo o investidor de entrar em uma oferta pública inicial, mas alguns pontos precisam ser analisados na tomada de decisão. Durante […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #16 | As oscilações do mercado após sete de setembro e a preocupação com a economia americana

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 09

    quinta

    set

    09/09/2021

    MB News

    Entenda como as famílias de alta renda cuidam de seus patrimônios

    Leia o nosso artigo na revista ONNE Digital. Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Sócios

    Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O mundo se tornou complexo de ser compreendido nos dias de hoje. A velocidade com que as informações são disseminadas e decisões são tomadas exige dedicação, seja de um profissional de qualquer área ou do investidor. Com exceção de alguns cientistas, arrisco dizer que poucos apostavam que teríamos […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #15 | Semana de volatilidade e os impactos nos investimentos

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 02

    quinta

    set

    02/09/2021

    Economia

    Racionamento de energia elétrica e apagão no Brasil?

    A crise energética que o Brasil está vivendo é um dos destaques do noticiário nas últimas semanas. Especialistas alertam para reajustes na conta de luz. Outros chamam a atenção para algo ainda mais preocupante: Racionamento de energia e apagão. Na última quarta-feira (01.09), o vice-presidente Hamilton Mourão confirmou a possibilidade de maior controle sobre o […]

    Compartilhe

    Continue lendo

R. Min. Jesuíno Cardoso, 454 - 9° andar Vila Nova Conceição, São Paulo-SP, 04544-051, Fone (11) 3018-0960

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

1