Saiba quais foram os Insights Exclusivos do evento MB Strategy

Saiba quais foram os Insights Exclusivos do evento MB Strategy

29/01/2021 às 17:00

29

Sexta

Jan

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

A Monte Bravo criou o MB Strategy com o objetivo de apresentar as melhores estratégias de investimentos para 2021. Dessa forma, buscamos contribuir significativamente para a construção de portfólios que contemplem táticas para proteger e rentabilizar os patrimônios dos nossos clientes.

Para elevar o nível técnico do evento, convidamos nomes renomados, como: Sr. Roberto de Oliveira Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil; José Mauro Delella, Economista e Analista Político; Marcela Rocha, Economista-chefe da Claritas Investimentos e Felipe Hirai, Sócio e Co-CIO da Dahlia Capital.

Além das participações dos nossos mediadores: Rodrigo Franchini, nosso Sócio e Head de Relações Institucionais e Ricardo Lopes, nosso Sócio e Head do Private.

| Painel 1: Quais surpresas o cenário político-econômico pode trazer em 2021?

No primeiro painel do evento, recebemos o Sr. Roberto de Oliveira Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil (BC). Na conversa, ele afirmou que: “No curto prazo, pode haver um crescimento não tão robusto, mas a inflação subindo“. Para ele, o desafio agora é voltar a crescer e conseguir debelar a pandemia localmente.

O tema fiscal, um dos assuntos mais debatidos dentro do mercado financeiro, também foi pauta importante do bate-papo. Para Campos Neto, “A chave de tudo é o fiscal, isso porque ele dá a manobra para o Banco Central. Não dá para pensar em nenhum programa fiscal sem contrapartida”.

Mas ele explicou em dado momento que “É melhor errar por ter mais programas durante a crise do que ter menos”.

Ele disse que o Banco Central se preocupava com 4 grandes grupos de gastos: a previdência – que já foi endereçada; a Taxa de Juros – que passou por um ciclo de baixas históricas; as questões da máquina pública e, por fim, as micro reformas – que servem para ter mais eficiência e são muito importantes. Ele finalizou dizendo que: “avançar e comunicar bem o avanço é fundamental”.

No tema da inflação, ele explicou que o Banco Central considera vários elementos como temporários.

Existe uma grande diferença entre o que é inflação de alimentos e de serviços. Inclusive, ele lembrou que a aceleração dos preços foi causada pela alta das commodities, desvalorização cambial e elevação dos preços de alimentos.

No entanto, ele reconheceu que “começou a haver contaminação, principalmente dos núcleos“, referindo-se às medidas mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária. E reforçou que agora passaremos por um período de divulgação de dados “muito importante para a análise”.

No quesito do crédito, o Presidente do BC reforçou que os números apresentados hoje pela autoridade monetária, referentes a 2020, mostram um quadro positivo para o Brasil.

Tem poucos países que apresentam esse número de crédito na pandemia“, disse. Ele também reforçou que nosso crescimento tem de ser privado e que para isso precisamos seguir mostrando a nossa credibilidade. Inclusive, citou que acredita em uma ótima janela de oportunidades após as eleições da Câmara.

Sobre os impactos da pandemia, o Sr. Campos Neto declara que não é possível saber como será a trajetória da pandemia daqui para frente, mas que sem dúvidas a vacina é uma luz no fim do túnel.

Ele ainda citou como exemplo Israel – país que já vacinou um terço da população – onde idosos com mais de 65 e outros grupos de risco estão sendo mais rapidamente vacinados e o efeito na diminuição no número das internações e óbitos está sendo rápido.

Quando José Mauro Delella, Economista e Analista Político, perguntou ao Presidente do BC sobre os impactos de um novo pacote norte-americano, o Sr. Campos Neto respondeu que este pacote é diferente, o foco é outro. Mas que, de qualquer forma, o pacote dos EUA é do tamanho do PIB do Canadá e é óbvio que temos sim que nos questionar sobre o impacto disso.

Falando em cenário global, ele conta que o desafio do mundo emergente é se organizar após a crise. Especialmente com foco em uma recuperação com o olhar voltado para a tecnologia. “A gente precisa ver qual vai ser essa nova organização do comércio mundial. Seria muito ruim para o mercado emergente se a gente tivesse uma reversão”.

Assista à íntegra abaixo:

| Painel 2: As melhores estratégias de investimentos para 2021

Na segunda conversa do dia, Ricardo Lopes, nosso Sócio e Head do Private, recebeu Marcela Rocha, Economista-chefe da Claritas Investimentos, e Felipe Hirai, Sócio e Co-CIO da Dahlia Capital, para dissertar sobre as melhores estratégias de investimentos para 2021.

Já no início, Hirai foi categórico sobre diversificação por meio de investimentos no exterior: “Investir no exterior não é uma diversificação, nós fazemos isso porque é bom. A ideia é ter uma classe de ativos que é mandatória na carteira”. Ele também comentou sobre riscos, “riscos sempre existiram, somos muito criativos em criar fantasmas do mercado, inventar alguma coisa para se preocupar”.

Marcela Rocha comentou sobre a relação entre a questão fiscal e a taxa de câmbio. Além da inflação e possibilidades de novos lockdowns: “Se tivermos uma irresponsabilidade fiscal, essa taxa de câmbio fica pressionada e pode ter desvalorizações. O risco de inflação é um risco global, um risco negativo é o risco de as vacinas não funcionarem e termos uma nova rodada de lockdown”.

Ao responder uma pergunta do público pelas redes sociais, Lopes explicou sobre a importância de uma boa relação entre Assessoria e cliente. Ele reforçou a ideia de que não existe um ‘ativo ganhador’ e que os investidores precisam saber que a diversificação já é parte do nosso dia a dia. Claro que para isso, contamos com equipes altamente técnicas e especializadas nos mais diversos setores de mercado para nos apoiarem com o melhor conhecimento possível.

Falando sobre as melhores estratégias, Hirai comentou que “o Brasileiro tem três classes de ativos: renda fixa, bolsa e dólar. Na hora que o CDI vem pra baixo, se compra bolsa e dólar”.

Rocha encerrou o evento comentando que os investidores estão mais empoderados do conhecimento e das informações. E que é fundamental que – além de conhecerem bem seus perfis de risco – que eles estudem, aprendam e questionem seus assessores e gestores.

Assista à íntegra abaixo:


Agradecemos a todos os convidados pela troca de ideias e insights de mercado. E, é claro, aos nossos clientes e interessados nos assuntos.

Lembre-se: 

Contar com uma assessoria de investimentos de respeito e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, com uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo como uma parceira financeira. Conheça agora:

Artigos Relacionados

  • 19

    Terça

    Mar

    19/03/2024 às 14:10

    MB News

    Carta Mensal | Cenário segue favorável aos ativos brasileiros

    Compartilhe

    CompartilheCortes de juros nos EUA estão mais perto.Isso impulsionará os ativos brasileiros. Perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável diante do cenário de queda de juros nos EUA e no Brasil. Portfólios diversificados, de acordo com o horizonte e perfil de risco do investidor, tendem a gerar ganhos bem acima do …

    Continue lendo
  • 30

    Terça

    Jan

    30/01/2024 às 10:24

    MB News

    Gilson Finkelsztain, da B3, e Karina Saade, da BlackRock Brasil, abordam tendências do mercado financeiro em evento da Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheOs executivos estão otimistas em relação ao momento econômico do Brasil, o que deverá favorecer os investimentos e o crescimento do mercado de capitais no país Gilson Finkelsztain, CEO da B3, e Karina Saade, Country Manager da BlackRock Brasil, marcaram presença em evento interno da Monte Bravo Corretora, no último sábado (20). Os cofundadores e …

    Continue lendo
  • 07

    Sexta

    Jul

    07/07/2023 às 17:41

    Economia

    Reforma Tributária: Entenda a proposta aprovada na Câmara

    Compartilhe

    Em votação histórica na Câmara dos Deputados, a PEC nº 45/2019, que versa sobre a reforma tributária, foi aprovada em dois turnos pelos deputados.

    Continue lendo

Fechar

Loading...