Você sabe como proteger seu patrimônio em tempos de alta volatilidade?

Você sabe como proteger seu patrimônio em tempos de alta volatilidade?

30/06/2020 às 17:08

30

Terça

Jun

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Estar atento às movimentações do patrimônio/investimentos é mais do que uma necessidade. Afinal, constituir uma reserva financeira não é fácil e ninguém quer vê-la ruir mesmo diante de um cenário econômico desfavorável.

Aliás, de acordo com os especialistas, proteger o patrimônio é uma atitude tão essencial quanto saber ganhar dinheiro.

Mas como você tem feito isso em meio a um cenário de alta volatilidade?

É sabido que a economia mundial vem sofrendo as consequências da pandemia provocada pelo novo coronavírus e pela crise do petróleo. Além disso, aqui, no Brasil, também estamos diante de uma crise política que estimula ainda mais a instabilidade financeira.

Proteger o capital em meio a essa volatilidade é missão essencial. Por isso, a Monte Bravo apresenta para você algumas dicas para vivenciar – e passar – por esse período com um olhar mais atento e objetivo em favor da proteção do seu patrimônio.

Volatilidade em alta: sinal de alerta 

Antes de estar ainda mais preparado para atuar em prol da proteção do patrimônio em tempos de alta volatilidade, é importante saber exatamente o que isso significa.

De acordo com os dicionários, o substantivo feminino volatilidade é a qualidade daquilo que sofre mudanças constantes. Ou seja, é uma característica de algo que é volátil, não é firme, oscila, em resumo: é algo volúvel.

Aplicada ao mercado financeiro, a palavra volatilidade pode ser descrita como uma variável econômica, ou seja, é a forma de medir a variação sofrida pelo preço de um ativo dentro de certo período de tempo. Por exemplo: quanto maior é a variação do preço de uma ação, maior será o risco de o investidor perder ou então ganhar mais nas transações efetuadas em virtude da oscilação.

O que pode ser feito em tempos de alta volatilidade econômica?

Agora que você já sabe o que é volatilidade, e a importância de estar atento a cenários econômicos como o que estamos vivendo, quais são as principais medidas para proteger o patrimônio arduamente construído?

Alguns princípios norteiam essa questão como:

  • Ser muito cauteloso diante de cenários econômicos instáveis – ou de alta volatilidade;
  • Fazer avaliações ponderadas para definir os rumos dos seus investimentos, sem se deixar dominar pelos medos e incertezas e
  • Ter sempre um olhar equilibrado, ou mesmo frio, para o mercado, uma tática que favorece as escolhas pelas melhores ações a serem tomadas.

Assimiladas essas recomendações, é essencial a busca por meios de investir e não sofrer grandes perdas.

Sabemos que em momentos difíceis da economia é impossível não correr riscos, mas a ideia é sempre estar distante de grandes perdas no longo prazo. 

Para isso, vamos conhecer algumas estratégias que podem ser eficientes.

Ações em favor da proteção do seu patrimônio

Diversificação de investimentos

Diversificar a sua carteira de investimentos, mesmo em tempos de crise, pode ser uma boa alternativa.

O melhor motivo para seguir essa sugestão é ter em mente que, em cenários de alta volatilidade, há sim maior risco de se perder dinheiro em determinadas aplicações. Daí a necessidade de diversificar para que outros investimentos possam compensar o prejuízo obtido com os investimentos que levam à perda.

Você pode, por exemplo, perder ao aplicar em determinadas ações mas pode compensar essa perda com ganhos em renda fixa.

Aguardar a recuperação das perdas

Como já foi dito, é impossível não correr riscos em meio a um cenário de incertezas. Por isso, caso você tenha um determinado investimento que não teve boa performance, levando-o a perdas, é indicado aguardar pela recuperação do capital – mesmo que não seja total. 

Há investidores que vivem essa experiência e partem para o resgate dos recursos que foram investidos, mas essa é, sem dúvida, uma medida não recomendada seja para investimentos de Previdência Privada, Renda Fixa e Variável.

Quando se opta pelo resgate, o investidor terá prejuízo certo. Mas se a escolha for por manter o valor aplicado, essa perda poderá ser revertida em virtude de uma tendência natural de alta no mercado, seja no médio ou no longo prazo.

Investimentos de Renda Fixa

Se você tem investimentos em Renda Fixa, verificou quedas nos últimos meses em algumas aplicações. Tais perdas são toleráveis pois espelham a turbulência do mercado econômico atual e não trazem riscos de longa duração.

Investimentos de Renda Variável

O mercado financeiro vem mostrando retração da economia. Mas, mesmo diante desse cenário, há oportunidades no longo prazo, principalmente com certas ações que estão mais baratas do que o valor patrimonial das empresas. 

De qualquer forma, o momento é de cautela, pois os sinais da retomada do crescimento da economia em termo mundial ainda são prematuros.

Avalie as suas finanças… sempre!

Outra dica para proteger o seu patrimônio em tempos de alta volatilidade é ficar mais por dentro ainda do seu dia a dia financeiro.

Sabe aquele exercício de colocar na ponta do lápis tudo o que você ganha e, na mesma proporção, o que você gasta?

Vivemos um momento em que essa simples ação pode representar muita eficiência para as suas finanças e, consequentemente, para estruturar seus investimentos.

É assim que se torna possível eliminar gastos desnecessários como, também, ficar livre de dívidas – aliás, evite contraí-las nessa fase de instabilidade econômica.

Precisa de assessoria financeira?

Mesmo com todos os esclarecimentos citados, é possível que você precise da opinião de quem é especialista em investimentos para seguir com mais tranquilidade neste momento único vivido pela economia mundial.

Nós, da Monte Bravo, estamos à disposição para contribuir para a proteção do seu patrimônio, sempre com foco em análises de tendências realizadas pelas equipes de especialistas que acompanham o cenário macroeconômico com total dedicação.

A Monte Bravo também conta com o apoio de áreas especializadas para o atendimento a cada produto presente no mercado. Afinal, o objetivo é prestar assessoria de investimentos totalmente orientada para o perfil e interesse de cada cliente, uma necessidade que somente é atendida por quem entende do vasto portfólio de produtos que são oferecidos.

Conte sempre com a gente!

Artigos Relacionados

  • 23

    Terça

    Abr

    23/04/2024 às 17:33

    Investimentos

    Principais Tópicos do Encontro de Primavera do FMI

    Compartilhe

    CompartilheO Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WBG) promovem duas reuniões conjuntas por ano. O encontro da primavera do Hemisfério Norte sempre é em Washington, D.C., enquanto as reuniões do outono, Reuniões Anuais do FMI e WBG, são itinerantes com dois anos consecutivos em Washington, D.C. e em outro país no terceiro ano. …

    Continue lendo
  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo
  • 09

    Terça

    Abr

    09/04/2024 às 17:00

    Investimentos

    A Carta Mensal de abril já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNossos especialistas analisam as perspectivas de cortes do Fed e estimam uma onda positiva nos investimentos para o segundo semestre. Confira os principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...