Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024

24/06/2024 às 11:52

24

Segunda

Jun

< 1 minuto de leitura
Compartilhar

O Ibovespa fechou a semana passada em alta de 1,4%, aos 121.341 pontos, levando o Índice a acumular queda de 9,57% no ano. A semana foi agitada com decisão de política monetária no Brasil e diversos dados de atividade nos EUA.

Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,44. Até aqui em 2024, a moeda norte-americana acumula alta de 12,10%.

Infelizmente, enquanto os ativos de risco no mundo inteiro melhoraram com a queda dos juros nos EUA, no Brasil tivemos mais uma semana agitada nos mercados com muita incerteza fiscal e muitos ruídos políticos em torno do Comitê de Política Monetária (Copom).

A fragilização da âncora fiscal, na esteira da mudança das metas, elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Isso gerou a percepção de que uma ala do governo contempla repetir o mix de política econômica do ciclo de 2010-15, com expansão fiscal e a inflação subindo sem uma reação do BC.

A elevação do risco fiscal empurrou o dólar para cima, deteriorou as expectativas de inflação e as projeções de inflação, o que fez os juros de mercado subirem e criou um quadro em que a opção pela interrupção do ciclo de queda da Selic fosse a única alternativa para quem busca a meta de 3%.

A unanimidade na decisão do Copom contribui para reduzir o temor de que a mudança de presidência do BC resulte numa postura leniente com a inflação. Isso deve ajudar a reduzir a inflação esperada além de contribuir para uma valorização do Real.

Todavia, a origem da tensão está na credibilidade do compromisso fiscal em torno do arcabouço. Por isso, a melhora com o Copom deve ser limitada até que as medidas fiscais concretas tornem as metas do arcabouço alcançáveis.

Artigos Relacionados

  • 19

    Sexta

    Jul

    19/07/2024 às 08:55

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 19/07/2024

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados As ações mundiais caíram ontem (18) com um aumento de incerteza global. A perda de impulso no setor de tecnologia, desencadeada pelo agravamento das tensões comerciais entre China e EUA, a incerteza sobre a campanha do presidente Joe Biden nos EUA e dados …

    Continue lendo
  • 18

    Quinta

    Jul

    18/07/2024 às 08:56

    Investimentos

    Fundos imobiliários híbridos: vale a pena investir?

    Imagine combinar a previsibilidade da renda fixa com investimentos na economia real, em ativos como edifícios e terrenos para futuros empreendimentos. É isso o que os fundos imobiliários híbridos oferecem a investidores. Esse tipo de investimento não é novo no mercado, mas ganha atratividade em um cenário de juros altos (que favorecem o rendimento dos …

    Continue lendo
  • 18

    Quinta

    Jul

    18/07/2024 às 08:55

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 18/07/2024

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os futuros de ações dos EUA estão em leve alta na manhã desta quinta-feira (18), após a pior sessão do Nasdaq Composite desde 2022. O movimento ocorre  em meio a uma rotação dos investidores, que estão saindo das gigantes de tecnologia para empresas …

    Continue lendo

Fechar

Loading...