Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 24/06/2024

24/06/2024 às 11:52

24

Segunda

Jun

< 1 minuto de leitura
Compartilhar

O Ibovespa fechou a semana passada em alta de 1,4%, aos 121.341 pontos, levando o Índice a acumular queda de 9,57% no ano. A semana foi agitada com decisão de política monetária no Brasil e diversos dados de atividade nos EUA.

Enquanto isso, o dólar subiu 1,1% no mesmo período, cotado a R$ 5,44. Até aqui em 2024, a moeda norte-americana acumula alta de 12,10%.

Infelizmente, enquanto os ativos de risco no mundo inteiro melhoraram com a queda dos juros nos EUA, no Brasil tivemos mais uma semana agitada nos mercados com muita incerteza fiscal e muitos ruídos políticos em torno do Comitê de Política Monetária (Copom).

A fragilização da âncora fiscal, na esteira da mudança das metas, elevou o prêmio de risco e exacerbou o risco de desancoragem. Isso gerou a percepção de que uma ala do governo contempla repetir o mix de política econômica do ciclo de 2010-15, com expansão fiscal e a inflação subindo sem uma reação do BC.

A elevação do risco fiscal empurrou o dólar para cima, deteriorou as expectativas de inflação e as projeções de inflação, o que fez os juros de mercado subirem e criou um quadro em que a opção pela interrupção do ciclo de queda da Selic fosse a única alternativa para quem busca a meta de 3%.

A unanimidade na decisão do Copom contribui para reduzir o temor de que a mudança de presidência do BC resulte numa postura leniente com a inflação. Isso deve ajudar a reduzir a inflação esperada além de contribuir para uma valorização do Real.

Todavia, a origem da tensão está na credibilidade do compromisso fiscal em torno do arcabouço. Por isso, a melhora com o Copom deve ser limitada até que as medidas fiscais concretas tornem as metas do arcabouço alcançáveis.

Artigos Relacionados

  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo
  • 07

    Segunda

    Out

    07/10/2024 às 14:17

    Investimentos

    Carteira FIIs Monte Bravo — Outubro/2024

    O time de nossa Área de Análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise com o objetivo de fornecer para nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e …

    Continue lendo
  • 03

    Quinta

    Out

    03/10/2024 às 14:45

    Investimentos

    Renda fixa isenta de IR oferece retorno superior, e benefício é maior no longo prazo; entenda

    Conheça as vantagens da renda fixa isenta de IR O ajuste recente da Selic para 10,75% ao ano tende a aumentar ainda mais a atratividade de investimentos ligados a taxas de juros, especialmente a da renda fixa isenta de IR. Os títulos dessa categoria se destacam por oferecerem retorno superior ao da renda fixa tradicional. Isso ocorre …

    Continue lendo

Fechar

Loading...