Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 01/07/2024 - Monte Bravo

Informe Semanal Monte Bravo Corretora — 01/07/2024

01/07/2024 às 11:15

01

Segunda

Jul

2 minutos de leitura
Compartilhar

No Brasil, a nossa área de Análise destaca a Ata do Copom, divulgada na última terça — 25 de junho. A ata reforçou o comprometimento do Banco Central com a convergência da inflação para meta e trouxe um cenário que reflete com nossa visão de Selic terminando em 10,50% ao ano no final de 2024. 

O Ibovespa, índice de referência da Bolsa, fechou a semana passada em alta de 2,1%, aos 123.907 pontos. Com isso, o IBOV fechou o primeiro semestre de 2024 com uma queda acumulada de 7,66 % no ano. 

Apesar da pequena alta na semana, a Bolsa continua deslocada dos ativos de risco globais. A principal causa segue sendo a questão fiscal, com a falta de apoio do executivo às iniciativas do Ministério da Fazenda e a falta de propostas para concretas de cortes de gastos têm feito o mercado se posicionar para um cenário mais negativo. 

O IFIX, índice de referência para o mercado de fundos imobiliários, fechou a semana com lucros. O índice subiu 1,45% na semana e virou o acumulado do ano para o campo positivo: +1,10%. 

Na renda fixa, também tivemos reflexos dos ruídos político e das incertezas fiscais. O IRF-M, índice atrelado ao mercado de prefixados, caiu 0,40% na semana. O IMA-B, que representa os títulos indexados à inflação, caiu 0,75%. No mesmo período, o CDI subiu 0,20%. 

Nos Estados Unidos, os sinais de acomodação da atividade foram reforçados pelos dados de gastos das famílias e entregas de bens duráveis. 

Os sinais dos impactos da política monetária na desaceleração do consumo das famílias e nos investimentos, juntamente com a retomada da trajetória de desinflação, reforçam nossa expectativa de início do ciclo de corte dos juros americanos em setembro de 2024. A nossa área de Análise projeta 3 cortes de 25 pontos base nos Fed Funds até o final desse ano. 

Por lá, o semestre terminou com um desempenho excepcional dos ativos e com um quadro promissor na economia, mas preocupante na política. 

O S&P 500, índice que reúne as principais empresas americanas, caiu 0,1% na semana. No entanto, o índice acumulou alta de 14,5% nos seis primeiros meses de 2024. 

O Nasdaq Composto, índice ligado ao mercado de tecnologia, subiu 18,1% no mesmo período. Apesar de muito positivo, o desempenho ficou concentrado em apenas cinco empresas, com Nvidia, Microsoft, Apple, Amazon e Meta responsáveis por 60% da alta do indicador. 

O dólar subiu 2,70% na semana passada, cotado a 5,588 reais. A moeda norte-americana subiu 15,20% no primeiro semestre.  

Artigos Relacionados

  • 17

    Quinta

    Out

    17/10/2024 às 14:00

    Investimentos

    Vale a pena investir no exterior no cenário atual?

    Investimentos internacionais podem trazer mais opções e segurança para a sua carteira. Os investimentos no exterior são assunto delicado para alguns investidores. A dificuldade para gerir uma conta internacional e o rendimento relativamente baixo de algumas aplicações estão entre as objeções a esse tipo de aplicação.  No entanto, os investimentos internacionais trazem muitos benefícios para …

    Continue lendo
  • 07

    Segunda

    Out

    07/10/2024 às 14:17

    Investimentos

    Carteira FIIs Monte Bravo — Outubro/2024

    O time de nossa Área de Análise desenvolveu a Carteira de FIIs Monte Bravo Análise com o objetivo de fornecer para nossos clientes um portfólio global para alocação em Fundos Imobiliários. Nossa estratégia mescla um bom dividend yield com ganhos de capital e, para isso, temos uma carteira diversificada em Fundos de Crédito (Recebíveis Imobiliários e Agro e Infra) e …

    Continue lendo
  • 03

    Quinta

    Out

    03/10/2024 às 14:45

    Investimentos

    Renda fixa isenta de IR oferece retorno superior, e benefício é maior no longo prazo; entenda

    Conheça as vantagens da renda fixa isenta de IR O ajuste recente da Selic para 10,75% ao ano tende a aumentar ainda mais a atratividade de investimentos ligados a taxas de juros, especialmente a da renda fixa isenta de IR. Os títulos dessa categoria se destacam por oferecerem retorno superior ao da renda fixa tradicional. Isso ocorre …

    Continue lendo

Fechar

Loading...