Informe diário Monte Bravo Corretora — 19/06/2024 - Monte Bravo

Informe diário Monte Bravo Corretora — 19/06/2024

19/06/2024 às 09:07

19

Quarta

Jun

3 minutos de leitura
Compartilhar

Mercados

Ontem (18), as vendas no varejo dos EUA vieram abaixo do esperado (veja ao lado) e reforçaram a percepção de que a atividade econômica permaneceu fraca no segundo trimestre.

Sinais de um consumidor mais comedido podem levar o Federal Reserve a cortar as taxas de juros ainda este ano.

Os mercados estão agora embutindo uma chance de 67% de que o Fed começará a reduzir as taxas de juros em setembro, com aproximadamente 48 pontos-base de cortes precificados para o ano.

A taxa de juros do título do Tesouro de 10 anos está em 4,22%, enquanto a taxa de 2 anos está em 4,71%.

O DXY, índice do dólar, se estabilizou em 105,28.

O petróleo está em leve alta, os futuros do Brent para agosto estão em US$ 85,40 por barril.

Os mercados de Hong Kong subiram quase 3% para liderar os ganhos na Ásia nesta quarta-feira (19). As ações europeias, por sua vez, operam em queda hoje, perdendo o impulso positivo visto durante a sessão de negociação anterior.

Ontem, o S&P 500 subiu para um novo recorde, enquanto a Nvidia superou a Microsoft como a empresa mais valiosa na carteira do índice.

Por aqui, ontem, o Ibovespa subiu 0,41%, aos 119.630 pontos. O risco de um Copom dividido depois dos ataques de Lula ao presidente do Banco Central, no entanto, levaram o dólar ao 3º dia seguido de alta: a moeda norte-americana subiu 0,23%, cotado a R$ 5,4342.

Economia

EUA – As vendas do varejo em maio aumentaram 0,1% na margem, comparado a uma queda de 0,2% em abril. O resultado ficou aquém das expectativas do consenso de mercado, que projetava um aumento de 0,3%.

As vendas do grupo de controle — que excluem veículos, gás, alimentos, serviços e materiais de construção — subiram 0,4%, em comparação com uma revisão para baixo de -0,5% anteriormente, ficando abaixo das expectativas do consenso de 0,5%.

As vendas do grupo de controle dos dois meses anteriores foram revisadas para baixo. Assim, o crescimento anualizado da média móvel trimestral do grupo de controle das vendas no varejo foi de 1,9% ao ano — ainda abaixo da média de 3,7% ao ano observada antes da pandemia.

Os gastos com serviços de alimentação caíram 0,4% em relação ao mês anterior. Os consumidores demonstraram cautela e reduziram os gastos pelo segundo mês consecutivo, sugerindo o impacto da alta da taxa de juros.

EUA – A produção industrial total aumentou 0,9% em maio, ante 0,0% anteriormente, superando as expectativas do consenso de um aumento de 0,3%. A atividade manufatureira foi impulsionada pela produção de bens de consumo duráveis. Produtos automotivos e eletrodomésticos foram os destaques. A produção de bens não duráveis de consumo também cresceu 1,3% no mês.

O avanço na produção manufatureira e de utilidades foi sustentado pelo aumento da utilização da capacidade, que atingiu 78,7% — em comparação com a revisão para baixo de 78,2% em abril. O nível atual de utilização da capacidade industrial (NUCI) permanece abaixo de sua média histórica.

Brasil – O Banco Central deverá manter a taxa de juros estável em 10,50% a.a. na decisão do Copom de junho. Avaliamos que a evolução do balanço de riscos desde a última reunião foi desfavorável devido à continuidade da desancoragem das expectativas de inflação e ao aumento das incertezas fiscais, embora as incertezas do cenário global tenham diminuído na margem.

Com relação aos próximos passos da política monetária, o Banco Central deverá indicar as taxas de juros ficarão estáveis por um período prolongado, que permita a convergência da inflação para as metas. A manutenção da política monetária mais contracionista contribuirá para a reancoragem das expectativas de inflação.

IMPORTANTE: A Monte Bravo Corretora de Valores Mobiliários S.A. (“Monte Bravo”) é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Esta mensagem e eventuais anexos podem conter informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específico, sendo protegidos por lei. Caso você não seja o destinatário ou pessoa autorizada a recebê-la, por favor, avise imediatamente o remetente e, em seguida, apegue o e-mail. É terminantemente proibida a utilização, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes neste e-mail. As informações nele contidas e em seus eventuais anexos são de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Monte Bravo. Por fim, é imprescindível que o destinatário verifique este e-mail e todos os anexos em busca de possíveis vírus. A empresa/remetente não assume responsabilidade por quaisquer danos decorrentes da transmissão de vírus através deste e-mail.

Artigos Relacionados

  • 19

    Sexta

    Jul

    19/07/2024 às 08:55

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 19/07/2024

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados As ações mundiais caíram ontem (18) com um aumento de incerteza global. A perda de impulso no setor de tecnologia, desencadeada pelo agravamento das tensões comerciais entre China e EUA, a incerteza sobre a campanha do presidente Joe Biden nos EUA e dados …

    Continue lendo
  • 18

    Quinta

    Jul

    18/07/2024 às 08:56

    Investimentos

    Fundos imobiliários híbridos: vale a pena investir?

    Imagine combinar a previsibilidade da renda fixa com investimentos na economia real, em ativos como edifícios e terrenos para futuros empreendimentos. É isso o que os fundos imobiliários híbridos oferecem a investidores. Esse tipo de investimento não é novo no mercado, mas ganha atratividade em um cenário de juros altos (que favorecem o rendimento dos …

    Continue lendo
  • 18

    Quinta

    Jul

    18/07/2024 às 08:55

    Investimentos

    Informe diário Monte Bravo Corretora — 18/07/2024

    📄 Para conferir o Informe Diário em formato PDF, clique aqui. Mercados Os futuros de ações dos EUA estão em leve alta na manhã desta quinta-feira (18), após a pior sessão do Nasdaq Composite desde 2022. O movimento ocorre  em meio a uma rotação dos investidores, que estão saindo das gigantes de tecnologia para empresas …

    Continue lendo

Fechar

Loading...