Apesar das indefinições, resultados das companhias brasileiras têm sido positivos - Monte Bravo

Apesar das indefinições, resultados das companhias brasileiras têm sido positivos

08/12/2022 às 12:15

08

Quinta

Dez

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Existem diversos levantamentos que mostram que no longo prazo os bons resultados tendem a gerar impactos positivos para o acionista

Não é lá novidade dizer que o ano de 2022 tem sido desafiador. Quando enfim imaginávamos uma retomada da economia em certo clima de calmaria, a guerra entre Ucrânia e Rússia trouxe um elemento adicional de preocupação para os gestores.

Isto em um mundo que sequer decretou o fim da pandemia. A China, por exemplo, ainda sofre com uma política de sucessivos lockdowns. Os países desenvolvidos, antes “protegidos” por economias fortes, também sofrem com a inflação.

No mundo emergente, a alta dos juros têm adicionado uma dose de cautela nos investidores. No Brasil, as indefinições em relação à política fiscal do novo governo ajudam a fechar um pacote que, sem dúvidas, têm causado mais volatilidade ainda nos mercados.

Enquanto isso, porém, algumas companhias listadas pedem licença e apresentam bons resultados. Um levantamento da XP mostra que 55% dos balanços do terceiro trimestre de 2022 estão acima das expectativas.

Em outras palavras, o que temos visto são demonstrações sólidas, ainda que alguns ruídos tenham prejudicado os números atuais na comparação com períodos anteriores.

Existem diversos levantamentos que mostram que no longo prazo os bons resultados tendem a gerar impactos positivos para o acionista.

Repare, por exemplo, no gráfico abaixo elaborado pela Nord. Nas linhas azuis, vemos o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) das companhias do Ibovespa e S&P 500. Na amarela, a cotação de ambos. Veja como os indicadores andam lado a lado.

E não tem jeito: durante essa longa jornada, o improvável frequentemente vai dar as caras e provocar volatilidade no mercado. É no sobe e desce diário da bolsa que separamos “apostadores de investidores”.

Parafraseando Howard Marks, “você não pode prever o futuro, mas pode se preparar”.

Retomando a nossa visão sobre os resultados, setores como Agro, Alimentação e Bebidas, Saneamento e Transportes apresentaram Ebitdas acima das expectativas dos analistas.

Papel e Celulose, por sua vez, foi o grande destaque acompanhado de Mineração e Siderurgia que seguem fortes, segundo a XP. Há ainda destaques em Varejo, Tecnologia, Mídia e Telecomunicações.

Por outro lado, empresas de Bens de Capital e Financeiro ficaram aquém do esperado – ainda assim, companhias de ambos os segmentos também apresentaram boas perspectivas.

Sem dúvidas, o cenário descrito no início deste artigo, de alta inflacionária seguida de risco de recessão por conta das altas de juros, marcaram os resultados apresentados pelas empresas.

Ainda assim, o nosso Ibovespa, na contramão das principais bolsas do mundo, subiu mais de 11% no período. Índices norte-americanos como S&P 500 e o MSCI ACWI recuaram -5,3% e -7,3% respectivamente.

Sobre o futuro, permanece uma grande incógnita. Para que a performance do mercado brasileiro seja boa, dependemos, basicamente, de dois fatores fundamentais.

O primeiro deles é o endereçamento da PEC de Transição. O novo governo ainda não deu sinais de que cederá às pressões por uma proposta mais responsável fiscalmente, fator fundamental para que a economia do Brasil possa seguir em crescimento.

Questões como tamanho e tempo de duração, por exemplo, ainda precisam ser respondidas.

O segundo ponto diz respeito ao novo time da economia. Com um ministro definido, há uma melhor previsibilidade de quais serão os caminhos escolhidos para a equalização – ou não – das contas públicas.

Enquanto essas duas questões não estiverem endereçadas, sofreremos com os males provocados pelas incertezas.

Do lado do investidor, a dica é sempre acrescentar uma boa dose de cautela, contudo, sob um olhar prospectivo uma vez que as crises costumam gerar oportunidades na bolsa.

Como vimos acima, no longo prazo o movimento das ações sempre tende a respeitar o lucro das companhias. Pense nisso!

Fonte: Portal Suno | Publicado originalmente aqui

Bruno Madruga – Head de Renda Variável da Monte Bravo Investimentos – Formado em administração de empresas, Bruno Madruga é especialista em renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, ações, COE e planejamento patrimonial.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...