7 atributos que assessores de investimento precisam ter - Monte Bravo

7 atributos que assessores de investimento precisam ter

18/08/2022 às 11:23

18

Quinta

Ago

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Pandemia, guerras, crises, eleições, open banking. Diante de diferentes variantes, o mercado financeiro brasileiro vem mostrando sua solidez como uma área com perspectivas de construção de carreira a longo prazo. Contexto que atrai diferentes faixas etárias – do jovem recém-formado em áreas correlatas ao adulto em transição de carreira.

No último levantamento da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord), o número de agentes autônomos bateu 17 mil no final de 2021. O triplo do registrado quatro anos antes, quando o Brasil tinha cerca de 5 mil agentes autônomos.

Em 2022, o cenário é favorável para a profissão. A bolsa brasileira bateu recorde de IPOs em 2021, a volatilidade do câmbio, o retorno dos investidores estrangeiros após pandemia e a conclusão do open banking. Estes são alguns exemplos do crescimento da atividade do setor e da busca por profissionais capacitados para ocupar a cadeira de assessor de investimento.

Este profissional é designado para apoiar seus clientes em decisões sobre negociações de ativos. A principal função é tirar dúvidas, apresentar informações e facilitar oportunidades para os investidores no mercado financeiro.

É mandatório que os assessores tenham domínio da língua portuguesa, fluência em outros idiomas, organização, assertividade. Mas não somente isso, relacionamento multidisciplinar e visão analítica são diferenciais importantes.

Assessor de investimento: o que faz e sua importância para quem investe 

A excelência deste profissional é imprescritível. A capilaridade do mercado demanda um profundo conhecimento em investimentos para levar aos investidores a melhor estratégia no processo. Para atuar neste setor, é necessário compreender atributos essenciais para construir uma carreira consistente em um mercado que nunca para.

Ética: primordial para quem quer obter uma reputação no mercado financeiro. Seguir   todas as exigências das entidades financeiras e atuar sem fazer recomendações de investimentos ou promessas sobre os resultados são atitudes inegociáveis.

Conhecimento técnico: a volatilidade que conduz o mercado financeiro é complexa e demanda uma constante agenda de aprendizado. O profissional deve ser capaz de absorver conhecimento em diferentes situações e ter uma mente perspicaz para transformar este conhecimento em educação financeira didática.

Boa comunicação interpessoal: para lidar com os bens de pessoas e empresas é necessário mais do que conhecimento técnico. Passar confiança, credibilidade e abertura para conversas transparentes e francas, além de favorecer o trabalho em equipe, são formas de construir relacionamentos fortes e reputação no setor.

Sentimento de dono: uma habilidade indispensável para aqueles que buscam crescer na área. Mais do que olhar para o mercado, o sentimento de dono oferece uma oportunidade de envolvimento profundo com os investidores, de melhorar os processos e práticas diárias internas e aprimorar o serviço prestado com responsabilidade e ética.

Tomada de decisão: essencial para a construção de estratégias, fomentar oportunidades e exercer um trabalho de excelência para o investidor. Este atributo faz com que o assessor esteja aberto a lidar com todos os perfis de investimento e atuar com mitigações de risco.

Visão 360º do mercado: uma habilidade que pede dedicação diária. A visão do mercado e entendimento de suas nuances são inegociáveis para que a análise financeira seja fidedigna ao contexto atual e, consequentemente, à atuação do assessor diante dos investidores.

Certificação: em uma área com grande demanda por especialização na gestão de carteiras, a procura por certificados cresce anualmente e é um diferencial que dá segurança aos clientes, além de pré-requisito para uma assessoria especializada.

Qual atributo um assessor de investimento da Monte Bravo precisa ter?

Temos uma equipe de alto nível de especialização, com visão 360º, larga vivência profissional e capacitada para uma gestão de carteiras completa e totalmente personalizada.

Artigos Relacionados

  • 16

    Quinta

    Mai

    16/05/2024 às 10:47

    Investimentos

    Desvendando os Juros Compostos: Estratégias para Multiplicar seus Investimentos

    Compartilhe

    CompartilheVocê já deve ter ouvido falar sobre os juros compostos, mas sabe como aproveitá-los ao máximo nos seus investimentos, para multiplicar o seu patrimônio? Neste guia completo, exploraremos estratégias sólidas e práticas para ajudar você a potencializar seus ganhos e alcançar seus objetivos financeiros.  O Que São Juros Compostos e Por Que Eles Importam? Em …

    Continue lendo
  • 10

    Sexta

    Mai

    10/05/2024 às 16:21

    Investimentos

    Tabela Periódica | Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheHistóricos dos retornos de ativos selecionados Abril foi um mês de forte alta das taxas de juros nos EUA  Tabela Periódica Brasil – Retornos de Classes e Subclasses Fonte: Bloomberg. Elaboração: Monte Bravo. Data Base: 30/04/2024 IBOV: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – principal indicador de ações do Brasil Glossário Brasil Carteiras …

    Continue lendo
  • 06

    Segunda

    Mai

    06/05/2024 às 16:05

    Investimentos

    A Carta Mensal de maio já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNesta edição, nossos especialistas pontuam que a perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável. A incerteza em relação à desinflação, no entanto, atrasou os cortes nos EUA — postergando o rally destes ativos. Confira mais alguns dos principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...