Taxa Selic: entenda o que é e como isso impacta o seu dia a dia

Taxa Selic: entenda o que é e como isso impacta o seu dia a dia

21/12/2022 às 15:55

21

Quarta

Dez

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

A Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Ela é considerada uma das ferramentas da nossa política monetária, servindo para mensurar mais ou menos o dinheiro em circulação na economia. A meta para a Selic é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) a cada 45 dias. 

Selic é um termo muito comum na economia brasileira e no mercado financeiro, de maneira geral. Mas você sabe, de fato, o que é e como ela impacta sua vida? Chegou a hora de estar bem informado sobre esse assunto.

Se o país está em um momento de expansão da economia, a política monetária segue uma linha expansionista, o que significa que a Taxa Selic será menor, para que o crédito às pessoas fique mais barato. Dessa forma, a circulação do dinheiro é maior, já que o incentivo ao crédito aumenta o poder de consumo das famílias, fazendo a economia rodar. 

E se o cenário fosse o contrário? Nesse caso a política do Copom passa a ser contracionista. Ou seja, com o aumento da Selic, o crédito fica mais caro, reduzindo o consumo e, consequentemente, elevando a inflação. 

Você sabe como a Selic impacta os seus investimentos?

Como é a Taxa Básica de Juros do país, ela tem influência em todos os títulos atrelados aos juros. Se ela cai, sua rentabilidade cai também. Se ela sobe, sua rentabilidade também sobe. 

E qual a relação da Selic com a poupança?  

Em 2012, foi criada uma regra que muda a rentabilidade da poupança de acordo com a taxa Selic. Quando está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR (Taxa Referencial). Porém, quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR. O cenário atual, como a taxa Selic está em 13,75% a.a. a regra é 0,5% + TR.

Além de impactar os investimentos, ela influencia todos os tipos de financiamentos. Quando cai, as taxas de empréstimos tendem a diminuir. Porém isso não acontece de imediato, já que os custos de inadimplência dos bancos entram nessa conta também. 

Entender o movimento da Selic é compreender de forma simples o que está acontecendo na nossa economia. Assim, você saberá se o Brasil está com a economia aquecida ou se está querendo estimular a mesma. 

Quer investir com a melhor experiência de assessoria do mercado? Conte com um assessor de investimentos Monte Bravo e mantenha-se bem informado sobre cada detalhe dos seus investimentos.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...