17/06/2020 às 15:55

17

Quarta

Jun

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a Selic, certo? Mas você sabe de fato o que é e como ela impacta sua vida? Chegou a hora de estar bem informado sobre esse assunto.

A Selic é a taxa básica de juros do país. A meta para a Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) a cada 40 dias. Ela é considerada uma das ferramentas para nossa política monetária, servindo para mensurar mais ou menos o dinheiro em circulação na nossa economia. 

Se estamos em um momento em que queremos expandir a economia, a política monetária será expansionista, ou seja, a Selic terá sua taxa diminuída para que o crédito às pessoas fique mais barato. Assim, teremos mais dinheiro circulando, já que terá um incentivo ao crédito e, por isso, aumentando o consumo das famílias, fazendo a economia girar.

Vamos pensar agora no inverso. Caso a política monetária seja contracionista, ou seja, com políticas para diminuir o dinheiro em circulação, a Selic terá sua taxa aumentada pelo COPOM. Com isso, o crédito ficará mais caro, diminuindo assim o consumo e a inflação. 

E como a Selic impacta os meus investimentos?

Como ela é a taxa básica de juros do país, ela tem influência em todos os títulos atrelados aos juros. Se ela cai, sua rentabilidade cai também. Se ela sobe, sua rentabilidade também sobe. 

E qual a relação da Selic com a poupança?  

Em 2012, foi criada uma regra que muda a rentabilidade da poupança de acordo com a taxa Selic. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR (Taxa Referencial). Porém, quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR. E este é o nosso cenário atual! 

E além de impactar os investimentos, ela influencia todos os tipos de financiamentos. Quando ela cai, as taxas de empréstimos tendem a diminuir. Porém isso não acontece de imediato já que o custo de inadimplência do banco entra nessa conta também. 

Entender o movimento da Selic é compreender de forma simples o que está acontecendo na nossa economia. Entendendo este conceito, você saberá se o Brasil está com a economia aquecida ou se está querendo estimular a mesma. 

Ficou com alguma dúvida? Conte com um assessor de investimentos da Monte Bravo para compreender cada detalhe dos seus investimentos.

Clique e fale com um assessor por WhatsApp:

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 17

    Sexta

    Jun

    17/06/2022 às 15:00

    Economia

    Fed e Copom: como os aumentos dos juros impactam os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilheO Federal Reserve, dos Estados Unidos, e o Comitê de Política Monetária brasileiro, o Copom, anunciaram as decisões de elevar juros na última Super Quarta, dia 15. O Fed realizou aumento de 0,75 ponto percentual, para uma faixa de 1,5% a 1,75%. Este foi o primeiro e o maior aumento dessa magnitude desde 1994. Já […]

    Continue lendo
  • 30

    Segunda

    Mai

    30/05/2022 às 11:39

    Economia

    Come-Cotas: O que é e como funciona?

    Compartilhe

    CompartilhePouco apreciado por investidores e gestores, o come-cotas é um assunto bastante discutido no mercado nesta época do ano. Ele nada mais é do que uma antecipação do Imposto de Renda de quem investe em alguns fundos de investimentos específicos – especialmente os abertos. Sua incidência ocorre no último dia útil de maio e novembro, […]

    Continue lendo
  • 25

    Quarta

    Mai

    Como funcionam os ciclos econômicos no Brasil e como impactam investimentos? Entenda.

    25/05/2022 às 10:04

    Economia

    Como funcionam os ciclos econômicos?

    Compartilhe

    CompartilheOs ciclos econômicos são um dos assuntos mais importantes para o investidor. Isto porque eles são responsáveis por boa parte do direcionamento de fluxo de capitais, seja no Brasil ou em qualquer outro país. De forma resumida, compreender como funcionam os ciclos econômicos ajuda a entender para onde vai o dinheiro e como você pode […]

    Continue lendo
Invista com a gente

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

Fechar

Loading...

Fechar

1