Você já deve ter ouvido falar muito sobre a Selic, certo? Mas você sabe de fato o que é e como ela impacta sua vida? Chegou a hora de estar bem informado sobre esse assunto.
A Selic é a taxa básica de juros do país. A meta para a Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) a cada 40 dias. Ela é considerada uma das ferramentas para nossa política monetária, servindo para mensurar mais ou menos o dinheiro em circulação na nossa economia.
Se estamos em um momento em que queremos expandir a economia, a política monetária será expansionista, ou seja, a Selic terá sua taxa diminuída para que o crédito às pessoas fique mais barato. Assim, teremos mais dinheiro circulando, já que terá um incentivo ao crédito e, por isso, aumentando o consumo das famílias, fazendo a economia girar.
Vamos pensar agora no inverso. Caso a política monetária seja contracionista, ou seja, com políticas para diminuir o dinheiro em circulação, a Selic terá sua taxa aumentada pelo COPOM. Com isso, o crédito ficará mais caro, diminuindo assim o consumo e a inflação.
E como a Selic impacta os meus investimentos?
Como ela é a taxa básica de juros do país, ela tem influência em todos os títulos atrelados aos juros. Se ela cai, sua rentabilidade cai também. Se ela sobe, sua rentabilidade também sobe.
E qual a relação da Selic com a poupança?
Em 2012, foi criada uma regra que muda a rentabilidade da poupança de acordo com a taxa Selic. Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da poupança é de 6,17% ao ano (0,5% ao mês) mais TR (Taxa Referencial). Porém, quando a Selic é igual ou menor que 8,5%, a poupança passa a render 70% da Selic mais TR. E este é o nosso cenário atual!
E além de impactar os investimentos, ela influencia todos os tipos de financiamentos. Quando ela cai, as taxas de empréstimos tendem a diminuir. Porém isso não acontece de imediato já que o custo de inadimplência do banco entra nessa conta também.
Entender o movimento da Selic é compreender de forma simples o que está acontecendo na nossa economia. Entendendo este conceito, você saberá se o Brasil está com a economia aquecida ou se está querendo estimular a mesma.
Ficou com alguma dúvida? Conte com um assessor de investimentos da Monte Bravo para compreender cada detalhe dos seus investimentos.
Clique e fale com um assessor por WhatsApp:
*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.