Como a queda da Taxa Selic influencia os seus juros reais | Marina Seixas

Como a queda da Taxa Selic influencia os seus juros reais

05/08/2020 às 17:59

05

Quarta

Ago

3 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Entramos em mais uma semana de manutenção do ciclo de quedas na taxa Selic. Mas você sabe como seus juros reais são impactados com essa redução? Primeiro vamos entender o que são os seguintes conceitos: a taxa nominal e a taxa de inflação.

Você provavelmente já se deparou com a taxa nominal e não se deu conta disso. A taxa nominal é a taxa contratada ou declarada pela instituição que oferece o ativo. É aquela que você vê escrita junto ao seu investimento, mas muitas vezes passa batida. 

Vamos imaginar o seguinte: 

Ao investir no Tesouro Selic, que é um título público pós-fixado e indexado à taxa Selic, qual seria a taxa nominal? Então… Sabendo que o seu investimento irá render 100% da Taxa Selic, sendo ela hoje, 2% ao ano, a taxa nominal anual serão os próprios 2%. 

Ou se você investir em um CDB com rentabilidade de 100% do CDI, sua taxa nominal seria, hoje, 1,90% ao ano.

Entendida a taxa nominal, vamos à taxa de inflação:

O IPCA, que é o índice oficial da inflação, é calculado todos os meses pelo IBGE. E como todo bom índice, ele calcula algo. O IPCA mede a variação de preço de determinados bens e serviços que são significativos para a população, como alimentação, bebidas, transportes, despesas pessoais, entre outros itens.

Ele analisa, mês a mês, o preço desses itens para saber se os mesmos aumentaram, se mantiveram os mesmos. E caso os preços aumentem, mesmo que pouco, podemos dizer que o nosso poder de compra diminuiu. 

Calma, vamos entender melhor! 

Você concorda comigo que se a taxa média de inflação sobe, será necessário fazer um esforço maior para adquirir os mesmos produtos consumidos no dia a dia? Ela provoca a desvalorização do dinheiro no decorrer do tempo. Por exemplo: se a inflação for de 4% ao ano, a compra que você fazia no supermercado que era de R$ 100,00 em um ano, passará a ser de R$ 104,00 no ano seguinte. É desta forma que a inflação afeta sua vida.

Entendida a taxa nominal e a inflação, vamos aos juros reais.

Você acredita que, investindo no Tesouro Selic, por exemplo, a sua rentabilidade será 100% da Taxa Selic e alguns descontos referentes ao Imposto de Renda e eventuais taxas. 

Aí entram os juros reais. Lembra que a inflação afeta a sua vida e, também, pode diminuir o seu poder de compra ao longo do tempo?

Pois é, a taxa de juros real representa o rendimento dos seus investimentos na prática. 

Ela leva em conta a inflação no seu cálculo. Porque, digamos, se a inflação ao longo do ano te faz perder poder de compra, de alguma forma ela vai afetar o rendimento dos seus investimentos. Esse cálculo pode não parecer, mas ele é muito simples.

Taxa Real = (1+Taxa Nominal)  _ 1 / (1+Inflação)

Você entende que existe um rendimento em um período e uma inflação no mesmo período que influenciou o valor do seu dinheiro e seu respectivo poder de compra, certo?

Vamos a um exemplo prático:

Rentabilidade do Investimento:

– TESOURO SELIC 2% ao ano
– TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA.

  • Expectativa de Inflação do período 1,60% ao ano (Fonte: Boletim FOCUS divulgado no dia 3/08/2020, que informa a expectativa do mercado em relação a alguns indicadores da economia como o IPCA, o PIB, o câmbio e a taxa Selic). 
  • JUROS REAL = (1+0,02)  _1 = (1,02) _1 = 1,0039 – 1 = (1+0,016) / (1,016)
  • = 0,0039 x 100 = 0,39% a.a.

Portanto: como a queda da Taxa SELIC influencia em seus juros reais?

Cada vez que a taxa Selic se aproximar ainda mais da taxa de inflação, menor será a diferença entre elas, o que significa, menor rentabilidade para os investimentos relacionados à Renda Fixa, que são, em sua maioria, indexados à taxa Selic, ao IPCA e ao CDI. Seus juros reais então, renderão menos de 0,50% ao ano.

Ficou claro? Espero que eu tenha feito a sua dúvida sumir. Me siga no Instagram (@marinaseixas) para aprender ainda mais sobre finanças e investimentos. Toda semana, também, estarei aqui no site de Conteúdos da Monte Bravo com mais artigos informativos.

Marina Seixas
Finanças e investimentos

*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Artigos Relacionados

  • 06

    Quarta

    Mar

    06/03/2024 às 17:34

    Economia

    MONTE BRAVO ANALISA – Por Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo

    Compartilhe

    Compartilhe🇧🇷 O PIB do 4° trimestre de 2023 teve desempenho em linha com nossa expectativa, mas abaixo do consenso do mercado: – PIB ficou estável na margem no 4° trimestre, ficando em linha com nossa expectativa e abaixo da mediana do mercado (+0,1%). Em termos anuais, o PIB cresceu 2,1%. – A economia encerrou com …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:46

    Economia

    Copom reduz taxa Selic para 11,25% a.a.

    Compartilhe

    CompartilheConforme sinalizado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa Selic em 50 p.b. trazendo a taxa Selic para 11,25% ao ano. No Comunicado, o COPOM justificou a decisão, da seguinte forma:  Ambiente externo segue volátil, e marcado pelo debate sobre o início do corte de juros nas principais economias –  em …

    Continue lendo
  • 31

    Quarta

    Jan

    31/01/2024 às 19:12

    Economia

    Monte Bravo Analisa | Federal Open Market Committee (FOMC) 31.01.2024

    Compartilhe

    CompartilheFed mantém os juros em 5,50%, mas não sanciona corte em março  Conforme antecipado, o FOMC manteve a taxa de Fed Funds (taxa base dos EUA) em 5,50% a.a. e retirou a referência com relação à alta de juros nas próximas reuniões.  As principais alterações no comunicado foram o reconhecimento que os riscos de alcançar …

    Continue lendo

Fechar

Loading...