O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

17/09/2021 às 12:00

17

Sexta

Set

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

Se você conversar com uma pessoa nascida na década de 1960, talvez ela diga que sempre conviveu com instabilidades no Brasil. O mesmo padrão pode ser encontrado quando o bate-papo acontece com algum empresário e o tema são as crises econômicas. Com exceção de alguns períodos, de fato, o brasileiro já se acostumou a lidar com as incertezas. Para quem investe, o cenário não é diferente e o tensionamento entre os poderes vistos após o 7 de setembro pode nos trazer algumas lições. 

A primeira delas é não se preocupar tanto com movimentações políticas e oscilações de curto prazo. Ainda que elas possam afetar as carteiras de forma significativa, ter uma estratégia eficiente e diversificada ajuda a preservar o seu patrimônio em momentos de estresse.  

Quando estes ocorrem, é preciso, no caso de quem investe em empresas, olhar para fundamentos e modelos de negócios que sejam resilientes. O ano de 2020 já nos deu uma bela experiência de como isto é importante. 

Por outro lado, vale repetir o velho clichê de que crises geram oportunidades. A queda do Ibovespa fez com que os preços de diversos ativos despencassem, abrindo espaço para novos aportes. 

Quando isto ocorre, o investidor com dinheiro em caixa consegue comprar ações e outros papéis com bons descontos. Portanto, tenha uma parte da sua carteira alocada em modalidades de baixo risco e resgate rápido para que os momentos de turbulência sejam aproveitados e gerem retornos mais expressivos no futuro. 

Na questão da diversificação, esta também deve ser olhada sob outros aspectos. Em geral, quando tocamos neste assunto, as pessoas pensam em investir somente em ativos de setores descorrelacionados, mas existem alternativas e uma delas é o exterior.  

Alocar uma parte do portfólio em ativos internacionais deve fazer parte de qualquer estratégia. Hoje, com o amadurecimento do mercado de capitais no Brasil, este processo se tornou muito mais simples e acessível para quem vive aqui. 

Atualmente, uma carteira conservadora poderia ter uma parte dos recursos alocada em Títulos do Tesouro Americano, S&P e metais. Eles podem ser acessados via fundos, BDRs, ETFs ou mesmo por meio de uma conta em corretora no exterior.

Em última análise, é praticamente impossível prever qual será a “bola da vez”, tanto para subir quanto para cair. A única forma de evitar “quebrar” no mercado e prejudicar a preservação do seu patrimônio é por meio de uma alocação inteligente, equilibrada e bem diversificada.  

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...