Venture capital abre as portas para o crescimento de startups

Venture capital abre as portas para o crescimento de startups

22/07/2021 às 17:44

22

Quinta

Jul

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Os investimentos em venture capital vêm crescendo de maneira expressiva no Brasil. Segundo a associação que representa essa modalidade de aporte, a injeção de recursos em capital de risco representou R$ 14,6 bilhões em 2020, o maior patamar na série histórica iniciada em 2017. Ao todo, mais de R$ 150 bilhões estão comprometidos com este segmento.

Na avaliação da ABVCAP, isso decorre da expansão do ecossistema de inovação no Brasil. O relatório da associação indica que mesmo em um ano repleto de turbulências, os investimentos cresceram exponencialmente, sinalizando para a consistência dos novos negócios no país.

Sim, estamos falando basicamente de novos negócios, que são o alvo dos investimentos em venture capital. Neste segmento, fundos privados e investidores individuais aportam recursos em negócios com enorme projeção de crescimento, mas que ainda têm faturamento com menor musculatura.

São os casos das startups, naturalmente, mas também de outros modelos de negócio que associam tecnologia, inovação e a revolução digital em favor de novos processos, produtos e serviços.

Por aqui, as fintechs lideram os investimentos em venture capital (23%), seguidas pelas healthtechs (11%) e pelas adtechs e martechs (10%). 

O venture capital está mais adaptado aos modelos de negócio escalável, e por isso é tão afeito às startups. Normalmente, as injeções de recursos são organizadas por meio de rodadas de investimentos – chamadas de seed (investimento semente) e series. O que vai determinar cada estágio é justamente o patamar de crescimento que a empresa já recebeu ao longo do tempo.

Para estrear neste segmento, além de contar com uma equipe de assessoria de investimentos, é preciso compor um dos três cenários:

  • Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) – Captação coletiva de recursos, semelhante a um condomínio de investimentos;
  • Companhias de participações;
  • Investidores individuais.

O investimento em venture capital é arriscado. Entretanto, empresas que começaram pequenas, chegaram a se tornar unicórnios. Quem investiu nesse pessoal obteve ganhos. Trata-se de um risco calculado que, se amparado por uma boa assessoria de investimentos, tem condições de ser revertido em bons resultados.

Artigos Relacionados

  • 26

    Sexta

    Abr

    26/04/2024 às 09:53

    Investimentos

    O Papel da Renda Fixa em Portfólios de Investimento Diversificados

    Compartilhe

    CompartilheEm um cenário de investimentos cada vez mais dinâmico, a renda fixa se destaca como um alicerce essencial na construção de portfólios diversificados e resilientes. Mais do que um porto seguro, a renda fixa oferece aos investidores a oportunidade de gerar renda passiva, proteger o capital e alcançar seus objetivos financeiros com maior previsibilidade. Ao …

    Continue lendo
  • 23

    Terça

    Abr

    23/04/2024 às 17:33

    Investimentos

    Principais Tópicos do Encontro de Primavera do FMI

    Compartilhe

    CompartilheO Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WBG) promovem duas reuniões conjuntas por ano. O encontro da primavera do Hemisfério Norte sempre é em Washington, D.C., enquanto as reuniões do outono, Reuniões Anuais do FMI e WBG, são itinerantes com dois anos consecutivos em Washington, D.C. e em outro país no terceiro ano. …

    Continue lendo
  • 16

    Terça

    Abr

    16/04/2024 às 15:45

    Investimentos

    FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios

    Compartilhe

    CompartilheA sigla significa Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios, ou seja, é uma comunhão de recursos de diversos investidores atrelada a recebíveis/direitos a receber. Se caracteriza por uma operação de crédito. Imagine por exemplo uma empresa que vende o seu produto em parcelas de 12 vezes. A empresa sabe exatamente o valor que tem a …

    Continue lendo

Fechar

Loading...