Dívida Pública: quem quiser financiar o Brasil, que financie!

Dívida Pública: quem quiser financiar o Brasil, que financie!

18/12/2020 às 14:35

18

Sexta

Dez

2 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo.

Nem nos piores sonhos alguém poderia imaginar que 2020 seria um ano tão desafiador e incerto. Tivemos que aprender a lidar com um novo vírus ao mesmo tempo em que toda a cadeia produtiva foi afetada de alguma forma. 

O desemprego disparou (fechando o ano com 14,3%) e o governo precisou injetar recursos na economia. O cenário, que começava a mostrar alguma recuperação depois da crise de 2014, se deteriorou de uma hora para a outra e criou um ambiente de preocupações.

Durante o MB Experience 2020, evento online promovido pela Monte Bravo, a contraposição de opiniões de Rogério Xavier, da SPX Capital, e de Luiz Alves Paes de Barros, sócio da gestora Alaska, sobre os rumos da economia brasileira chamou atenção.

Segundo Rogério, apesar de um cenário de expansão monetária e de crédito no mercado internacional, o Brasil passou longe de ter feito o dever de casa ou preparado as bases para um crescimento sustentável nos próximos anos.

De acordo com ele, o Brasil precisa de algumas medidas objetivas. Tanto o poder executivo quanto o legislativo não têm senso de urgência em relação ao encaminhamento fiscal, completou.

De uma forma geral, Rogério se mostrou um tanto pessimista, porém sensata, em relação aos próximos anos, mesmo com a demanda internacional em alta. E reforçou esta ideia em uma fala um tanto polêmica

Se não houver o ajuste, a dívida vai explodir. Quem quiser financiar o Brasil, que financie. Eu não vou”.

Por outro lado, Luiz Alves comparou o atual cenário com o vivido na crise de 2014 e ressaltou que, apesar da lentidão, temos um governo diferente do que havia lá atrás e que as reformas serão realizadas. Otimismo de sobra para uma realidade diferente da mostrada até então.

O economista destacou que os setores da indústria, mineração e agricultura, que hoje ainda representam um percentual pequeno do PIB, vão ajudar o país na retomada.

De acordo com ele, o Brasil exporta dezenas de produtos que o mundo inteiro precisa, os chamados commodities, e está muito claro que a máquina pública será reduzida. Além disso, ele disse que acredita que se o mundo andar, o nosso país andará muito mais.

Contudo, fez uma ressalva: é uma aposta boa, mas envolve riscos!

Em um duelo de gigantes, é difícil dizer quem está certo ou não. Diante de um cenário de incertezas, no entanto, é preciso que o investidor se mantenha informado e atento ao mercado.

Além disso, diversificação é a regra do momento. Pode parecer clichê, mas alocar o seu dinheiro de forma inteligente e equilibrada fará toda a diferença no futuro!

Lembre-se: 

Contar com uma assessoria de investimentos de respeito e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, com uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo como uma parceira financeira. Conheça agora:

Artigos Relacionados

  • 11

    Quarta

    Mai

    11/05/2022 às 14:01

    Economia

    Web 3.0: o que é e como impacta os investimentos?

    Compartilhe

    CompartilhePor Helbert Costa, responsável pela área de inovação da Monte Bravo Investimentos Não é lá novidade que o mundo tem passado por um processo de transformação acelerado, sobretudo, no que diz respeito à tecnologia. Há dez anos ou 15 anos não ouvíamos os termos criptoativos e metaverso no Brasil, comuns no dia a dia de …

    Continue lendo
  • 10

    Quinta

    Mar

    10/03/2022 às 13:57

    Economia

    A Rússia pode quebrar financeiramente?

    Compartilhe

    CompartilheDepois das sanções impostas à Rússia, com a incapacitação de envio de recursos através do sistema SWIFT, serviço de padronização de mensagens e informações financeiras, muitas dúvidas surgiram quanto a estabilidade econômica do país: será que a Rússia pode quebrar financeiramente? Um dos pontos mais discutidos do momento é sobre as reservas russas e se …

    Continue lendo
  • 23

    Quarta

    Fev

    23/02/2022 às 15:32

    MB Sócios

    O que é uma Holding Familiar? Saiba se está na hora de criar a sua

    Compartilhe

    CompartilhePor Marina Gonçalves, advogada e responsável pela área de Wealth Planning na Monte Bravo  O planejamento patrimonial é fundamental para preservar, organizar e perpetuar o legado familiar. Com a devida execução, ele possibilita maior eficácia na governança, harmonia entre os membros da família, além de evitar litígios na disposição e partilha de bens, e ainda …

    Continue lendo

Fechar

Loading...