Sala de Imprensa
21/02/2024 • 4 mins de leitura
Cenário econômico e política fiscal no Suno Notícias
Cenário econômico: com a aprovação pelo Congresso, a execução do…
O aumento da volatilidade nos mercados financeiros reacendeu a preocupação dos investidores com a proteção do patrimônio, após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifas de 100% sobre produtos chineses — medida prevista para entrar em vigor em 1º de novembro.
A decisão renovou a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo e resultou em perdas de até US$ 2 trilhões em valor de mercado nas bolsas americanas.
Para proteger o patrimônio diante da volatilidade global, Fernanda Rocha, analista e assessora de investimentos da Monte Bravo, recomenda diversificação da carteira, exposição a ativos reais e manutenção de liquidez.
“Não tem muita mágica. A gente costuma dizer que, no mercado financeiro, o almoço grátis é a diversificação”, afirmou em entrevista ao Times Brasil | Licenciado Exclusivo CNBC.
Segundo a analista, ativos como ouro e metais tendem a se valorizar em períodos de inflação, enquanto fundos cambiais e aplicações em moedas fortes ajudam a reduzir riscos.
“Quando um país entra em um espiral negativo, no qual uma moeda mais forte se torna escassa, poder resgatar essa moeda em outro país traz segurança e musculatura para a carteira”, explicou.
Fernanda também alertou para os custos da troca frequente de investimentos.
“Toda vez que você troca de carro, acaba deixando um pouquinho na mesa. Com os investimentos, é a mesma coisa — alguma taxa vai ficar no meio do caminho. Se o investidor mantiver o posicionamento, o resultado tende a ser mais benéfico no longo prazo”, avaliou.
A especialista reforçou ainda a importância de manter liquidez para aproveitar oportunidades que surgem em momentos de estresse do mercado.
“Manter liquidez é fundamental para aproveitar as assimetrias, quando os preços ficam muito atrativos”, observou.
Sobre o mercado doméstico, Fernanda Rocha destacou que a alta recente do Ibovespa foi impulsionada principalmente pela entrada de investidores estrangeiros. Ela comentou também o aporte de capital autorizado pelo Banco Central ao Banco Master, avaliando que a medida fortalece a instituição e contribui para a estabilidade do sistema financeiro.
“Se uma instituição entra em insolvência, isso pode gerar uma crise de crédito e exigir uma atuação mais forte do FGC. É positivo ver o mercado encontrando mecanismos para evitar esse tipo de cenário — uma ótima notícia no dia de hoje”, concluiu.
Ainda na entrevista, a especialista destacou que a volatilidade nos mercados americanos reflete a interdependência entre Estados Unidos e China.
“Eles vivem uma simbiose. Um necessita do outro e se fazem mal um para o outro”, disse, referindo-se à capacidade da China de replicar tecnologia rapidamente e à sua posição como grande detentora de dívida americana.
Fernanda também observou que conflitos internacionais, como o entre Ucrânia e Rússia, contribuem para a instabilidade global e reforçam a importância de estratégias defensivas, incluindo diversificação, hedge em moedas fortes e exposição a ativos reais.
Para ela, a proteção da carteira diante da volatilidade internacional depende de manter liquidez e de uma estrutura de investimentos capaz de resistir a oscilações bruscas nos mercados.
—
📌 ONDE ASSISTIR:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Reportagem produzida pela Times Brasil.