Risco de recessão nos EUA: como afeta o mercado? - Monte Bravo

Risco de recessão nos EUA: como afeta o mercado?

09/08/2024 às 21:32

09

Sexta

Ago

2 minutos de leitura
Compartilhar
Economia americana: entenda o que é e como afeta o mercado

Na última segunda-feira (5), o dólar sofreu uma queda acentuada no mercado internacional, reflexo da crescente apreensão com a possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos. Esse movimento foi desencadeado pelo relatório do mercado de trabalho de julho, divulgado na sexta-feira (2), que trouxe dados preocupantes para a economia americana.

O índice Dólar (DXY), que compara a moeda americana a uma cesta de moedas fortes, chegou a tocar a mínima de 102,16 pontos durante o pregão, antes de atenuar um pouco a baixa. No fim da tarde, em Nova York, o índice registrou uma desvalorização de 0,50%, fechando em 102,689 pontos. O euro subiu para US$ 1,0958, enquanto o dólar recuou para 143,68 ienes diante da moeda japonesa. A libra esterlina caiu para US$ 1,2770.

Além disso, a ferramenta FedWatch, do CME Group, indicava uma probabilidade de 84,5% de que o Federal Reserve (Fed) cortasse os juros em 50 pontos-base em setembro, com o risco de recessão pairando sobre a economia. Essa probabilidade chegou a ultrapassar os 90%. Em contrapartida, a possibilidade de um corte mais modesto, de 25 pontos-base, era de apenas 15,5%.

Mas, afinal, o que é recessão?

Uma recessão é um período de contração econômica, caracterizado por uma queda generalizada na produção de bens e serviços, aumento do desemprego e desaceleração do crescimento econômico. É como se a economia entrasse em um período de hibernação, com menos atividade e menos oportunidades.

Durante uma recessão, a economia enfrenta uma redução na produção, aumento do desemprego, queda nos gastos dos consumidores e redução nos investimentos empresariais.

O risco de recessão nos EUA é real?

Analistas ouvidos pelo E-Investidor consideram que a reação do mercado pode estar exagerada, influenciada por movimentos técnicos de desalavancagem de posições.

Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, afirmou que, apesar dos riscos aumentados, não há evidências concretas de que a economia americana esteja entrando em recessão. Ele destacou a importância de manter a calma e aguardar a evolução dos próximos dados econômicos.

“Não há evidências de que a economia dos EUA esteja entrando em recessão, embora os riscos tenham aumentado. Por isso, é importante manter a tranquilidade e aguardar a depuração deste processo, que deve ocorrer até o final do mês”, explicou o estrategista.

Como a recessão nos EUA afeta a economia brasileira?

Uma recessão nos Estados Unidos provavelmente afetaria pouco o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Isso se deve ao desempenho econômico excelente do país, impulsionado pela alta nos preços das commodities, recuperação do mercado de trabalho e um consumo resistente.

De acordo com análise de especialistas da XP, caso a recessão nos EUA fosse mais severa e influenciasse a movimentação econômica global, especialmente na China, o efeito na economia brasileira poderia ser mais significativo, porém, este não é o cenário mais provável.

O setor financeiro do Brasil, entretanto, é mais vulnerável a riscos externos. Uma recessão nos EUA poderia levar à queda dos ativos brasileiros, resultante da retirada de capital de mercados emergentes e valorização do dólar, afetando negativamente o câmbio e os ativos do Brasil.

Confira a notícia publicada na íntegra no portal de notícias: E-Investidor.

Artigos Relacionados

  • 09

    Segunda

    Dez

    09/12/2024 às 14:46

    Sala de Imprensa

    Pacote fiscal: Alexandre Mathias no Linha de Frente

    Linha de Frente – Jovem Pan News Alexandre Mathias, estrategista-chefe da Monte Bravo, participou no último dia 7 de dezembro do programa Linha de Frente, na Jovem Pan News TV para falar sobre o pacote fiscal anunciado pelo governo. O economista comentou sobre a preocupação diante do aumento da dívida brasileira nos últimos anos, “o …

    Continue lendo
  • 09

    Segunda

    Dez

    09/12/2024 às 13:45

    Sala de Imprensa

    Legado Ayrton Senna

    Como transformar riquezas em impacto duradouro A história de Ayrton Senna transcende as pistas de corrida. Além de suas conquistas no automobilismo, ele construiu um legado que se perpetua até hoje por meio do trabalho do instituto que leva o seu nome. Este é um exemplo de como famílias podem consolidar seu impacto social, preservar …

    Continue lendo
  • 09

    Segunda

    Dez

    09/12/2024 às 13:33

    Sala de Imprensa

    Nova alta dos juros é por causa da inflação

    A nova reunião do Copom para definir a taxa de juros do país começa nesta terça-feira (10) sob a expectativa de parte do mercado de uma nova alta da Selic de até 0,75%. Isso vem em meio a frustração com o pacote de ajuste fiscal apresentado pelo governo federal. Em entrevista ao Jornal da CBN, Alexandre Mathias, Estrategista-Chefe da Monte …

    Continue lendo

Fechar

Loading...