Lifestyle

Por que devemos falar sobre dinheiro com os nossos filhos?

06/01/2021

Compartilhe

Chegamos ao início de um novo ano e eu tenho certeza que um dos maiores presentes que você pode passar aos seus filhos, sobrinhos, ou qualquer criança ao seu redor, é a educação financeira

Neste artigo, vou trazer alguns pontos bem interessantes sobre esse assunto que é muito importante para os nossos pequenos.

Por que devemos falar sobre dinheiro desde cedo?

Não sei se em épocas passadas seria um tabu falar sobre dinheiro com as crianças. O que não deveria ser, até porque ele faz parte das nossas vidas, do nosso cotidiano. 

É sempre importante dizer que, embora ele não seja mais importante que a nossa saúde, a nossa família e os nossos valores, nós estudamos e trabalhamos duro com o objetivo de termos um bom emprego. Sendo assim, para depois alimentar este dinheiro para pagar nossos custos básicos, nosso lazer, nossos investimentos. 

Ou seja, dinheiro é pensar a longo prazo. Com certeza uma das coisas que a gente mais pensa na vida é sobre a nossa estabilidade financeira, aposentadoria, em ter uma velhice confortável, certo?

Eu, Marina Seixas, tenho 26 anos hoje e há uns 10 anos me lembro de muitos conselhos e conversas dos meus pais comigo. Tenho memórias do meu irmão falando sobre dinheiro, sobre economizar

E uma coisa que me chama muito a atenção quando lembro dessa época, é que meus pais nunca tiveram discursos diferentes entre eu e meu irmão, que é dois anos mais velho.

Então, pensando em muitas pessoas que já me perguntaram sobre como iniciar o assunto “dinheiro” com os filhos, eu penso que, de início, não devemos diferenciar o discurso entre filhos e filhas. 

É muito importante que meninos e meninas saibam desde novos alguns conceitos de forma idêntica.

“Não fale com seus filhos e filhas de forma diferente sobre o dinheiro.” 


Abaixo deixo alguns exemplos:

Ponto 1 |  Aprender o VALOR das coisas. Não só o preço delas.

Vamos a um exemplo: quantas horas de trabalho são necessárias para você comprar determinado brinquedo que o seu filho deseja? Ovo de páscoa, boneca no Natal, bola de futebol…

Acho muito importante as crianças obterem desde cedo um maior entendimento sobre o valor do trabalho, que está 100% ligado ao valor do dinheiro. 

Os pequenos não vão saber diferenciar um presente de R$ 10 a um outro de R$ 100, mas eles precisam saber que existiu um esforço para se adquirir aquilo – mesmo que não tenha existido ou que ele tenha sido mínimo, não importa.

Ponto 2 | Ensinar a se preparar

Neste ponto, trago a importância de pensar que podem existir um senso maior sobre  adversidades e emergências. Portanto, é necessário que as crianças, os adolescentes, entendam as razões de nos prepararmos para esses momentos. 

O porquê de pensar em poupar. O porquê de o desejo de se adquirir algo pode ser negado por conta de alguma força maior que possa vir a existir. Que tal um cofrinho desde pequeno?

Ponto 3 | Temos o cofrinho, poupamos. E agora? 

Os adolescentes já podem entender sobre como multiplicar esse dinheiro guardado para que ele não perca valor ao longo do tempo. 

Educação financeira tem que existir desde sempre, mas acho que nesse período ela se torna ainda mais importante porque com certeza o que eles aprenderão agora, levarão para o resto da vida. Saber se planejar financeiramente vai ser crucial para a organização deles.

Ponto 4 | Mostrar a importância de ajudar

Por último, mas não menos importante, acredito que desde cedo, independentemente da idade, que esse conceito deve surgir na vida dos seus filhos: a doação. 

É importante valorizar o dinheiro e todo o esforço para adquiri-lo, sim. Mas não é preciso entender a não se apegar completamente a ele. 

Aprender a ajudar ao próximo traz muito mais que satisfação na saúde mental. É um exercício de empatia, entendimento de classes sociais, visão de mundo. Afinal, trazer amor também é uma forma de valorizar o dinheiro como um todo.

Lembre-se:

Tenho certeza que todos esses pontos vão contribuir para os bons hábitos dos seus filhos e, sem dúvidas, transmitir valores é o maior presente que vocês, pais, podem dar a eles. Desejo a todos um feliz e próspero 2021.

Contar com uma assessoria de investimentos de respeito e pronta para montar uma carteira funcional de acordo com o seu perfil é essencial para o sucesso de seu patrimônio. 

Por isso, conte com a Monte Bravo, principal empresa credenciada à XP Investimentos, com uma equipe de assessores especialistas em diversos produtos disponíveis no mercado. Faz a diferença ter a Monte Bravo como uma parceira financeira. Conheça agora


Invista com a melhor assessoria de investimentos do Brasil

Entre em contato com a Monte Bravo Investimentos e abra sua conta!


*Este artigo foi escrito por Marina Seixas, produtora de conteúdos da Monte Bravo.

Compartilhe

Quer saber como investir melhor o seu patrimônio?

Invista para potencializar as suas conquistas.

Leia também

  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Sócios

    O que a tensão entre os três poderes pode ensinar ao investidor?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. Se você conversar com uma pessoa nascida na década de 1960, talvez ela diga que sempre conviveu com instabilidades no Brasil. O mesmo padrão pode ser encontrado quando o bate-papo acontece com algum empresário e o tema são as crises econômicas. Com exceção de alguns períodos, de fato, […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 17

    sexta

    set

    17/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #17 | Elevação do IOF para o custeamento do Auxílio Brasil: O que muda?

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 16

    quinta

    set

    16/09/2021

    MB Sócios

    A diferença entre ser líder e chefe

    Por Filipe Portella, sócio-fundador da Monte Bravo. A primeira vez em que me vi responsável por uma equipe, pensei sobre quem eu queria ser para cada um deles. E essa reflexão me acompanha até hoje. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que ser chefe, criar distanciamento, centralizar decisões e conquistar autoridade pelo poder, é […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Sócios

    IPOs: entrar ou não entrar?

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O título pode até parecer um pouco ousado, mas a verdade é que a resposta para esta pergunta varia caso a caso. Não existe uma regra universal proibindo o investidor de entrar em uma oferta pública inicial, mas alguns pontos precisam ser analisados na tomada de decisão. Durante […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 10

    sexta

    set

    10/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #16 | As oscilações do mercado após sete de setembro e a preocupação com a economia americana

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 09

    quinta

    set

    09/09/2021

    MB News

    Entenda como as famílias de alta renda cuidam de seus patrimônios

    Leia o nosso artigo na revista ONNE Digital. Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Sócios

    Três questões no mundo para ficarmos atentos, segundo Hillary Clinton

    Por Rebeca Nevares, Sócia da Monte Bravo. O mundo se tornou complexo de ser compreendido nos dias de hoje. A velocidade com que as informações são disseminadas e decisões são tomadas exige dedicação, seja de um profissional de qualquer área ou do investidor. Com exceção de alguns cientistas, arrisco dizer que poucos apostavam que teríamos […]

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 03

    sexta

    set

    03/09/2021

    MB Weekend

    MB Weekend #15 | Semana de volatilidade e os impactos nos investimentos

    Compartilhe

    Compartilhe

    Continue lendo
  • 02

    quinta

    set

    02/09/2021

    Economia

    Racionamento de energia elétrica e apagão no Brasil?

    A crise energética que o Brasil está vivendo é um dos destaques do noticiário nas últimas semanas. Especialistas alertam para reajustes na conta de luz. Outros chamam a atenção para algo ainda mais preocupante: Racionamento de energia e apagão. Na última quarta-feira (01.09), o vice-presidente Hamilton Mourão confirmou a possibilidade de maior controle sobre o […]

    Compartilhe

    Continue lendo

R. Min. Jesuíno Cardoso, 454 - 9° andar Vila Nova Conceição, São Paulo-SP, 04544-051, Fone (11) 3018-0960

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que utilizamos para melhorar sua experiência.

1