Saiba mais o que é liquidez - Monte Bravo

Saiba mais o que é liquidez

10/06/2020 às 14:58

10

Quarta

Jun

4 minutos de leitura
Compartilhar
Compartilhe

Se você está entrando no mercado de investimentos, já deve ter ouvido bastante essa palavra. Conhecer o conceito de liquidez é tão ou mais importante que saber o conceito de rentabilidade.

No dicionário, o conceito é descrito como grau de negociabilidade de um título, uma ação ou um bem e sua possibilidade de conversão em dinheiro vivo a qualquer momento. 

Na prática, a liquidez é a capacidade que a aplicação tem de ser convertida em dinheiro. Quanto mais rápido for o processo de resgate do investimento, maior sua liquidez. Isso significa que quanto mais rápido for possível converter o ativo em dinheiro, mais líquido ele é. O que mede a liquidez de um investimento é o quão rápido é feita a conversão sem perda significativa de valor. 

O poder de acessar o dinheiro com facilidade é o que faz a diferença quando se trata de liquidez. E esse ponto é crucial. Afinal, não adianta você ter um investimento com um alto rendimento se você não consegue resgatá-lo. 

Em linhas gerais, quanto mais alto for o rendimento, menos liquidez ele tem. Isso torna importante diversificar sua carteira de investimentos, para que você tenha liquidez para curto, médio e longo prazo. 

Um investimento com menor liquidez é mais difícil de ser convertido em dinheiro, seja pela falta de compradores, seja pelo tempo necessário de liquidação. 

Importância da liquidez

Agora que já sabemos que liquidez é a possibilidade e facilidade de se resgatar o valor investido, vamos entender porque é importante conhecer o conceito na hora de investir. 

Um rendimento com uma boa liquidez é indicado para investidores que não conseguem deixar o dinheiro parado por muito tempo.

Um bom exemplo é o Tesouro Selic, um título público que acompanha a taxa de juros e pode ser resgatado no dia útil seguinte ao pedido (D+1). Ou seja, no dia seguinte ao pedido do resgate o dinheiro estará em sua conta. 

Como exemplo de investimento de baixa liquidez, podemos citar um imóvel. É preciso um longo período para que você consiga vendê-lo e para que tenha acesso ao dinheiro. 

Por isso, antes de investir em qualquer ativo é preciso que você tenha em mente quais são suas necessidades e se você prefere maior liquidez ou maior rentabilidade.

Liquidez X Rentabilidade 

Agora que você já sabe o que é liquidez, precisa aprender um outro conceito importante para os investimentos: rentabilidade. Muitas pessoas confundem os dois conceitos, mas um não está necessariamente ligado ao outro. Um investimento de alta rentabilidade pode ter baixa liquidez.

Enquanto liquidez é a capacidade do ativo ser transformado em dinheiro, a rentabilidade é o percentual de remuneração que será recebido.

Geralmente, os investimentos que possuem maior rentabilidade têm menos liquidez, sendo necessário investir em longo prazo para ter maior rentabilidade.

Por isso, ao investir, é necessário ter uma boa estratégia para verificar o que você quer priorizar: maior liquidez ou maior rentabilidade.

Se o seu objetivo é ter uma reserva de emergência, ou se você não sabe quando vai precisar do dinheiro, seu foco deve ser a liquidez. Caso você precise desse dinheiro em um curto prazo, você deve ter o resgate facilitado como objetivo.

Se você precisar resgatar investimentos, mas só tiver os com pouca liquidez, você terá que recorrer a empréstimos e terá de pagar juros. 

Mas, se você já tem uma reserva e quer investir pensando em longo prazo, deve procurar por investimentos com maior rentabilidade e menor liquidez.

E os riscos?

Se você aplica o dinheiro em um bem ou investimento e precisa resgatá-lo por um imprevisto, pode não conseguir fazê-lo dentro do prazo necessário, dependendo do tipo de investimento. Esse risco é chamado de risco de liquidez.

Por isso, planejamento é fundamental para minimizar esses riscos. Diversificar os tipos de investimentos também ajuda a diminuir riscos. Assim, você já sabe que terá à disposição ativos com diferentes tipos de prazos de resgate.

Liquidez nos investimentos

O que torna um investimento líquido são as regras para saque: aquele que permite saque a qualquer momento, sem grandes penalidades é um investimento com liquidez. 

Alguns pontos podem ser avaliados para verificar se um investimento tem maior ou menor liquidez: 

Carência

É um período pré-estipulado quando o saque não é permitido. 

Vencimento

É o tempo que o ativo precisa ficar aplicado para ter o rendimento prometido no ato da compra.

Prazo de resgate

É o período entre o pedido de resgate e o recebimento do dinheiro. Quanto maior forem os prazos, menor a liquidez do investimento. Mas lembre-se: investimentos com menor liquidez costumam ter maiores rendimentos. Portanto, é sempre importante ter em mente qual seu objetivo: poder resgatar a curto prazo ou ter maior rendimento. 

Este é um fator importante tanto para quem investe em renda fixa, quanto em renda variável. 

Renda fixa 

A aplicação de maior liquidez na renda fixa é a poupança, mas ela está longe de ter uma rentabilidade adequada, portanto, você deve fugir dela.

Quem está construindo uma reserva de emergência, uma boa alternativa de renda fixa é o Tesouro Selic. Esse investimento possibilita resgatar o dinheiro antes do vencimento sem descontos. Basta pedir o resgate e o dinheiro estará na sua conta em 1 dia útil. 

Alguns CDBs oferecem alternativas com liquidez diária. Porém, não são todos que oferecem essa opção, então é preciso pesquisar e estar atento. 

Outra alternativa a avaliar são os fundos de renda fixa, mas também não são todos os ativos que possuem liquidez diária. Fique atento à política do fundo para não ter surpresas. Avalie também as taxas abusivas, principalmente nos fundos DI, que podem corroer a sua rentabilidade.

Renda variável 

Investimentos em renda variável acabam tendo menor liquidez. Ações na bolsa de valores contém um pouco de tudo. Ações de grandes e conceituadas empresas que compõem o Ibovespa são mais líquidas, pois há mais procura por elas. Portanto, se você quiser vendê-las, terá facilidade para pedir o resgate, mas o potencial de retorno não é tão alto. 

Nas pequenas empresas, conhecidas como microcaps ou small caps, a liquidez é baixa porque não há grande procura pelas ações, o que torna as ações mais difíceis de vender, se necessário. 

Fundos de investimento 

Para descobrir a liquidez de fundos de investimentos, é necessário pesquisar sobre os prazos de cotização e liquidação dos fundos. 

Esteja atento: prazo de cotização é o tempo necessário para transformar as suas cotas em dinheiro. Prazo de liquidação é o prazo para transformar as cotas em dinheiro e a disponibilização do dinheiro na sua conta corrente.

Ainda em dúvida em como investir? Conte com nossa equipe, que irá entender suas necessidades e cuidar de seus investimentos da melhor forma!

Artigos Relacionados

  • 16

    Quinta

    Mai

    16/05/2024 às 10:47

    Investimentos

    Desvendando os Juros Compostos: Estratégias para Multiplicar seus Investimentos

    Compartilhe

    CompartilheVocê já deve ter ouvido falar sobre os juros compostos, mas sabe como aproveitá-los ao máximo nos seus investimentos, para multiplicar o seu patrimônio? Neste guia completo, exploraremos estratégias sólidas e práticas para ajudar você a potencializar seus ganhos e alcançar seus objetivos financeiros.  O Que São Juros Compostos e Por Que Eles Importam? Em …

    Continue lendo
  • 10

    Sexta

    Mai

    10/05/2024 às 16:21

    Investimentos

    Tabela Periódica | Monte Bravo

    Compartilhe

    CompartilheHistóricos dos retornos de ativos selecionados Abril foi um mês de forte alta das taxas de juros nos EUA  Tabela Periódica Brasil – Retornos de Classes e Subclasses Fonte: Bloomberg. Elaboração: Monte Bravo. Data Base: 30/04/2024 IBOV: Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – principal indicador de ações do Brasil Glossário Brasil Carteiras …

    Continue lendo
  • 06

    Segunda

    Mai

    06/05/2024 às 16:05

    Investimentos

    A Carta Mensal de maio já está disponível!

    Compartilhe

    CompartilheNesta edição, nossos especialistas pontuam que a perspectiva para os investimentos em ativos brasileiros em 2024 segue favorável. A incerteza em relação à desinflação, no entanto, atrasou os cortes nos EUA — postergando o rally destes ativos. Confira mais alguns dos principais temas abordados:

    Continue lendo

Fechar

Loading...